Escolha uma Página

Quem pretende entrar ou se aperfeiçoar no mundo das HQ’s já pode se preparar: a CCXP Worlds terá painéis da The Kubert School, a escola de quadrinhos mais famosa do mundo no Artists’ Valley. O espaço, que este ano será dividido entre mesas virtuais e um palco com mais de 30 horas de conteúdo audiovisual, receberá em sua programação quadrinistas e professores da The Kubert School. 

A prestigiada The Kubert School, localizada em Nova Jérsey (EUA) foi fundada em 1976 pelo lendário artista Joe Kubert e por sua esposa Muriel para atender à demanda de jovens artistas que buscavam formação de alto nível para se firmarem no mercado de quadrinhos e de ilustração. A escola é conectada às editoras para acompanhar as necessidades do mercado, e as aulas são ministradas por artistas e profissionais com experiência e conhecimento prático em cada área. A escola pode ser comparada a um ateliê onde um aspirante é selecionado para um programa de estágio em que o mestre e o estagiário aprendem um com o outro. 

A programação

A ‘Narrativa Gráfica na Criação de HQs’ é o primeiro workshop apresentado pela escola. O painel acontecerá às 21h de sexta-feira (4) e contará com Fernando Ruiz, professor da The Kubert School, escritor e desenhista da Archie Comics. Ruiz é formado em Belas Artes na Cadwell College e frequenta The Kubert School desde 1991.

Às 18h30 do sábado (5), será a vez de Lee Weeks apresentar a aula sobre ‘Desenhos Dinâmicos’. Conhecido por seu trabalho para a Marvel Comics na série ‘Demolidor’, ele também já escreveu e desenhou para as séries ‘Homem-Aranha’, ‘Justice’, ‘The Destroyer’, ‘Capitão América’ e ‘O Incrível Hulk’. Além disso, assinou ‘Superman’, colaborou com o escritor Howard Mackie na série ‘Gambit’ e ainda trabalhou na Dark Horse Comics desenhando ‘Predator vs Magnus’, ‘Robot Fighter’ e ‘Tarzan vs Predator’.

Em seguida, às 20h, será a vez do painel ‘Breaking Into Comics’, com a participação especial do quadrinista Anthony Marques, que já teve trabalhos publicados por várias editoras, incluindo IDW e Dark Horse, já foi editor da Dynamite e da DC, é proprietário da Dewey’s Comic City em Madison, New Jersey, e atual presidente da renomada The Kubert School. O painel também vai contar com Fernando Ruiz, Lee Weeks e a escritora de quadrinhos, revisora e editora, Erica Schultz – que escreveu hqs de personagens como ‘Demolidor’, ‘Xena: Princesa Guerreira’, as irmãs de ‘Charmed’ e ‘Garota Gavião’. Erica também é a cocriadora e editora de M3, hq vencedora do Festival Internacional de Cinema de Burbank 2012 de Melhor História em Quadrinhos.

O último dia de festival contará com uma aula inédita de Erica Shultz sobre a ‘Criação de Roteiros para Histórias em Quadrinhos’, às 10h30. Mais tarde, sem horário definido, os fãs de quadrinhos poderão passar por uma visita icônica à The Kubert School com Anthony Marques e Joe Prado – artista ganhador do Troféu HQMix e do Inkwell Awards, e um dos responsáveis pelo rejuvenescimento de importantes títulos da DC, como ‘Superman’, ‘Aquaman’, ‘O dia mais claro’ e ‘A noite mais densa’. Joe Prado também é cofundador da Chiaroscuro Studios, empresa cocriadora da CCXP.

A CCXP Worlds acontece nos dias 4, 5 e 6 de dezembro.