Escolha uma Página

Desde o fim de Vingadores: Ultimato, a Marvel começou a lidar com o tema do Multiverso. Os fãs dos quadrinhos finalmente tem visto toda uma conexão entre as terras da Marvel, enquanto os fãs dos cinemas ganham a oportunidade de ver em tela aquilo que sempre sonharam.

O anúncio da série What If…?, bem como o lançamento de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura tornaram ainda mais real a ideia desse novo universo onde tudo está conectado. Mas a final, o que seria esse Multiverso? Seria algo semelhante ao que acontece na DC, na junção das séries como Flash, Supergirl e Batwoman?

Isso é o que você precisa saber sobre o Multiverso.

Nos quadrinhos, o Multiverso surgiu após escolhas que mudaram o rumo e as histórias dos personagens. Essas escolhas resultaram em Universos distintos, que juntos formam um único Universo, aqui chamado de Multiverso. Em muitas dessas novas realidades, temos eventos completamente distintos acontecendo, enquanto outras quase não se diferem. Vale lembrar que: o multiverso não é a mesma coisa que dimensões diferentes! Dimensões são diferenças do espaço-tempo que existem dentro de um universo.

O conceito de Multiverso está geralmente associado a Uatu, o Vigia. Ele foi o alienígena incumbido de ficar de olho em todos os eventos que acontecem na Terra, mas sem ter qualquer influência sobre eles. Uatu ganhou mais destaque na franquia O Que Aconteria Se…?, uma trama que lida com versões alternativas do Universo Marvel. Você já deve ter lido isso em algum lugar, afinal, serão essas histórias que serão ambientadas pela série What If..?, seguindo até o mesmo título.

O conceito de Multiverso começou a ser oficialmente em 1983, na revista The Daredevils, que fazia parte do selo Marvel UK. É nessa história que o público conhece o termo Terra 616 pela primeira vez, nas páginas de uma HQ do Capitão Britânia. Essa Terra é o lugar principal onde todos os eventos do Universo Marvel acontecem e o termo foi pensado por Alan Moore.

Quais são os universos?

A Marvel criou, literalmente, milhares de universos, alguns importantes e outros completamente esquecíveis. Falar de todos seria possível, mas mencionar os principais é importante.

O Universo Ultimate (Terra-1610) é o mais conhecido pelos fãs. Ele foi criado nos anos 2000 e funciona como um ponto de partida para as HQs. Ele corresponde a uma realidade distinta e mais realista dentro do universo de super-heróis. No Ultimate temos os Supremos, grupo que viria a substituir os Vingadores e temos Miles Morales, que viria a trocar de Terra no futuro.

O Zumbis Marvel (Terra-2149), como o nome já diz, fala sobre realidade inteiramente dominada por zumbis, onde existem seres superpoderosos. A HQ de horror criada por Robert Kirkman é uma espécie de versão Marvel do universo de The Walking Dead. Assim como na série da Fox, uma doença se alastrou pela população e ninguém sabe como cura-la. Dentre as vítimas temos até mesmo heróis justos e honrados perecendo diante da doença. No trailer de What If…?, a presença de um Zumbi no vídeo indica que essa Terra será visitada no seriado.

A Amálgama (Terra-9602) corresponde a um crossover entre Marvel e DC. Esse selo de HQ corresponde a histórias protagonizadas por heróis “híbridos” das duas editoras. Na Amálgama temos alguns heróis bastante famosos, como o Super Soldado (a junção entre Capitão América e Superman) e o Garra Sombria, a junção do Wolverine com o Batman. Legal não? Embora não tenha ido muito para a frente, o Universo Amálgama ganhou até memso sua numeração nas HQs da Marvel.

O Universo Marvel 1602 (Terra-311) foi criado por Neil Gaiman e se passa no ano presente no título, explorando o período das Grandes Navegações e muito mais. Esse Universo lida com heróis vivendo no período do século XVII, com trajes próprios para a época.

É impossível falar do Multiverso sem mencionar o Universo Cinematográfico da Marvel (Terra-199999). Formado pelos filmes e séries produzidos pela Marvel Studios, esse universo é bastante conhecido pelos fãs. Mesmo que filmes como Homem-Aranha: Longe de Casa o chamem de Universo é o 616, sua numeração oficial é aquela descrita como Terra-199999. Esse Universo Cinematográfico também lida com outras produções dos cinemas, como a franquia dos X-Men (Terra-10005), as animações do Homem-Aranha e dos X-Men nos anos 90 (Terra-92131) e os filmes do Quarteto Fantástico de 2015 (Terra-TRN554).

O conceito do Multiverso nos cinemas foi realmente apresentado em Vingadores: Ultimato, através da criação de várias linhas temporais diferentes. Já sabemos que uma dessas linhas temporais será abordada em Loki, onde o personagem não foi morto por Thanos e está mais vivo do que nunca.

Mal podemos esperar para ver todo o conceito do Multiverso explorado na Marvel.