Se tem algo que me desperta curiosidade e admiração quando assisto filme e séries, com certeza é a paleta de cores. Elas são parte fundamental da produção com o intuito não só estético, mas de demonstrar a emoção transmitida na história, além de transmitir a percepção de clima e tempo, e até mesmo influenciar o entendimento do espectador no que cada cena quer dizer.

As cores certamente são parte primária da construção da produção e em alguns casos podem passar desapercebidas. No entanto, as mesmas, sejam elas quentes ou frias, possuem significados diferentes e podem variar de acordo com o gênero.

As Cores frias, por exemplo: O azul, Verde, Roxo, turquesa remetem os sentimentos de introspecção, calma, tristeza, solidão, frio, tranquilidade e passividade. Já sobre o ambiente, remete ao anoitecer, à água e ao que é místico

O Cinza e o branco são consideradas neutras. sua utilização vem associada com cores quentes ou frias, sempre para ressaltar os efeitos destas.

As cores, rosa, laranja, amarelo e vermelho remetem a intensas emoções, tais como violência, paixão, alegria, vingança, movimento, loucura e excitação. enquanto ambiente ela demonstra calor excessivo, presença de fogo e/ou sangue e sol escaldante.

É muito comum a paleta das cores sofrer alteração ao longo das cenas, para indicar os sentimentos propostos em cada momento, ou até mesmo mudarem para identificar momentos diferentes da cronologia, como presente e passado, ou até mesmo uma lembrança.

A harmonia das cores são marcas registradas de aluns cineastas a exemplo de Scorsese, Tarantino e Wes Anderson, onde muitas das vezes cada personagem possui sua própria paleta de cores. Esse fator auxilia a construção do mesmo ao longo de toda a história.

Cabe a nós espectadores interpretarmos as cores e entender o que eles tem a nos dizer, e agora ficou mais fácil, não é mesmo?! Simplesmente amamos.

Conta pra gente uma série ou um filme que te marcou pelas cores!

LEIA MAIS SOBRE MUNDO