Você acha o cinema brasileiro democrático?

O cinema do Brasil existe como exibição e entretenimento desde julho de 1896. Embora nunca tenha chegado a se estruturar plenamente como indústria, em seus mais de 120 anos de História, teve momentos de grande repercussão internacional.

No entanto, mesmo com um centenário de história, o cinema no Brasil ainda é para poucos. O País conta com pouco mais de 2 mil salas, que se concentram nas grandes capitais, na sua maioria, moradores do interior são praticamente privados dessa opção cultural, tendo geralmente um cinema ou nenhum.

Filmes são exemplos, muitas das vezes do comportamento sociocultural, no entanto, atualmente, devido à pobreza de parcela da população e a interesses econômicos, o cinema não é democratizado.

Em um país, onde o salário minimo compreende mais de 50% dos gastos mensais de uma família, é de se pensar que ele optará por alimentar os que estão a sua volta. Uma ida ao cinema, com uma família de 3 pessoa, não se gasta menos de 100 reais incluindo ingressos e alimentação.

Claramente vivemos em uma País onde a cultura não é tratada como prioridade. há alguns anos vivemos uma crise econômica, onde a cada dia mais dificuldades financeiras surgem… Com isso, ainda mais brasileiros são privados desse acesso.

E qual seria a solução para tamanha discrepância?

É preciso se criar leis de incentivo, e facilitadores que garantam a democratização; programas de desconto; parcerias com as escolas publicas que levem cada vez mais crianças para as salas de cinema.

Precisamos conhecer e incentivar nossa cultura, precisamos incentivar o cinema nacional e através de nossas produções aprender ainda mais sobre nós mesmos e o que o Brasil tem a nos mostrar.

LEIA MAIS SOBRE CURIOSIDADES