O Silencio da cidade branca é o novo suspense espanhol, da mesma produtora de La casa de papel que acaba de chegar na Netflix. O filme adapta o primeiro livro da trilogia de Eva G. Sáenz de Urturi. Se você ainda não assistiu, pare tudo que está fazendo. O filme é meticulosamente desenhado, onde todo e qualquer detalhe importa com suspense e ação na medida certa!

A trama acompanha um serial killer, que após 20 anos, volta a ativa executando suas vítimas sempre em casais. Isso acontece, justo quando o principal suspeito, preso anteriormente está prestes a ser solto. O especialista em perfis criminais Unai López de Ayala, que vinte anos antes era apenas um jovem obcecado pelos misteriosos homicídios, é chamado para ficar à frente do caso. Todas as vítimas têm idades múltiplas de cinco, sobrenomes compostos originais da região e seus corpos são expostos sem roupas nos espaços públicos. Embora tenha que lidar com uma tragédia pessoal, Unai está determinado a impedir que novos assassinatos aconteçam, mesmo que seus métodos pouco usuais desagradem tanto autoridades quanto seus superiores.

Elementos comuns em filmes do gênero podem ser facilmente identificados, tais como perda familiar, envolvimento com o assassino, entre outros… No entanto, não beiram o clichê, se encaixando perfeitamente na narrativa proposta, que envolve questões religiosas e históricas aliadas à cultura popular local.

Se você está familiarizado com as produções espanholas, logo identificarão características muito comuns, tais como os cortes de cena, que podem confundir. Estas intercalam presente e passado, sem nenhuma característica que os diferencie. Esse pode ser um ponto negativo, mas nada que deprecie ou que diminua a qualidade da obra.

Propositalmente O silencio da cidade branca deixa questões em aberto, isso porque, como expliquei acima, trata-se da adaptação do primeiro livro de uma trilogia que certamente amarrará todas as pontas soltas.

Um filme que pode não surpreender no final, mas que certamente terá sua atenção e aprovação.

O silêncio da cidade branca já está disponível na Netflix.