A série de sucesso Peaky Blinders, disponível na Netflix, é inspirado em uma gangue real, que de maneira gradual tomou o controle da cidade de Birmingham. No seriado esta gangue é liderada por Thomas Shelby, que inclusive é um personagem real.

Inicio
Anos antes de 1900, a Inglaterra vinha sendo dominada por uma grande onda de violência, por conta da crise econômica. Por conta disso, muitas famílias acabavam se envolvendo com atividades ilegais para sobreviver. Com o passar do tempo, esses crimes passaram a a fazer parte de algo hierárquico, surgindo assim as primeiras gangues.

Os Peaky Blinders surgiram em 1890, com a finalidade de desafiar o governo, e tinha como líder Kevin Mooney. Este mudava constantemente de nomes, um deles sendo “Thomas Shelby”.

Rivalidade
Os pioneiros na rivalidade com os Peaky Blinders, foram os Cheapside Sloggers. A gangue percebeu a expansão territorial dos Blinders e decidiram encarar a briga, sem exito.

Visual
O visual da gangue era um dos grandes diferenciais, inclusive foi a partir dele que o nome se originou.

Peaky era o nome dado para os chapéus pontudos que usavam, e que escondia seus rostos, dai o termo Blinders.

Série x Realidade
Na história real, os Peaky Blinders depois de 20 anos no poder, perderam para uma outra gangue chamada Birmingham Boys, liderados por Billy Kimber, que inclusive chega a aparecer na série.

Na vida real, os Blinders cometiam pequenos delitos, como omo roubos de bicicletas, assaltos a lojas e furtos. Chegavam a ser detidos, mas as autoridades os identificava como “Jovens Rebeldes”.

Em 1899 um policial ficou conhecido pelo seu combate as gangues, mas o sistema corrupto o impossibilitou.

Com cinco temporadas, Peaky Blinders, acompanha Thomas Shelby (Cillian Murphy) e seus irmãos retornam a Birmingham depois de servir no exército britânico durante a Primeira Guerra Mundial. Shelby e os Peaky Blinders, a gangue na qual ele é líder, controlam a cidade de Birmingham. Mas, como as ambições de Shelby se estendem para além de Birmingham, ele planeja construir o império de negócios que criou e impedir qualquer um que atrapalhar.

Peaky Blinders está disponível na Netflix.

LEIA MAIS SOBRE CURIOSIDADES