Escolha uma Página

O Disney+ ainda vai demorar cerca de um mês para chegar ao Brasil, mas o conteúdo do streaming da Disney não para de crescer. No último dia 16 de outubro, o mais novo filme do serviço estreou e trouxe muitas lágrimas para quem o assistiu. Clouds (Nuvens, em tradução livre) faz referência a música de mesmo nome lançada em 2013 por Zach Sobiech. Com apenas 17 anos, o menino deixou seu legado para o mundo, presente em sua história e em suas letras. Agora, 7 anos após seu falecimento, Zach teve sua história contada por Justin Baldoni, diretor de Clouds. O ator de Jane the Virgin ficou conhecido no ramo da direção com o lançamento de A Cinco Passos de Você, outra história real e emocionante que conquistou o mundo.

Zach foi diagnosticado com Osteosarcoma e passou boa parte de sua vida lutando contra a doença. Ao descobrir ser paciente terminal, o menino decidiu encontrar uma maneira de deixar pessoas felizes e não apenas tristes com sua doença. Zach deixou uma aula de resiliência em suas músicas, principalmente em Clouds, que se tornou um grande sucesso no ano em que foi lançada. A vida de Zach foi contada por sua mãe, Laura, no livro Clouds: A Memoir, que serviu de base para o filme de Justin.

A história

Zach Sobiech é interpretado por Fin Argus, que faz sua estreia em filmes com o pé direito. Ele consegue trazer toda a emoção e o legado de Zach para as telas, além de dar um show a parte com um violão na mão. Com 17 anos, Zach tenta seguir sua vida como um estudante do ensino médio, lidando com todos os desafios que a idade lhe traz. Diferente dos amigos, porém, Zach luta contra um câncer e não tem a menor vergonha de exibir sua careca pelos corredores da escola. Já no último ano, enquanto os colegas esperam receber notícias de faculdade, o menino descobre ser paciente terminal. Seu câncer se espalhou para os pulmões e agora não há nada o que fazer, apenas esperar.

Ao lado de sua melhor amiga, Sammy, interpretada pela veterana dos filmes adolescentes, Sabrina Carpenter, Zach decide aproveitar o pouco tempo que lhe resta. Eles formam uma dupla e decidem escrever músicas juntos, divulgando-as no YouTube. Com a ajuda de um professor, interpretado por Lil Rel Howery, Zach e Sammy ganham a oportunidade de suas vidas: um contrato com uma gravadora. Como se já não fosse suficiente, Zach decide viver uma história de amor com Amy, sua paixão da escola e que se revela o grande amor de sua vida. Contando também com o apoio constante dos pais, Rob e Laura (Tom Everett Scott e Neve Campbell), Zach Sobiech tem a chance de viver os melhores últimos meses que poderia ter. 

Clouds

Inicialmente, o filme parece algo previsível e sem grandes emoções, apenas mais uma produção que fala sobre um protagonista lutando contra uma doença terminal. Mas não se engane. Embora já tenhamos tido contato com filmes do gênero, como A Cinco Passos de Você ou o clássico A Culpa é das Estrelas, Clouds tem seu charme próprio e sua maneira única de contar uma história. O filme irá te surpreender a cada cena, a cada novo momento do dia a dia de Zach em sua luta diária. Desde viagens internacionais a shows ao vivo, contando com a participação de Jason Mraz, os últimos meses de Zach foram simplesmente bonitos. Baldoni consegue colocar em diálogos e cenas a emoção necessária para passar a mensagem de Zach para o mundo, assim como divulgar sua música da melhor forma possível.

É impossível não se emocionar (muito) com Clouds. A partir do momento em que a primeira lágrima é derramada, o público precisa recorrer a inúmeros lenços de papel, pois o choro é frequente. Não pense, porém, que choramos apenas por tristeza. O filme lida com momentos de alegria, de homenagens e é claro, de muita lamentação diante da doença de Zach. O final é previsível, mas nada que atrapalhe a conjuntura do filme de uma forma geral. Ao final, somos expostos a vídeos do verdadeiro Zach, rodeado pelas mesmas pessoas que acabamos de ver na produção cinematográfica. Ao final, sabemos que Zach cumpriu sua missão aqui embaixo, mesmo que por pouco tempo. Sua história é uma aula de inspiração e resiliência e o trabalho de Justin Baldoni é belíssimo. Sem dúvida uma das melhores produções do Disney+.

Conheça a trilha sonora do filme:



Clouds chegou ao streaming da Disney no último dia 16.