Escolha uma Página

No próximo dia 23 de abril, chega na Netflix a adaptação de ‘Sombra e Ossos‘, com 8 episódios nos aprofundaremos no universo Grisha criado por Leigh Bardugo.

O Grishaverso, como assim é conhecido é extremamente rico e complexo, pensando nisso, decidi criar aqui um guia rápido para não se perder enquanto assiste a série!

Primeiramente é necessário dizer que a série irá abordar os eventos da trilogia grisha composta por ‘sombra e osso’, ‘cerco e tempestade’ e ‘Ruína e Ascensão’; além da duologia ‘Seis dos corvos’.

Existem outros livros e antologias ambientadas no universo, mas a priori eles não integrarão a produção original da Netflix.

Como é o Grishaverso?

É ambientado em um mundo fictício que espelha o nosso, com os vários países do mundo sendo baseados em países e culturas do mundo real. Ravka, onde ocorre a maior parte da ação de Sombra e Ossos, segue o modelo da Rússia do século 18, com sua capital Os Alta, servindo como substituta de Moscou. Mas outros países são visitados na série de livros, incluindo Kerch e sua capital, Ketterdam (Holanda e Amsterdã), Fjerda (Escandinávia), Shu Han (Mongólia e China), Novyi Zem (colônias americanas e australianas) e as ilhas errantes (Irlanda).

Quando a história começa, Ravka está envolvida em uma longa guerra civil após as primeiras tentativas do rebelde Darkling de depor o rei de vontade fraca de Ravka, Alexandre III. Como resultado, o povo de Ravka conhece bem o serviço militar, mas o de Ravka tem dois exércitos distintos: aqueles que praticam a Pequena Ciência – o que chamaríamos de mágica – conhecidos como Grisha, e que servem no Segundo Exército, e as pessoas não mágicas que servem no Primeiro Exército. Os dois exércitos se setem desconfortáveis ​​um com o outro, com o Primeiro Exército temendo o poder mágico e a influência dos Grishas, ​​e os Grishas freqüentemente tendo um desdém por pessoas não mágicas, alimentado em parte pelo fato de que os usuários de magia costumavam ser perseguidos. Compreensivelmente, o reino de Ravka está cansado e empobrecido devido ao seu constante estado de guerra consigo mesmo e com as nações hostis que buscariam tirar vantagem da turbulência interna, com a família real Lantsov governando tudo.

Em que consiste a história?

Neste universo acompanharemos Alina Starkov, uma cartógrafa do exército de Ravka, que ficou órfã muito cedo e cresceu em um orfanato junto com seu melhor amigo Mal. Durante um ataque das tropas ao embarcarem em uma missão dentro da dobra, para salvar seu amigo, Alina acaba revelando um poder que ela não sabia que tinha.

Em virtude desta recém descoberta, Alina é levada à força para a corte real de Ravka para ser treinada como membro dos Grishas, ​​um grupo de bruxos de elite comandado por um indivíduo misterioso, o general Kirigan.

Contudo, enquanto passa por treinamento… Alina passa a ser caçada e se torna extremamente valiosa. Não somente por ser a única capaz de destruir a dobra, mas também por incrédulos, e por aqueles que não querem que a dobra se destrua.

O que é a Dobra das Sombras?

É uma escuridão não natural cheia de monstros que dividiu o país. No interior da dobra existe muita confusão e criaturas perigosas.

A Dobra das Sombras é uma lágrima de pura escuridão que divide Ravka em dois. É também coloquialmente conhecido como Não-mar, pois, ao invés de água, é a ausência dela, de tudo. É como se um mar interno de sombras negras como breu de repente se derramasse de uma fenda no solo e se espalhasse pela terra. “Ninguém” sabe como começou e ninguém sabe como destruí-lo, ou mesmo se ele pode ser destruído, e sua existência lentamente foi drenando a vida de Ravka.

Devido à sua localização, a Dobra das Sombras isola a maior parte de Ravka, incluindo sua capital, Os Alta, do resto de Ravka. Pior, ela corta o Vy, a gigante estrada principal que uma vez conectou Os Alta e a maior parte de Ravka às cidades portuárias e rotas comerciais de Ravka na costa do Mar Verdadeiro a oeste. Sem a capacidade de navegar com segurança e regularmente de um lado para o outro pelo país, é difícil fazer com que bens e suprimentos para a maior parte do país sejam cortados de suas rotas comerciais normais e Ravka está lentamente se estrangulando por causa disso.

Ainda mais perigosos do que a própria escuridão, no entanto, são os monstros vorazes que se escondem dentro da Dobra, conhecidos como volcras . Os volcras são criaturas horríveis que se alimentam de carne humana. Eles têm uma aparência aterrorizante, com grandes asas coriáceas, garras sujas e afiadas que despedaçam as pessoas e infectam aqueles que elas não matam, e fileiras de dentes irregulares. Eles viveram na Dobra das Sombras por tanto tempo que ficaram cegos por falta de luz, mas, assim como os tubarões na água, podem sentir o cheiro de sangue humano a quilômetros de distância. Os volcras não são os únicos habitantes monstruosos da Dobra, mas são de longe as piores criaturas à espreita na escuridão.

O que são os Grishas?

Alguns os chamam de bruxos na história; eles que detém a magia dentro deste universo. Os Grishas fazem parte do exército de Ravka, eles compões o que chamamos de 2º exército.

O primeiro exército é formado de pessoas normais, sem magia.

Um parênteres aqui é que a autora já afirmou que estes são inspirados nos judeus que conseguiram fugir durante a segunda guerra, e acabaram por se tornar essênciais aos EUA.

 

Divisões Grishas

Grisha Materialki
São considerados os alquimistas que fazem misturas e explosivos; ou os durastes que são especializados em metais e plantas. Usam vestes roxas.

Grisha Corporalki
São os curandeiros e mortificadores; usam vestes vermelhas e podem causar danos no corpo de outras pessoas, manipulando-as.

Grishas Etherealki
Também chamada de Ordem dos Invocadores, são Grishas cujo poder reside na manipulação de diferentes elementos naturais. Esta Ordem é dividida em Gale, Inferni e Tidal Wave. São treinados em Pares, por exemplo a Alina e o Darling são Grishas Etherealki, porém de um tipo raro. Eles usam vestes azuis.

A Alina tem a habilidade de invocar luz pura, bem como manipulá-la, incluindo dobrar, refratar e amplificar a luz. Ela também tem o poder de invocar o calor do sol. Eventualmente, ela também é capaz de usar um poder conhecido como Corte, transformando sua luz em uma lâmina concentrada poderosa o suficiente para cortar qualquer coisa. Como a única de sua espécie, ela é a contraparte do Darkling (interpretado por Ben Barnes na série da Netflix), o único Grisha no mundo que tem a habilidade de invocar sombras e trevas da mesma forma que Alina invoca calor e luz.

Alina é a primeira Conjuradora do Sol dessa época, mas não é a última. Como é descoberto mais tarde nos livros, quando Alina usa três amplificadores específicos – objetos mágicos que aumentam o poder de um Grisha – seus poderes a transcendem. Ela então é capaz de conceder poderes de invocação do sol para pessoas aleatórias ao redor de Ravka, criando assim um ramo inteiramente novo de Grisha.

Divisões de Grishas Etherealki

Grishas Etherealki Gale
Gales são invocadores, que podem aumentar ou diminuir a pressão do ar para criar tempestades, rajadas e manipular objetos. Eles usam keftas azuis bordados em prata.

Grishas Etherealki Inferni
Inferni invoca gases combustíveis como metano ou hidrogênio, embora eles ainda precisem de uma pederneira para iniciar uma faísca. Eles usam keftas azuis bordados em vermelho.

Grishas Etherealki Tidal
Os quebra-mares usam a temperatura para convocar e controlar a água. Eles usam keftas azuis bordados em azul claro.

A Maior reclamação dos leitores é de como a autora, Leigh Bardugo tem enorme dificuldade de explorar os personagens dentro da narrativa, Ela cria um universo vasto mas com pouco desenvolvimento individual. Contudo a Netflix promete focar na individualidade destes trazendo aprofundamento e conhecimento que ainda não tínhamos. Nos resta esperar!

Forças sinistras tramam contra uma jovem militar quando ela revela um poder mágico capaz de unir seu mundo.

‘Sombra e Ossos’ é uma produção da 21 Laps Entertainment para a Netflix, estrelada por Jessie Mei Li (Alina Starkov), Archie Renaux (Malyen Oretsev), Freddy Carter (Kaz Brekker), Amita Suman (Inej), Kit Young (Jesper Fahey) e Ben Barnes (General Kirigan).

A sére estreia em 23 de abril na Netflix.

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES