A Pate 1 de ‘Selena: The Series‘, produção original Netflix, já está disponível na plataforma e acompanha a história da estrela da música Selena Quintanilla-Perez, desde sua infância crescendo no Texas até o início de sua ascensão ao estrelato.  Antes de Selena ascender, a Rainha do Tejano era outra, Laura Canales.

A série apresenta Canales pela primeira vez através de um pôster na parede do quarto do irmão de Selena, AB, ainda quando adolescentes, quando se apresentavam em casamentos no quintal e usando latas de pêssego reaproveitadas como luzes de palco. Mas, no terceiro episódio, intitulado “And the Winner Is …”, Selena e Los Dinos estão começando a ser reconhecidos, e Selena acaba sendo indicada como Vocalista Feminina do Ano no Tejano Music Awards de 1986 em San Antonio.

Sua maior concorrente na premiação, é ninguém menos que a própria Canales, que ganhou várias vezes consecutivas antes daquele ano. Esses detalhes são reais, de fato, e Selena ganhou o prêmio aos 15 anos.

Mas as duas estrelas realmente se encontraram no banheiro antes da cerimônia de premiação?

“Selena: The Series” retrata um momento sincero em que Selena fica com a língua presa por conhecer seu ídolo enquanto ela lava as mãos. Na cena, Selena ainda agradece a Canales por “ir primeiro e tornar o caminho mais fácil para uma cantora jovem”, já que a maioria dos cantores de Tejano na época eram homens.

No entanto se tal momento aconteceu de verdade, não é sabido… Acreditamos que tal momento, seja licença poética dos roteiristas. Contudo, é verdade que Canales foi uma mentor de Selena durante os primeiros estágios de sua carreira. De acordo com o post de Canales no site encyclopedia.com , ela era conhecida por ser uma pessoa generosa, e mesmo depois que Selena se tornou sua rival, eles costumavam se apresentar juntos e sempre permaneceram fãs um do outro. A entrada também cita o jornalista musical  Joe Nick Patoski, que citou Selena dizendo que Canales “abriu o caminho para todos que vieram depois dela, incluindo eu”.

De acordo com os arquivos do jornal local da cidade natal de Selena, Canales compareceu ao funeral de Selena após sua trágica morte em 1995. 

A personagem título será vivida por Christian Serratos. O elenco também conta com Seidy Lopez, Richard Chavira, Gabriel Chavarria e Noemi Gonzalez.

A primeira parte de ‘Selena – The Series’ já está disponível na Netflix.