Eu sou a vingança. Eu sou a noite. Eu sou o Batman! Você certamente já ouviu essas frases pelo menos uma vez! Mas será que você conhece a história do Batman? De verdade? Porque, quando pergunto isso, não me refiro a história de sua criação como personagem, mas a sua história de vida. Você tem alguma ideia de como Bruce Wayne se transformou no Batman, ou o que o inspirou?  Não? Então vem comigo que eru vou te contar!

O Homem Morcego tem uma história complexa, que gera muitas perguntas entre os fãs, por isso eu achei que seria interessante contar um pouco sobre isso. Mas, JÁ AVISO: o que usarei como base é a cronologia de Crise nas Infinitas Terras, uma saga importante da DC, que rolou nos anos 80.

A história começa como todo mundo já sabe: quando Bruce Wayne tinha oito anos de idade e viu os pais serem assassinados na sua frente. Após esse acontecimento, ele acaba sendo criado por seu tutor, Alfred, que também é o mordomo da família. Os anos se passaram e Bruce resolve dedicar sua vida a combater o crime. Aos 14 anos, ele viajou pelo mundo, frequentando 8 universidades e, visitando o Oriente para treinar artes maciais. Nesse período, ele também aprendeu técnicas de cura, caça e infiltração. Já com 26 anos, ele retorna a Gotham, e assume a identidade de Batman.

Com a ajuda das Industrias Wayne, Bruce conseguiu desenvolver todos os aparatos para o Morcego. Entre suas invenções mais famosas, destacam-se os veículos. Uma de suas primeiras invenções foi uma asa delta, seguida de uma moto e, por ultimo, o conhecido Batmóvel. Tudo sendo guardado em sua base secreta, embaixo da Mansão Wayne.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA MELHOR O DOUTOR ESTRANHO E ALGUMAS CURIOSIDADES

A vida do nosso herói nunca foi fácil. Ele foi alvo da perseguição da policia e, isso só se amenizou com a ajuda do Comissário Gordon. Porém, vilões mais loucos e bizarros entraram em cena, como o Pinguim, o Charada, a Mulher Gato, a Hera Venenosa e, claro, o Coringa. Com o tempo, Batman deixou de ser o morcego solitário e recebeu ajuda de Dick Grayson, o primeiro Robin, além de ter como aliada Barbara Gordon, a sobrinha do comissário Gordon, que assumiu a identidade de Batgirl.

Ele também teve relacionamentos amorosos, mas um dos mais importantes  a ser citado foi o envolvimento com a mercenária Talia Head, filha de do vilão, Ra’s Al Ghul. Esse relacionamento gerou um filho, que durante algum tempo permaneceu oculto, e durante esse período, Batman nada sabia a respeito. Robin desistiu do posto e virou o Asa Noturna, nesse meio tempo Jason Todd apareceu para o Batman, que viu potencial no garoto, e o transformou no segundo Robin.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA MELHOR O VILÃO DO NOVO FILME DOS X-MEN – O APOCALYPSE!

Em um dos episódios conhecidos, Jason Todd acaba morto pelo Coringa e, sendo substituído tempos depois por Tim Drake, o terceiro Robin. Com a chegada de Bane, Gotham virou o caos, já que ele soltou todos os vilões, deixando Batman esgotado e, no final, vencendo o Morcego e o deixando sem andar (enquanto nosso Homem Morcego se recuperava, outra pessoa assumiu sua função). Ao conseguir se recuperar, Batman teve que por Gotham nos eixos. Em um dos episódios, ele é apresentado ao seu filho Damian (o filho de Talia), e o transforma no quarto Robin.

Um evento marcante para a DC  foi a chegada dos Novos 52, o que ajustou toda a cronologia, dando-nos um reboot do Batman, onde todas as histórias dele se passavam cerca de uns 6 anos antes dele começar a combater o crime. Mas, não importa como mudem ou ajeitem, o Batman sempre tem trabalho. Seja pelo Coringa, com seus planos perversos, ou por vilões e organizações secretas. Como ainda há muitas histórias à serem produzidas, muitas e muitas outras histórias problemáticas ainda devem acontecer no universo do Cavaleiro das Trevas e, quem é fã, não vai perder! Não é mesmo?

LEIA TAMBÉM:

CONHEÇA MELHOR A MULHER MARAVILHA E ALGUMAS CURIOSIDADES

SAIBA MAIS SOBRE O HOMEM FORMIGA