Ao longo os séculos, a humanidade presenciou importantes momentos, momentos estes que marcaram na sociedade no que se refere a luta contra o preconceito racial.

Os “Direitos Humanos”, garantem a integridade aos negros, as mulheres, os homossexuais… e tudo para que estes sejam realmente efetivos se intensificaram massivamente nos últimos anos.

Seguimos ampliando a voz dessas pessoas. Existem barreiras, mas dia após dia, as pessoas, estão evoluindo e buscando aprender, se reeducando, resinificando tantos conceitos errôneos da vida.

Mas a verdade é que a luta está muito longe de acabar. Pensando nisso, listamos aqui três momentos marcantes que retratam a luta contra o racismo:

O FIM DO APARTHEID
O Apartheid foi um dos maiores regimes de segregação racial existentes no século XX. Aconteceu na África do Sul, quando governada por uma minoria de europeus brancos, enfrentando restrições pesadas de liberdade. O Apartheid durou 50 anos e o principal símbolo do movimento foi Nelson Mandela.

Um dos piores eventos ocorridos durante o Apartheid foi o Massacre de Shaperville, e em virtude ao ocorrido a ONU criou o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, celebrado anualmente em 21 de março.

PRIMEIRA MULHER NEGRA EM ESCOLA DE BRANCOS
O racismo nos EUA é algo que está longe de acabar, é algo que esta enraizado e entre os anos 50 e 60, os americanos travavam uma grande batalha com o preconceito. Isso porque, acabava de ser aprovada uma lei que marcava o início da luta contra a segregação que obrigava as escolas a aceitar alunos negros, até então alunos negros, só poderiam estudar em escolas exclusiva para negros.

Estes alunos sofrearam Ataques físicos e verbais. E uma das primeiras estudantes afro-americanas, foi Elizabeth Eckford, que ao ingressar no Little Rock Central High School, foi duramente atacada na escola.

Jornalistas na época registraram, e sua foto foi eternizada como um ícone da resistência.

A MORTE DE MARTIN LUTHER KING JR.
Martin Luther King Jr. é considerado uma das maiores personalidades na luta contra o racismo nos Estados Unidos e em todo o mundo. Ganhou o prêmio Nobel da Paz, por conta de seu trabalho contra a desigualdade racial.

Em 1968, foi assassinado. O acontecimento desencadeou uma onda de ações contra o racismo em todo o mundo.

Estamos passando por um momento de reflexão e aprendizado. Todos precisamos evoluir como indivíduos para que consigamos viver em comunidade. Que estejamos diariamente abertos a aprender, se conscientizar e se reeducar, para que assim, possamos repassar nossos aprendizados da melhor forma e conscientemente.

Como surgiu o movimento #BlackLivesMatter?

LEIA MAIS SOBRE MUNDO

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x