Escolha uma Página

Na era em que cada pessoa é uma ilha cercada de aplicativos por todos os lados, não poderiam faltar alternativas para quem trabalha com a escrita. Seja quem atua com a escrita literária, escrita acadêmica ou até com redação freelancer na web.

É muito prático ter à disposição um app que organiza o trabalho, apresenta recursos de revisão e correção e outras funcionalidades. Isso facilita a concepção do texto e até otimiza o tempo do escritor.

Sabemos que ordenar várias ideias e palavras, as colocando no computador nem sempre é um trabalho dos mais fáceis. 

No entanto, diante das novas soluções em softwares e aplicativos, os profissionais da escrita estão aptos a aumentar a produtividade de seus trabalhos, inclusive criando publicações independentes.

E é nesse contexto, sobre soluções para melhorar e facilitar a performance, que trazemos nesse artigo algumas alternativas de aplicativos capazes de fazer a alegria de muita gente que trabalha com a arte de criar sentido com as palavras.

A ajuda da tecnologia na redação

 A redação de conteúdo é um dos pilares da era digital, especialmente quando percebemos que o conteúdo é o combustível para as empresas colocarem em prática o Inbound Marketing, que você já deve ter visto por aí sendo chamado de “Marketing de Atração”.

 E não apenas o ramo das grandes empresas depende da produção de conteúdo. Quem atua como um profissional freelancer também se beneficia desses aplicativos, especialmente redatores freelancers.

 Para ajudar na escrita e na geração de conteúdo, a tecnologia é uma importante aliada. Usar as redes sociais, ter um site (com um domínio devidamente registrado) ajuda gestores e freelancers em geral. São todas plataformas importantes para a postagem de conteúdo.

 Contudo, para todos esses canais existem alternativas para ajudar e organizar a escrita desse material? A resposta é sim! São opções de aplicativos voltados para esse segmento. Inclusive, muitos deles podem ser úteis para quem quer ser escritor se aventurando no ramo da literatura.

Conheça os melhores aplicativos para quem trabalha com escrita

 Quem atua com redação pode contar com várias vantagens ao usar aplicativos para auxiliar na produção. De uma forma geral, tais aplicativos ajudam a organizar o conteúdo produzido, apontar erros e auxiliar na revisão.

 No caso de uma produção literária, o escritor terá recursos para estruturar melhor os capítulos, sinopses e até características de locais e personagens. 

 É bastante vantajoso ter à disposição tais apps. Assim como qualquer atividade tem as suas ferramentas, o ato da escrita na era digital também não fica para trás. Sendo assim, se você é um inimigo da página em branco, conheça os melhores aplicativos para escritores.

  yWriter

 Esse é um aplicativo bastante interessante por possibilitar a organização do material por meio de cenas e capítulos. Ou seja, é bastante útil para quem atua na escrita de ficção literária.

 Além disso, ele é uma ferramenta com características intuitivas, possibilitando inclusive ordenar as ideias em diferentes seções e encontrá-las facilmente, sempre com o objetivo de otimizar o tempo de trabalho.

 O yWriter também traz ferramentas que são imprescindíveis para o trabalho em escrita, como, por exemplo, o contador de palavras, linha de tempo e espaços destinados para escrever os sumários das sinopses.

 Esse aplicativo, além de ser gratuito, também vem em mais de um idioma, se tornando uma excelente opção para escritores.

Mind Node

Você já ouviu falar em mapa mental? Caso a resposta seja não, saiba que o mapa mental consiste em uma técnica de organização de ideias. Tal organização é feita por meio de símbolos, setas e outros sinais gráficos de preferência do autor.

Ele é muito útil para quem é estudante e necessita assimilar vários conteúdos, visto que um mapa mental trabalha com associação de ideias.

Mas ele também pode auxiliar escritores a estruturar enredos, capítulos, sinopses e outros elementos de escrita. Imagine então, nesse caso, um aplicativo que auxilia na organização de um mapa mental. 

Se você procura por uma solução do tipo, saiba que esse aplicativo é o Mind Node que organiza as ideias utilizando o formato de gráficos, de forma associativa, sendo útil, por exemplo, para a elaboração de textos didáticos.

Scapple

E falando em mapas mentais, o Scapple é outro aplicativo para escritores que possui essa característica, que é proporcionar a organização de ideias de modo associativo.

Ele possibilita que o redator insira todas as ideias de forma aleatória no aplicativo, sem um padrão estabelecido. Logo em seguida poderá as conectar com exatidão.

Além do mais, o Scapple possibilita a criação e o agrupamento de anotações. Ele também viabiliza a escolha de layouts e a personalização dos mesmos. 

Outra característica bastante útil é a possibilidade de disponibilizar as notas elaboradas por colunas de acordo com os temas escolhidos. Isso facilita a identificação e a diferenciação dos textos produzidos.

É importante lembrar que é possível utilizar o Scapple por alguns dias de forma gratuita, porém a versão definitiva é paga.

ZenWriter

Se você aí está habituado aos recursos e a interface do bom e velho Word, então talvez irá gostar do ZenWriter. Ele conta com as características de formatação já conhecidas do Word, algo que o torna bastante intuitivo.

Também é importante mencionar que ele se destaca diante de outras janelas abertas na sua tela. Isso é fundamental para o escritor não se distrair diante dos outros infinitos atrativos que a internet proporciona. Só para constar: ele é um aplicativo pago. 

Scrivener

Esse é um dos aplicativos mais conhecidos e utilizados quando se trata de escrever histórias de ficção. Vários escritores – tanto os iniciantes quanto os mais experientes – utilizam essa ferramenta.

Além de servir como muleta para a narrativa literária, o Scrivener também pode ser utilizado para a criação de roteiros em geral. 

Ele é uma ferramenta paga, contudo, tem funcionalidades que valem o investimento, como, por exemplo, acrescentar imagens, destacar determinados trechos e separação da história por capítulos.

Writer Tools

É um aplicativo ideal para aqueles escritores que querem organizar também o prazo de entrega dos trabalhos e também o tempo de produção.

O Writer Tools possui um recurso que aponta quanto tempo o autor levou para redigir o seu conteúdo. Além disso, ele também possui aqueles recursos básicos, que facilitam a organização do trabalho.

Para quem trabalha como redator freelance, essa ferramenta pode ser ideal para saber como precificar os trabalhos, tendo em vista o seu tempo médio de produção. 

A tecnologia também é uma grande aliada dos escritores

O trabalho com escrita, assim como qualquer outro, é bem feito quando há disciplina e organização. 

Hoje em dia, na era digital, além de disciplina e foco, a tecnologia pode ajudar muito. A internet, por exemplo, está aí para divulgar autores literários, jornalistas, publicitários e demais profissionais que atuam na área da escrita. 

É por isso que ter um site ou blog, com um registro de domínio auxilia escritores a garantir uma presença online eficiente. Recursos como domínio e hospedagem são muito acessíveis e transmitem mais credibilidade para qualquer projeto web. 

Sobretudo, também é interessante contar com aplicativos que colaboram na parte prática e técnica do ofício. Portanto, se você é – ou pretende ser escritor – repare que opções de aplicativos não faltam para ajudar você.