Escolha uma Página

The Great chegou ao Starzplay trazendo em seu elenco nomes como Elle Fanning e Nicholas Hoult. Com tradução literal para português, A Grande, o seriado de comédia usa de eventos históricos para se desenvolver. O que temos aqui é uma aula de história, descontraída e repleta de lições importantes sobre a hierarquia de um governo e de uma sociedade machista.

É provável que você já tenha ouvido falar de Catarina, A Grande. Apesar de carregar o mesmo “sobrenome” de Alexandre, as semelhanças acabam aí. Catarina, interpretada aqui por Fanning, foi a imperatriz da Russia no século XVII. Após um relacionamento conturbado com o marido, o então imperador Pedro III, ela assumiu o poder do império e logo deixou sua marca dentro da história russa.

A série

Mas não falaremos de história hoje, afinal, muitos livros didáticos estão aí para ensinar. The Great, seriado do streaming do Starzplay, usou a vida de Catarina como uma leve inspiração para seus protagonistas. O objetivo aqui é ensinar, de forma descontraída e apelando para o besteirol da comédia, sobre um período importante da história. Os percalços enfrentados pela jovem polonesa para conseguir reconhecimento do homem que aprendeu a amar são absurdos. Catarina precisa lutar para conseguir minimamente o direito de saber ler e é humilhada por isso.

Pedro é o líder de uma sociedade machista e retrógrada, na qual mulheres têm apenas uma função: procriar. Enquanto sua família passa por dificuldades financeiras, o lado sonhador de Catarina é testado. De um dia para o outro, a jovem do interior ganha a chance de se tornar imperatriz, casada co um homem importante, morando em um castelo e desfrutando todos os privilégios da nobreza. O que ela certamente não esperava, era o preço que teria que pagar por isso. Catarina perde sua liberdade e seu direito de ser mulher. Ela se torna a mulher de Pedro e não mais uma jovem independente.

The Great

Sem mais spoilers, embora tenhamos aqui algo que realmente aconteceu e basta uma busca no Google para descobrir o desfecho da história, The Great traz um único problema. Cada episódio tem uma duração de aproximadamente 1 hora, o que acaba tornando a série cansativa em diversos momentos. Por tratar-se de uma série de comédia, nem mesmo o grande talento do elenco consegue sustentar os momentos em que os episódios começam a se arrastar. Queremos apenas avançar e passar para o próximo. As piadas não são engraçadas o suficiente para 1 hora de capítulo e muito ali poderia ter sido enxugado.

Catarina

The Great ganha destaque por trazer um elenco de excelente qualidade, com destaque para os protagonistas. Nicholas Hoult entrega o melhor trabalho de sua carreira, desenvolvendo uma versão caricata e abobalhada de Pedro. Entender a série é entender os personagens, assim como as consequências de seus atos. Criamos raiva de Pedro apenas no primeiro minuto, por total mérito de Hoult. O imperador tirano é uma verdadeira criança mimada, a qual foi atribuída uma quantidade enorme de poder. Pedro usa sua influência para conseguir qualquer mulher, para obrigaar os membros da corte a fazer, literalmente, tudo que quer.

Catarina por sua vez, chega na corte para mexer com todos os alicerses da vida de Pedro (e de todos a sua volta). Ela é a única mulher que sabe ler e é estigmatizada e humilhada por isso. As esposas do império de Pedro apenas agradam os maridos, compram chapéus e falam mal de outras pessoas. Saber ler ou ter voz em uma discussão é desnecessário e Catarina precisa se esconder na biblioteca para ter um pouco de paz. Enquanto isso, ela luta diariamente contra os caprichos do marido, que a usa como depósito de esperma ou como um mero objeto para satisfazer seus prazeres.

Elle Fanning enfrenta um dos papéis mais complexos de sua carreira e mostra verdadeira maturidade ao interpretar Catarina. A personagem nos dá uma aula sobre direitos femininos e a luta pelo simples direito de ter opinião. O roteiro é desenvolvido baseado nos diálogos criados pelo casal e Catarina dita o ritmo da produção. Não demora para aguardamos ansiosamente por suas próprias cenas (e menos para as cenas de Pedro). Ainda não sabíamos, mas precisávamos de uma Catarina nos dias de hoje e sempre.

The Great chega no dia 18 de junho ao Starzplay.

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES