Série documental ‘O Caso Evandro’ chega ao Globoplay

Em 1992, o desaparecimento e a morte de um menino de seis anos, Evandro Ramos Caetano, em uma pequena cidade do litoral do Paraná, Guaratuba, chocaram o país. Não só pela brutalidade com que foi assassinado, mas pelos desdobramentos políticos e judiciários do caso, cheio de reviravoltas, algumas delas, inclusive, bem recentes. Apesar de ser um episódio conhecido do grande público, o ‘Caso Evandro’ ganhou novos rumos de investigação a partir da apuração de Ivan Mizanzuk, que construiu, a partir dessa história, a temporada de maior sucesso do podcast ‘Projeto Humanos’, disponível no Globoplay e nas outras plataformas de áudio digital. E nesta quinta-feira, o caso narrado em mais de 30 episódios e mais de 40 horas de áudio por Ivan ganha sua versão em vídeo com a estreia da série documental original Globoplay ‘O Caso Evandro’ também na plataforma, a primeira adaptação do gênero do Brasil.

 A produção, realizada pela produtora Glaz e gravada no início de 2020 sob a direção geral de Aly Muritiba, que divide a direção com Michelle Chevrand, tem roteiro assinado por Angelo Defanti, Arthur Warren, Ludmila Naves e Tainá Muhringer e contou com a participação do próprio Ivan Mizanzuk na frente e atrás das câmeras. Além de ser um dos entrevistados e contar sobre as motivações e métodos que o levaram a se aprofundar no caso, ele também colaborou com a pesquisa e a estruturação dos roteiros. Como nos grandes títulos de true crime, a série traz depoimentos de personagens-chave da história, imagens de arquivo da época e ambientação de cenas emblemáticas do caso, que ficou informalmente conhecido como “As bruxas de Guaratuba” por ter sido por muito tempo atribuído a rituais de magia.

As gravações, que foram realizadas em Guaratuba, Paraná, local onde o crime ocorreu, resultaram nos sete episódios que o público vai acompanhar de forma faseada no Globoplay a partir desta quinta, 13 (esquema de exibição detalhado abaixo). O trabalho gerou ainda um episódio extra dedicado exclusivamente ao desaparecimento de outro menino, Leandro Bossi, também ocorrido em 1992, cujo desenrolar das investigações por vezes se misturou ao caso do Evandro, o que é mencionado diversas vezes no podcast.

Ivan começou a investigar o caso em 2015, mas o material coletado e apurado só foi transformado no podcast em 2018, mesma época em que o projeto da série começou a tomar forma, a partir de uma iniciativa da produtora Mayra Lucas, da Glaz, que conhecia o trabalho. “Eu sou muito fã de podcast e minha sócia, Luiza, também. Ela acompanhava o ‘Projeto Humanos’, e, na época, me mostrou um teaser de dois minutos, anunciando que a próxima temporada seria ‘O Caso Evandro’. Fiquei pensando que aquilo daria um ótimo documentário. Entrei em contato com o Ivan, que me contou muita coisa sobre o caso, e eu tive a certeza de que realmente aquela história tinha conteúdo para um ótimo projeto audiovisual”, conta Mayra.

O podcast seguiu até 2020, com descobertas da existência de fitas, que chegaram até Ivan, e mudaram o desfecho do caso, que ficou conhecido por ter sido o julgamento mais longo da história do país. “Tentei ser o mais respeitoso possível. Infelizmente, quando um crime acontece, ele se torna uma história da sociedade. Falar de crime é lidar com a dor dos outros e abrir feridas. Tudo que produzi até hoje serve para entender local, contexto e sistema. ‘O Caso Evandro’ é um grande ensinamento sobre como é o nosso sistema criminal”, define Ivan.

Além da série e do podcast, ‘O Caso Evandro’ também ganhou uma narrativa em livro, com lançamento confirmado para junho. De autoria de Ivan Mizanzuk, a obra será publicada pela editora HarperCollins.

Os episódios serão lançados as quintas até 10 de junho no Globoplay.

LEIA MAIS SOBRE FILMES