Escolha uma Página

Nos últimos meses, o mundo enfrenta um desafio complicado: o Coronavirus. Devido à grande disseminação de informações e, muitas delas, falsas, pela internet, é importante que busquemos respostas em sites oficiais do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde). Selecionamos, aqui, algumas informações básicas e oficiais sobre o novo corona e, claro, os primeiros cuidados básicos. No final do post você encontra os links oficiais das matérias utilizadas como base para esse conteúdo.

O que é o Coronavírus (COVID-19)?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como é a transmissão do Coronavírus?

Todos os coronavírus são transmitidos de pessoa a pessoa, incluindo os SARS-CoV, porém sem transmissão sustentada. Com relação ao MERS-CoV, existem a OMS considera que há atualmente evidência bem documentada de transmissão de pessoa a pessoa, porém sem evidencias de que ocorra transmissão sustentada.

De uma forma geral, a principal forma de transmissão dos coronavírus se dá por contato próximo* de pessoa a pessoa.

*Definição de contato próximo: Qualquer pessoa que cuidou do paciente, incluindo profissionais de saúde ou membro da família; que tenha tido contato físico com o paciente; tenha permanecido no mesmo local que o paciente doente (ex.: morado junto ou visitado).

Como funciona o tratamento?

Os principais testes para tratamentos incluem medicamentos utilizados para tratar outras doenças e que, por sua composição, poderiam ser úteis para combater o novo coronavírus. A maioria desses remédios pertence ao grupo dos antivirais. Em alguns países, como a China ou a Espanha, foram relatados casos de relativo sucesso com os testes.

Porém, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e autoridades médicas consultadas pela BBC News Mundo, o serviço em espanhol da BBC, advertem que não existe ainda nenhum tratamento efetivo comprovado, e que todos os medicamentos testados ainda estão em fase experimental.

Existe chance de morrer com o coronavírus?

Cientistas estimam hoje que a cada mil casos do novo coronavírus, entre cinco e 40 resultarão em morte — ou mais precisamente, nove em mil ou cerca de 1%. Mas isso depende de uma série de fatores, como idade, gênero, condições de saúde e o sistema de saúde no qual você está inserido. 

A maioria dos infectados por grande parte dos vírus passará incólume, porque as pessoas tendem a não ir ao médico quando os sintomas são leves.

Glossário e fontes bibliográficas:

O que é ‘pandemia’? Uma enfermidade epidêmica amplamente disseminada.

O que é ‘epidemia’? Uma doença de caráter transitório, que ataca simultaneamente grande número de indivíduos em uma determinada localidade.

Acesse aqui o site da OMS | Acesse aqui o site do Ministério da Saúde sobre Coronavírus

O SUS | Ministério da Saúde também lançou, nos últimos dias, um aplicativo, com informações reais e atualizadas sobre o coronavírus no Brasil, casos, tratamentos, postos de atendimentos e tudo mais. Para baixar, clique aqui: Android | iOS

Confira aqui algumas perguntas e respostas sobre o coronavírus, isso pode te ajudar a compreender melhor o que está acontecendo, fugindo das fake news.

É importante :embrar que, em todo surto de alcance mundial, a histeria coletiva é um dos maiores potencializadores de problemas e perdas. Vamos nos manter informados, bem cuidados e focados em nos proteger que isso é o mais importante, acima de tudo! Que a humanidade consiga superar mais essa! 😉 Estamos juntos.