Quem nunca ouviu falar do clássico de William Shakespeare, Romeu e Julieta? O casal originário dos palcos do teatro já serviu de inspiração para inúmeras histórias e novas versões do romance, em livros e em filmes. Ainda aproveitando o amor do Dia dos Namorados, separamos uma lista com filmes e livros baseados em Romeu e Julieta, lançados ao longo dos anos.

Confira:

Filmes

Romeu e Julieta (1968)

Em Verona. Romeu (Leonard Whiting) é um jovem que fica apaixonado por Julieta (Olivia Hussey), uma donzela que pertence a uma família rival. No entanto este amor profundo terá trágicas consequências.

Romeu + Julieta (1996)

Nesta versão para os dias de hoje da peça de Shakespeare o cenário é Verona Beach. Os Capuleto e os Montéquio, duas famílias que sempre se odiaram, têm rixas sem cessar, mas isto não impede que Romeu (Leonardo DiCaprio), um Montéquio, se apaixone pela bela Julieta (Claire Danes), uma Capuleto. Entretanto, uma apresentadora de televisão anuncia que este amor profundo acabará gerando trágicas consequenciais, em virtude desta insana rivalidade familiar.

Cartas para Julieta (2010)

Sophie (Amanda Seyfried) é uma aspirante a escritora que viaja para a Itália ao lado do noivo, Victor (Gael García Bernal), que sonha em ter seu próprio restaurante. Em Verona, onde se passou a história de Romeu e Julieta, local perfeito para uma lua de mel antecipada, Sophie acaba percebendo que seu noivo está mais interessado nos fornecedores para seu restaurante do que nela. Na cidade descobre uma antiga carta de amor e junta-se a um grupo de voluntárias que responde estas missivas amorosas.

Para sua surpresa, a remetente Claire Smith (Vanessa Redgrave) ouve o conselho dado na resposta e vai procurar Lorenzo, por quem se apaixonou na juventude. Mas existem muitos italianos com o mesmo nome e Sophie demonstra interesse em ajudá-la na tarefa, desagradando o neto Charlie (Christopher Egan), que já tinha reprovado essa louca aventura da avó viúva.

Romeu e Julieta (2013)

A trágica história clássica de Shakespeare de Romeu Montecchio e Julieta Capuleto, dois adolescentes que se apaixonam perdidamente e decidem ficar juntos. Mas como suas famílias são rivais e estão em uma eterna guerra, vivem um intenso amor proibido.

Livros

Julieta

Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, na Itália, mas desde os 3 anos foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose, que as adotou depois de seus pais morrerem num acidente de carro. Passados mais de 20 anos, a morte de Rose transforma completamente a vida de Julie. Enquanto sua irmã herda a casa da tia, para ela restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei. A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar, muito antigo e misterioso.

Mesmo acreditando que sua busca será infrutífera, Julie parte para Siena. Seus temores se confirmam ao ver que tudo o que sua mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio. Mas logo ela descobre que a caça ao tesouro está apenas começando. O diário conta uma história trágica: há mais de 600 anos, dois jovens amantes, Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre os Tolomei e os Salimbeni. Desde então, uma terrível maldição persegue essas duas famílias.

Julieta Imortal 

Julieta Capuleto não tirou a própria vida. Ela foi assassinada pela pessoa em quem mais confiava, seu marido, Romeu Montecchio, que fez o sacrifício para assegurar sua imortalidade. Mas Romeu não imaginou que Julieta também teria vida eterna e se tornaria uma agente dos Embaixadores da Luz. Por setecentos anos, Julieta lutou para preservar o amor e as vidas de inocentes, enquanto Romeu tinha por fim destruir o coração humano. Mas agora que Julieta encontrou seu amor proibido, Romeu fará tudo que estiver ao seu alcance para destruir a felicidade dela.

Segredos, mistérios e surpresas envolvem este poderoso romance em que o casal mais famoso da literatura mundial tem a chance de contar sua verdadeira história. 

À sombra de Romeu e Julieta 

O livro que originou a série de TV Still Star-Crossed, produzida por Shonda Rhimes

Descubra o que aconteceu após a morte trágica de Romeu e Julieta, conforme figuras misteriosas em Verona se revelam determinadas a reacender o conflito entre os Montecchio e os Capuleto. Apesar da paz estabelecida após a tragédia, a antiga rixa entre as famílias se recusa a morrer: quinze dias depois, membros das duas casas estão mais uma vez brigando nas ruas. Ao se deparar novamente com o ódio entre os dois clãs, o príncipe Escalo conclui que a única maneira de selar a paz é casar um Montecchio com um Capuleto.

Mas Benvólio e Rosalina, o casal escolhido, não estão interessados em matrimônio. Ao contrário de seus falecidos primos, não há amor entre os dois, então eles encontram um objetivo em comum: resolver o conflito entre as famílias de maneira que não termine com ambos no altar. Mas, assim como Romeu e Julieta antes deles, Rosalina, Benvólio e o príncipe Escalo estão prestes a descobrir que o caminho para a paz é tortuoso — e que em Verona o verdadeiro amor se encontra nos lugares mais inesperados.

Apesar do clássico, muitas histórias já foram inspiradas pelo amor de Romeu e Julieta.

LEIA MAIS SOBRE LIVROS