FILMES | A relação entre os streamings e o Oscar!

Uma das consequências do corona vírus foi o adiamento e cancelamento de inúmeros filmes ao redor do mundo. Por consequência, mudanças precisaram ser feitas perante a Academia. Antes da pandemia, era difícil ver um filme disponibilizado apenas em streamings indicado a maior premiação do cinema. O motivo? Os 3 pré requisitos exigidos pela Academia para que uma produção esteja na lista dos indicados:

Possuir duração maior que 40 minutos;

Ter estado em cartaz durante ao menos 7 dias em 1 cinema com espectadores pagantes em Los Angeles;

Utilizar os formatos 70 mm ou 35 mm, em caso de gravação analógica. Em caso de gravação digital, 24 fps (Frames por Segundo) ou 48 fps.

Como é possível ver no segundo requisito, é preciso que o filme esteja em cartaz por ao menos 1 semana. Produções lançadas em streaming tem como primeira característica o fato de não irem para os cinemas. Até o lançamento de Roma, na Netflix, em 2018, outras produções online não ganhavam destaque. Felizmente tudo mudou.

As mudanças

A Netflix e o Prime Video da Amazon conseguiram em 2019, uma mudança marcante na história. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu que produções criadas por plataformas de streaming não seriam mais proibidas de concorrer ao Oscar. O embate encontrou diversos percalços, como a opinião de Steven Spielberg. O cineasta criticou a regra desde que Roma ganhou três Oscars, incluindo o de melhor diretor. Spielberg ainda comentou que “filmes da Netflix deveriam, no máximo, ser qualificados como filmes para TV e concorrer ao Emmy, mas não ao Oscar.”

A pandemia

O coronavírus chegou trazendo uma das maiores alterações da história do Oscar. Em um comunicado oficial, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas afirmou que filmes que estrearem apenas por streaming em 2020 poderão concorrer a uma estatueta em 2021. Como os cinemas estão fechados, os filmes não precisarão mais estar em cartaz por pelo menos 1 semana. É claro que novos requisitos foram criados por consequência:

Filmes feitos apenas para o mercado de streaming continuam impedidos de participar do Oscar. Só serão aceitos aqueles que desenvolveram um planejamento de lançamento no circuito tradicional.

A mudança certamente trouxe um impacto para dentro do mercado cinematográfico.

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