Escolha uma Página

O Telecine não poderia ser mais assertivo na escolha de ‘Mulheres ao Poder’ para enaltecer o ‘Dia internacional da Mulher’. Com estreia, programada para o dia 08 de março, já tivemos a oportunidade de assistir ao lançamento do selo Première Telecine, que é um grande presente para nós!

Baseado em fatos, acompanha a história real de ativistas que invadiram o concurso Miss Mundo de 1970 em protesto; culminando no apresentador coberto de farinha, a emissora envergonhada e o movimento feminista enaltecido. Eu particularmente não me recordo muito deste ocorrido, contudo é dito sobre os absurdos que tal concurso, criado por Eric e Julia Morley promovia, e que a BBC acobertava.

Keira Knightley, é mãe solteira e uma estudante da University College London, que sentiu a necessidade de ter voz em uma instituição dominada por homens, e Jessie Buckley a líder do grupo feminino, interpretam as duas ativistas da frente de libertação feminina; contudo precisamos -definitivamente- enaltecer a atuação de Gugu Mbatha-Raw como a batalhadora Miss Grenada retratada alguém que tirou proveito dos degradantes absurdos existentes nos shows de beleza.

Obviamente que o corpo feminino como objeto, infelizmente ainda não é coisa do passado, mas este filme traz de volta à forma como concursos como estes, transformou, quase como se fosse educado, ou um favor enaltecer as partes -desejáveis- das mulheres, e oferece-las como se estivessem a venda

O filme não é mais uma produção que aborda o MeToo como tema central, mas certamente os eventos pioneiros que permeiam, certamente tornaram o movimento que vemos hoje, possível.

Os sexismo, racismo, classismo, misoginia e derrubada do patriarcado,  são lindamente abordados em ‘Mulheres ao Poder’, que ao mesmo tempo que diverte, serve de alerta para inúmeras questões sociais; e se para muitos essa parte da história ainda estava meio nebulosa, o longa consegue transmitir com maestria, como ao mesmo tempo que os eventos em questão eram sérios, poderiam ser burros na mesma medida.

Uma pedida incrível para comemorar não só nosso dia, mas para sermos lembradas de nossa voz, diariamente.

Assista ‘Mulheres ao Poder’ no Telecine, a partir de 08 de março.