Meninos e meninas, Marvetes ou não, creio eu que todos tenham assistido ao trailer de Homem-Formiga que a Marvel liberou nesta semana. O trailer não é assim tão empolgante de fato, mas tenho que admitir que joga uma curiosidade sobre o que virá, mesmo este trailer e o próprio filme em si tendo recebido uma enxurrada de críticas e ~maus pressentimentos~ sobre esta produção que é o 12º filme da Marvel Studios e fecha a chamada “Fase 2” do Universo Cinematográfico.

Bom, antes de começarmos a contar um pouco sobre o Ant-Man, é preciso antes de mais nada, entender que o filme não é necessariamente fiel à HQ. Aliás, levando em consideração a história original do Dr. Henry “Hank” Pym, o primeiro Homem-Formiga, boa parte do filme parece não ser 100% igual aos quadrinhos. Então é bom ter isso bem em mente antes de criticar o filme por “incoerência com a HQ”.

Homem-Formiga apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em Tales to Astonish #27 de 1962 e foi criado por Stan Lee, Jack Kirby e Larry Lieber. Segundo a descrição da própria Marvel, “o Dr. Hank Pym é um brilhante cientista que criou as ‘Partículas Pym’, que permite alterar suas moléculas deixando-o grande ou pequeno”. Tão brilhante é o Dr. Pym que ele ainda desenvolve um capacete que lhe permite conversar com… formigas. Ah sim, dentre seus espetaculares feitos também podemos incluir a criação de um robô com uma incrível capacidade de aprendizado que acabou se virando contra seu criador e se tornando um vilão de respeito, que hoje conhecemos como Ultron. Ah é: quem criou o Ultron foi Hank Pym e não Tony Stark, como será contado em Os Vingadores 2.

ant man hqq

O Dr. Hank Pym arrumou uma namoradinha na edição 44, a Janet Van Dyne, que logo depois se tornaria a Vespa. Os dois se aproximaram porque assim como a primeira esposa de Pym, o pai de Janet também foi morto por vilões e ele a ajudou com a sua fórmula do encolhimento para ajudá-la nas batalhas e os dois passaram a ser parceiros na luta contra o mal. Os dois não só tinham suas aventuras como tiveram um papel importantíssimo na fundação do grupo Vingadores. Curiosidade aqui: quem escolheu o nome “Avengers”, foi a Vespa. Além do casal, a primeira formação do grupo tinha Hulk, Thor e o Homem de Ferro. As aventuras de Hank e Janet duraram até a edição 69 de Tales to Astonish em 1965. A partir daí, Hank Pym passou a ser desenvolvido por outros artistas da Marvel e com isso sua identidade passou por uma infinidade de mudanças: virou o Homem-Gigante, quando suas partículas passaram a fazê-lo aumentar de tamanho, Golias e Jaqueta Amarela. No fim, acabou ficando mais com os coadjuvantes do que com os personagens principais da Marvel e acabou até sendo um pouco esquecido e por que não, rejeitado.

ant man hq

E de onde vem Scott Lang? Bom, o rapaz estreou na edição 181 de The Avengers, de 1979, quando roubou o uniforme do Homem-Formiga para lucrar com a tecnologia do Dr. Pym. A causa era nobre: salvar a filha doente. Mais tarde, Lang se tornou o segundo Homem-Formiga na edição 47 de Marvel Premiere. 

Agora vamos ao filme: nele, Scott Lang (Paul Rudd) será o herói Homem-Formiga, que aceitará ajudar seu mentor, Hank Pym (Michael Douglas) vestindo seu uniforme e lutando contra novas ameaças contra o mundo. Acho que a primeira birra de quem conhece o Ant-Man das HQ´s começa aí: por que o herói será de cara o Lang e não o Pym, que será seu “mentor”? Cadê o reconhecimento da Marvel para com o Dr. e sua esposa Janet que fundaram os Vingadores e tem sua importância na história do grupo – que não foi lá muito valorizada quando surgiram os “novos” Vingadores? Então, parece que não será dessa vez que o Dr. Hank Pym voltará a salvar o mundo vestido de herói e conversando com as formigas.

ant an movie

Imagino que outro fator que não anda agradando os seguidores dos quadrinhos é a negligência com a Janet. Pesquisando sobre a sinopse, não há a inclusão dela no filme, somente uma “menção”. O que teremos é a filha do casal, Hope Van Dyne (Evangeline Lilly) que era vilã na HQ após a morte dos pais. Ouvi um papo que ela encarnará a “nova” Vespa (não sei mesmo essa informação, se alguém souber, pode colocar aí nos comentários). Ok, então pode ser que no filme tenhamos a Vespa mas não a Janet? É, parece que é isso aí e de fato, é meio bagunçado mesmo. Fica difícil te defender assim, Marvel.

Apesar dessa bagunça generalizada, volto a lembrar: o filme não é para agradar os fãs da HQ. Acredito que não tem sido a intenção da Marvel já há muito tempo, mas ainda assim muitos seguidores não estão acostumados e continuam a cobrar do estúdio uma fidelidade que ele já demonstrou que não tem interesse em ter, pelo menos em alguns filmes. Dá até pra entender que em alguns casos, o universo dos filmes seja completamente diferente dos quadrinhos.

Um ponto a favor da Marvel sobre Homem-Formiga pode ser exatamente a escolha do protagonista. Optando por Scott Lang para vestir o uniforme, está se dando a chance ao anti-herói, ladrãozinho, picareta de se tornar o HERÓI. Dê o papel a um ator carismático como Paul Rudd (você se lembra dele em Ligeiramente Grávidos, O Virgem de 40 Anos, ou melhor ainda, como Mike, o namorado da Phoebe nas duas últimas temporadas de Friends) e podemos concluir que a Marvel está repetindo uma fórmula que vem funcionando ultimamente: pode comparar com Chris Pratt interpretando o também vigaristinha Peter Quill, a.k.a. Star Lord de Guardiões da Galáxia. Eu pelo menos consigo encaixar uma comparação não só aí, mas no geral entre os dois filmes: ninguém botava a menor fé no filme do ano passado, surgiram várias profecias de “fracasso da Marvel” e não só foi um sucesso de crítica e público, como já teve sua sequência confirmada para 2017. E na minha modesta opinião, é o melhor filme da Marvel, porque sim.

Estou dizendo sim que embora cada um tenha o direito de expressar sua opinião, eu acho muito chato esse mimimi de que o filme vai ser ruim “porque não está sendo fiel à HQ”, ou ainda, o que eu acho bem pior, “porque o poder do cara é encolher”. Aliás, esse é o comentário que eu mais vi por aí, a maioria esmagadora composta por quem não conhece a história. Cultos e veneração aos Vingadores também contribuem para o preconceito contra o Homem-Formiga. Bom, tenho que admitir que o nome não impõe mesmo muito respeito, como o próprio Scott Lang demonstra no trailer oficial:

O Ant-Man é um dos personagens mais interessantes da Marvel que foi completamente esquecido nos quadrinhos e ainda mais no Universo Cinematográfico. Espero que o filme, mesmo com a história meio torta (eu preferia que contasse as origens do personagem e com o Hank Pym como o herói, mas tudo bem) seja a forma digna de finalmente enaltecer a importância do personagem para os Vingadores.

Se você ficou curioso e quer se aprofundar no personagem dos quadrinhos, segue aqui um link com as HQ´s que ele participou (versões brasileiras).

E apesar de não ser tão impactante, eu gostei do trailer. Me julguem.

Compartilhe: