MarvelDC Comics: as duas gigantes do universo dos quadrinhos se tornaram as duas gigantes do universo cinematográfico e, posso dizer, estão dando passos extremamente ousados nos últimos tempos. Sem essa de Batman, Superman, Liga da Justiça, Homem de Ferro, Hulk ou Vingadores (não que eles tenham sido abandonados) – estamos falando de vilões estrelando grandes sucessos, heróis antes usados como bengala de venda, agora, sendo apresentados para novos fãs e leitores. Tem como não amar essa fase incrível da vida de um nerd?

Claro que o Doutor Estranho, estrela desse post e do novo filme da Marvel Studios que estreia em 4 de novembro de 2016, é conhecido por muita gente, tem fãs ao redor do mundo, é objeto de desejo e coleção de muitos nerds – mas, como sempre, tem aqueles nerds que caem de paraquedas e não sabem muito bem de quem se trata. E está tudo bem em não saber, até porque, ninguém sabe de tudo nessa vida né? Por isso estou aqui, para esclarecer de uma vez por todas quem é o tal Doutor Estranho, quais são suas habilidade e, óbvio, quais são as mais incríveis curiosidades do seu mundinho!

Começando pelo começo… Quem é Stephen Strange?

Stephen Strange foi criado pelo pai, um homem ganancioso, rude e super preocupado apenas com dinheiro e sucesso. Como toda criança que tem referências ruins na infância, Stephen cresceu e se tornou um homem amargo, solitário e entregue à bebida. Seu pai já havia falecido quando ele se formou em primeiro lugar na faculdade de medicina e se tornou um neuro-cirurgião brilhante – mas completamente arrogante, sem qualquer preocupação com os problemas alheios… apenas o retorno financeiro lhe importava.

Sua carreira meteórica foi interrompida por um acidente de carro que provocou lesões em seus nervos, impedindo-o de segurar, com firmeza, um bisturi – o que o tirou do ramo das “cirurgias caras e delicadas” que costumava fazer. Nesse ponto, Stephen investiu sua fortuna em diversas tentativas de cura, com os melhores médicos do mundo mas, tudo o que conseguiu, foi ver sua conta bancária esvaziar quase que completamente. Arrogante o suficiente para não aceitar trabalhos que considerava inferiores ao que tinha, sua vida, aos pouquinhos, foi se destruindo.

De recluso, ele passou a errante e, por fim, tornou-se um bêbado indigente. Quando atingiu o fundo do poço, Stephen, o ex-famoso-cirurgião, ouviu falar de um milagreiro no Tibete, conhecido nos becos como Ancião.

Doutor Estranho Marvel Comics

E aconteceu o despertar para o mundo místico…

Mesmo sendo um homem completamente cético quanto à religiosidades e misticismos, por se sentir muito desprezado pela sociedade (e por si mesmo), Stephen se determinou a cruzar o oceano e passar pelas terras geladas do Himalaia, para encontrar o tal milagreiro Ancião. Embora completamente destruído, sua essência continuava arrogante, egoísta e super apegada à antiga vida de sucesso e destaque. Ele queria a cura, única e exclusivamente, para voltar a ter o poder que havia conquistado.

Ancião disse que não iria curá-lo, já que seus motivos eram demasiadamente egoístas, mas se ofereceu para ajudá-lo a compreender a magia – enxergando alguma decência lá no fundo de sua alma. Stephen recusou a proposta de Ancião e disse que procuraria a redenção por conta própria. Permanecendo como convidado, enquanto uma forte tormenta castigava a região, Stephen descobriu que o Barão Mordo, pupilo de Ancião, arquitetava matar seu mentor.

Dr Estranho Marvel Comics

Rapidamente então, Stephen tentou alertar o velho mago da traição de seu aluno, mas acabou sendo impedido misticamente por Mordo. Confrontar o poder de Mordo e desvendar suas intenções criminosas acabaram por levar Stephen a perceber a verdadeira natureza do mal e seu ímpeto por fazer o bem. Ele buscou, então, um meio de contornar o encantamento que o impedia de alertar o Ancião, oferecendo-se para se tornar seu discípulo.

Stephen, nesse momento, decidiu mudar seu modo de ser e agir. O Ancião, então, o acolheu como discípulo e ensinou-lhe os segredos da feitiçaria. Stephen deduziu que, se aprendesse os segredos da magia negra, poderia enfrentar Mordo de igual para igual. No momento em que percebeu que Stephen havia se tornado 100% a pessoa que realmente era para ser, o Ancião o libertou do encantamento de Mordo e lhe contou que sempre soube da traição de seu aluno.

Dr Strange

E nasce o Doutor Estranho…e o Mago Supremo da Terra!

Pouco a pouco, a vida de Stephen assumiu um novo significado, mais profundo, à medida em que ele se preparava para a grande batalha que se aproximava… Quando seus estudos chegaram ao fim, ele voltou para a América e estabeleceu um santuário no bairro de Greenwich Village – NY.

Quando o Ancião morreu, Stephen Strange herdou o manto de Mago Supremo da Terra. Com o título, ele se tornou responsável por defender o planeta de ameaças místicas, entidades divinas e outras forças invisíveis que ameaçam romper as fronteiras entre nosso mundo e os demais. Tendo superado seus próprios demônios pessoais, Dr. Estranho passou a trabalhar diligentemente para fortalecer as barreiras entre o nosso mundo e os incontáveis outros reinos hostis – embora as pessoas, no geral, acreditam que ele não passa de uma excêntrica autoridade em ocultismo.

dr estranho marvel

Algumas curiosidades…

>> Dr. Estranho lutou, por diversas vezes, contra o Drácula, para erradicar a maldição do vampirismo da Terra. Uma vez, ele teve até que pedir ajuda aos Vingadores – em especial, para a Feiticeira Escarlate. A rivalidade terminou quando Dr. Estranho e seus aliados vampiros, BladeHannibal King assassinaram o Drácula e erradicaram, temporariamente, com o vampirismo na Terra.

>> Após a guerra Kree-Skrull, Dr. Estranho fundou com o Homem de FerroProfessor XSr. FantásticoNamorRaio Negro Pantera Negra uma organização secreta chamada Illuminatis – desde então, eles mantém reuniões secretas para definir assuntos pertinentes ao universo.

>> Um teste foi feito com vários heróis místicos, inclusive com o Dr. Destino, para ver quem merecia o título de Mago Supremo da Terra. Dr. Estranho provou que era o mais digno do título. Em seguida, ele acaba ajudando o Dr. Destino a libertar sua mãe das mãos de Mefisto.

>> Dr. Estranho foi dado como morto durante uma invasão de Demônios do Limbo na Terra. Ele recebeu uma mensagem telepática do Surfista Prateado que lhe avisou que Ghaur retornava para a Terra. O vilão queria trazer o Deus Set para essa realidade. Inicialmente, Dr. Estranho preferiu manter em segredo que estava vivo porém, acabou revelando para o Demolidor para ajudar a impedir um ataque de pessoas infectadas pelo vírus serpente. Depois disso, ele, Thor, Ben Grim e Quasar entraram em uma das sete bocas de serpente de Set e, com muita dificuldade, conseguiram derrotá-lo. Com isso, acabou revelando aos demais heróis que ele não havia morrido.

>> Quando a Feiticeira Escarlate sofreu seu colapso, matando o Visão, o Gavião Arqueiro e o Homem-Formiga, somente o Dr. Estranho foi capaz de fazer frente ao seu descontrolado poder.

dr strange marvel comics

Dr. Estranho e a Guerra Civil da Marvel…

Durante toda a Guerra Civil, Strange se encontrou ausente, meditando em um lugar isolado e orando para que tivesse o melhor desfecho com o mínimo de derramamento de sangue. Mas não foi o que aconteceu. Com a vitória do lado pró-registro e a morte do Capitão América, Strange foi ao encontro dos Novos Vingadores pois estava arrependido de não ter tomado nenhum partido e entrou para o grupo para compensar o seu erro.

Strange e os Novos Vingadores foram atraídos para uma armadilha: Tony Stark havia feito o grupo acreditar que Steve Rogers ainda estava vivo, porém, quando o grupo foi atrás do suposto vivo, acabou sendo surpreendido pelos Poderosos Vingadores de Tony Stark. O grupo conseguiu fugir graças à magia do Dr. Estranho. Uma onda de paranoia surge na equipe após ser revelado que Elektra era uma Skrull e que os poderes de Estranho e de outros da equipe não eram capazes de detectar isso.

Todos então passaram a duvidar de tudo e de todos, qualquer um podia ser um Skrull infiltrado. Dias depois, Dr. Estranho lançou um feitiço sobre todos que mostrou o interior de cada um, se houvesse algum Skrull entre eles, o feitiço identificaria. Após ser mostrado que todos eram humanos, o grupo partiu para uma nova missão: ajudar os Vingadores de Stark em uma batalha contra uma praga de Simbiontes liberada em Manhattan.

Dr Strange

O Homem-Aranha tinha revelado sua identidade durante a guerra e, arrependido, pediu ajuda ao Dr. Estranho para que ele criasse um feitiço que ocultasse sua identidade. O incrível Hulk votou então para a Terra, disposto a se vingar do grupo de heróis auto-denominados Illuminatis que resolveram bani-lo para outro planeta e, posteriormente, pela destruição do planeta Sakaar onde ele havia se tornado rei.

Strange fez parte desse grupo e votou a favor do banimento do Hulk do planeta Terra. Para tentar derrotar um Hulk ultra-poderoso, o Dr. Estranho fez uso de magias proibidas e instáveis (até pra ele), acabou conjurando um demônio que era capaz de derrotar o gigante verde. É nesse momento que Stephen começa a sua ruína e o seu controle sobre a magia enfraquece. Ele falha e tem suas mãos esmagadas pelo Golias Esmeralda.

Os Novo Vingadores enfrentam a Gangue do Capuz, usando ilusões criadas por Strange e conseguem derrotar toda a Gangue. Porém, o grupo de vilões foi ao encontro dos heróis na Mansão de Strange a fim de uma revanche. Capuz baleou Strange diversas vezes no peito. Porém Strange continuava vivo e, mais uma vez, utilizou poderes que não deveria para derrotar os vilões e salvar os Vingadores. Strange diz que usou magia negra fora de seu limite e que não poderia mais manter o título de Mago Supremo e se despede dos Vingadores.

Dr Strange Marvel

A lista de poderes!

>> Domínio das artes místicas que lhe permite fazer encantamentos, inclusive magia negra;

>> Conjurar os mais variados poderes místicos:

Os Raios do Caos (raios místicos utilizados para ataque)
O Cone Conjurado (transporte entre realidades)
As Faixas Escarlates de Cyttorak (para imobilizar um oponente – Note que Cyttorak é a mesma entidade mística que deu poderes ao poderoso personagem Fanático)
As Chamas de Faltine (utilizado para ataque)
As Imagens de Ikonn (cria imagens duplicadas de si mesmo para confundir o inimigo)
Os Sete Anéis de Raggadorr (Sete anéis azuis de energia que o circundam e rebatem ataques)
A Luz do Olho de Agamotto, o Olho que Tudo Vê (dispersa encantamentos e revela a verdade)
O Escudo de Seraphim (uma barreira protetora)
Os Vapores de Valtorr (uma neblina que obscurece)
Os Ventos de Watoomb (Utilizado para ataque, revelar objetos ocultos ou meio de transporte)
As Algemas de Krakkan (prende o inimigo em algemas poderosas)
Os Sete Sóis de Cinnibus (uma descarga de energia que torna-se quente como sete sóis)
Esfera do Feiticeiro (uma bolha negra que o protege e absorve as energias místicas do ambiente)

dr estranho

>> Manipular as energias mágicas da realidade para uma quantidade quase infinita de efeitos. Com essas energias ele tem:

Telecinesia
Escudos energéticos
Teleporte para a si e aos outros
Voo
Intangibilidade
Banimento
Transmutação
Manipulação do tempo (só utilizou em casos extremos)
Viagem dimensional
Conjuração de objetos

Mais tarde, a partir de seus ferimentos graves na mão, torna-se incapaz de controlar sua magia corretamente e é apenas uma sombra do seu antigo poder, devido à falta de controle. Strange não é mais o Feiticeiro Supremo, tendo perdido seu posto, realizando muita destruição e magia negra.

dr strange

E os equipamentos…

Manto de levitação – um acessório que serve para o seu possuidor voar e é quase indestrutível. Pode voar por 40km/h por tempo indeterminado. Responde diretamente à pensamentos do usuário, podendo ser usado como arma ou mesmo uma “terceira mão” (passado ao Dr Vodu, depois da dissolução do vishanti, seu paradeiro é desconhecido)

Olho de Agamotto – amuleto orbe místico que lhe permite ver através de disfarces e revela ilusões, invocar imagens do passado imediato, rastrear entidades físicas e etéreas por meio de suas emissões psíquicas e mágicas, sondar mentes e abrir portais para outras dimensões, e gera rajadas de energia de grande força.

Jóia da Alma – permite ao usuário roubar, manipular ou alterar almas dos vivos ou dos mortos. Atual detentor.

Varinha de Watoomb

Pergaminhos de Watoomb

Livro do Vishanti

Anel do Ancião

E pelo menos mais uns 15 livros secretos, além de jóias míisticas, espadas místicas e orbes.

DR ESTRANHO

Habilidades…

Domínio das artes místicas e Magia negra
Neurocirurgia – Grande conhecedor do sistema nervoso e de medicina
Projeção Astral
Hipnose
Ilusões
Telepatia
Consciência Universal após meditação
Longevidade – pode viver para sempre embora possa ser morto
Coragem
Intelecto genial
Brilhante artista marcial

O Doutor Estranho pode absorver energias de entidades místicas e não-místicas para aumentar a força de seus feitiços.

Não esqueça nerd, dia 4 de novembro de 2016 estreia o filme Doutor Estranho nos cinemas! Animados?

Compartilhe: