Escolha uma Página

Zack Snyder finalmente divulgou seu tão esperando filme, a versão de Liga da Justiça que ele sempre quis mostrar. O filme ficou disponível em diversas plataformas digitais para compra a partir da última quinta-feira e um pequeno detalhe pegou muitos de surpresa. O formato da tela, que é 4:3, e entrega um “visual quadrado” pode não ter ficado muito claro, mas logo no inicio é dito que: “Esse filme é apresentado em um formato 4:3 para preservar a integridade da visão criativa de Zack Snyder”.

A mudança aconteceu porque a Liga da Justiça de Zack Snyder possui uma proporção de tela de 1.33:1, mais popularmente conhecida como a 4:3, diferente do padrão visto nos cinemas. As TVs em HD ou 4k vendidas atualmente, possuem uma proporção de tela de 1.78:1, ou seja, filmes são feitos para que se encaixem neste formato. As duas faixas horizontais que tanto vemos em filmes, acontecem provavelmente porque o filme foi filmado em 2.35:1, ou formato de “janela panorâmica”.

A Liga da Justiça de Zack Snyder é em 1.37:1, o que o torna mais adaptável para o formato de televisões antigas. Além disso, o filme segu e o mesmo formato das telas IMAX, que possuem uma proporção de tela entre 1,32 e 1,4. Snyder chegou a comentar sobre isso durante a JusticeCon, em 2020:

“Minha intenção era ter o filme, o filme inteiro, exibido em uma tela gigante IMAX com a proporção de 4:3. Heróis tendem a ser, como figuras, eles tendem a ser menos horizontais. Talvez o Superman, quando ele está voando, mas quando ele está de pé, ele é mais vertical. Tudo é composto e filmado dessa forma e muito da restauração é meio que colocar isso de volta. Colocar esses quadrados de volta… É uma estética completamente diferente. Ele possui uma qualidade que é diferente e incomum. Ninguém está fazendo isso”.

O Snyder Cut está disponível para plataformas digitais ao redor do Brasil.