Esse ano temos a estreia de mais um filme da saga dos X-MenX-Men Apocalypse – data prevista para chegar aos cinemas brasileiros: 19 de maio de 2016. Como adoramos preencher vocês de conhecimento e conteúdo para assistir os filmes cheios de auto-confiança perante os amigos, óbvio que vamos te contar quem é e como se originou um dos maiores vilões do universo Marvel. O Apocalypse é um personagem da Marvel Comics, inimigo assumido dos X-Men, que se considera o mutante mais antigo que existe – seu nome original é En Sabah Nur.

En Sabah Nur nasceu na metade do século XXX A.C. no Antigo Egito, durante a Primeira Dinastia e sobrevive, até hoje, graças ao uso de uma tecnologia futurística. Seu poder é a capacidade de reorganizar sua massa corpórea na forma que quiser. Nada fácil lutar contra ele Nerds! Há milênios, Apocalypse vem cometendo os mais vis e abomináveis atos de maldade que podem, sempre, levar a uma guerra genética entre o “Homo Superior” e a Humanidade – isso só não aconteceu até hoje, devido à intervenção dos X-Men.

ORIGEM E INFÂNCIA

Durante os séculos, Apocalypse foi adorado por muitas civilizações sob muitos nomes diferentes mas, originalmente, ele é um membro do clã Akkaba. Quando criança, ele já inspirava muito medo por ser feio e malformado. Acabou sendo abandonado por sua tribo para morrer no severo sol do deserto, mas acabou encontrado por um grupo de andarilhos criminosos, conhecidos como os Sandstormers (Povo da Tempestade de Areia).

Os Sandstormers eram pessoas ruins, mas nem por isso se identificaram com a esquisitice de En Sabah Nur – eles cogitaram desde o começo se não seria melhor deixá-lo para a morte. O líder desse povo, Baal, reconheceu o poder em potencial na criança e não deixou que o matassem. Aliás, foi ele quem nomeou Apocalypse como En Sabah Nur (em árabe significa “aparição da luz”) e o apadrinhou como se fosse um verdadeiro filho. Como En Sabah Nur, ele cresceu ultrapassando os demais membros da tribo em inteligência e força, fazendo com que todos, exceto Baal, o odiassem e temessem. Mesmo sem entender direito o medo que todo mundo tinha dele, Apocalypse acabou endurecendo mais ainda seu coração com relação ao sentimento dos outros.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA MELHOR A MULHER MARAVILHA!

Apocalypse Marvel Comics

APOCALYPSE

No dia do seu ritual tribal de passagem para a idade adulta, En Sabah Nur (ainda com 17 anos apenas), matou três guerreiros armados, usando apenas suas mãos. Nesse dia, seu “pai” Baal lhe explicou que o faraó do Egito, Rama-Tut, não era nenhum deus, como a maioria acreditava na época. Alguns anos antes, a tribo o havia encontrado em uma nave acidentada. Eles o levaram para o acampamento, o alimentaram e cuidaram de seus ferimentos. Uma noite, ele acabou indo embora, levando os objetos que a tribo havia encontrado na nave. Semanas depois, conduzindo o exército egípcio e com armas de poder devastador, ele massacrou a tribo e escravizou seus sobreviventes. Embora torturados, ninguém nunca revelou a localização de sua nave do tempo.

Na realidade, Rama-Tut era um viajante do tempo, de um futuro distante. Mais tarde, ele seria conhecido como Kang, o Conquistador. Kang soube que Apocalypse havia nascido no Egito antigo e, por isso, regressou para encontrá-lo como criança para se tornar seu mestre. No dia do ritual de passagem, Baal levou Nur para uma caverna – que acabou tendo sua entrada bloqueada. Depois de uma semana vagando em busca de água e comida, eles encontraram os restos da nave do tempo dentro de uma tumba egípcia subterrânea. Baal lhe contou que profecias antigas diziam que ele era o homem responsável por derrotar Rama-Tut e que, a partir daí, ele seria um grande conquistador. Depois de um tempo, Baal morreu e Nur jurou se vingar e reivindicar seu destino.

Quatro semanas depois dos acontecimentos, En Sabah Nur retornou para a superfície e se tornou um escravo. Ele teve uma visão do deus da morte egípcio, Anúbis e ele lhe comandou que se tornasse um conquistador. Nesse momento seus poderes sobre-humanos se manifestaram pela primeira vez. No encontro com Rama-Tut, este lhe ofereceu torná-lo seu herdeiro se ele lhe jurasse lealdade. Como Nur recusou a oferta, Rama-Tut tentou matá-lo. Como não conseguiu, Rama-Tut fugiu para o futuro, onde se tornaria Kang, o Conquistador.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA A ORIGEM DO DOUTOR ESTRANHO!

Apocalypse

OUTROS TEMPOS E BATALHAS

Durante as Cruzadas, Apocalypse ativou o gene mutante oculto no guerreiro Du de Bennet Paris (Exodus), tornando-o seu criado. Depois disso, lançou-o em um transe quando ele se rebelou. Apocalypse despertou de séculos de hibernação em uma câmara subterrânea em Londres em 1859. Nesse período, foi quando conheceu Dr. Nathaniel Essex. Apocalypse ofereceu a possibilidade de transformar Essex em um ser sobre-humano, dessa forma, ele teria o tempo necessário para avançar suas pesquisas. O custo disso seria sua servidão eterna. Ao aceitar, Essex foi transformado no Sr. Sinistro.

Os Askani, um clã de rebeldes que luta contra o Apocalypse dois mil anos no futuro, transportaram Scott SummersJean Grey Summers para 1859. Lá, eles impediram os planos de En Sabah Nur de assassinar a rainha da Inglaterra e o primeiro-ministro. Em outro momento de sua existência, Apocalypse ficou temporariamente debilitado por um vírus usado pelo Sr. Sinistro. Para completar a lista de lutas e batalhas loucas, ele ainda enfrentou o conde Drácula no final do século XIX.

Apocalypse

O RETORNO

Ao retornar, um século depois, Apocalypse começou a recrutar seus Cavaleiros do Apocalypse. Ele transformou o Anjo do X-Factor no Anjo da Morte, usando suas avançadas técnicas de engenharia genética para lhe dar asas metálicas em substituição às originais que tinham sido amputadas – no combate contra os Carrascos na saga Massacre dos Mutantes. Mais tarde, Apocalypse criou mais quatro Cavaleiros, entre eles, Wolverine. Nessa saga, o corpo de En Sabah Nur foi destruído e sua alma unificada à de Scott Summers (Ciclope). Depois, com a ajuda de Cable Fênix, Ciclope consegue se libertar e, aparentemente, a essência de Apocalypse é destruída por Cable.

LEIA TAMBÉM: CALENDÁRIO MARVEL E DC PARA O CINEMA!

Apocalypse

A DERROTA

Apocalypse, de tempos em tempos, teve de transferir sua mente e poderes para outros corpos para se manter vivo. Depois de milênios ameaçando a humanidade, ele foi derrotado dois mil anos no futuro pelo jovem Nathan e seus pais adotivos (Ciclope e Fênix), auxiliados pelo clã Askani. Atualmente, Apocalypse foi morto na saga Anjo negro quando ele entrega todos os seus poderes ao Anjo e se transforma em uma criança – então, morre pela mão do grupo que criou.

Apocalypse

PODERES E HABILIDADES

Apocalypse possui uma enorme quantidade de poderes e ainda é auxiliado por uma avançada tecnologia alienígena. A totalidade de seus poderes varia muito de roteirista para roteirista e de acordo com as necessidades da história em questão. Ele pode alterar sua estrutura anatômica à vontade para mudar sua forma, tamanho e força, mas já usou também habilidades como: rajadas energéticas, invulnerabilidade, imortalidade, poderes megatômicos, velocidades incalculáveis, campos de força, habilidade de se teletransportar e muitos outros. Ele possui, também, níveis de energia infinitos pois a tecnologia dos aliens faz com que seus poderes mutantes se elevam ao máximo – ou seja, infinito.

Apocalypse é um dos seres mais inteligentes do universo e, por isso, dominou essa estranha tecnologia alienígena e a transformou em sua fonte de poder – além disso, ele tem o poder de controlar os cinco elementos da natureza, controlar as evoluções desses elementos, fundir seu corpo a qualquer material desejável, ver 360 graus, ser imune aos elementos controláveis, ter força de mover mundos inteiros e adquirir habilidades de outros mutantes.

LEIA TAMBÉM:

BRASILEIROS GOSTAM MAIS DE HQ EM PAPEL!

REBOOTS DAS SÉRIES, FILMES E HQS!

5 HQS QUE VOCÊ PRECISA LER!

POR QUE VOCÊ DEVE LER AS HQS DE THE WALKING DEAD?