Quando TENET anunciado, por se tratar de um filme do Christopher Nolan, fui logo buscar respostas para perguntas que ainda nem existiam na minha mente. Nolan faz isso comigo toda vez, e é por isso que curto tanto sua forma de contar histórias e criar universos.

Bom, vamos começar pelo começo então! Você sabe o que é TENET?

O nome do longa tem uma origem curiosa. Ele vem do Quadrado Sator, um conjunto de palavras descoberto há milhares de anos:

O quadrado Sator é uma estrutura com forma de quadrado mágico composta por cinco palavras latinas: SATOR, AREPO, TENET, OPERA, ROTAS, que, consideradas em conjunto (da esquerda para a direita ou de cima para baixo), dão lugar a um palíndromo. Ao longo dos anos, foram encontradas diversas gravações do quadrado em parques arqueológicos de diferentes períodos da humanidade.

Para brincar com isso, Christopher Nolan criou o roteiro de TENET, como se tudo girasse em torno de manipulação no tempo, marcas deixadas nos registros históricos e, claro, as fantasias de scifi que a gente sabe que o diretor ama.

Um dos pontos altos do filme é o quanto ele consegue brincar com nossa mente, fazendo com que, ao final de um primeiro ‘play’, você tenha que retornar ao início para ‘pescar as referências’. Convenhamos, isso é clássico do Nolan.

Sabemos que o estilo do Nolan não é o favorito de muita gente… há que acredite que TENET é um grande desperdício de tempo. Mas não essa que vos escreve. EU AMO tudo o que Nolan faz, acho que o ‘quê especial de scifi’ misturado com história, traz realismo confuso para nossas mentes e é isso que espero no entretenimento. Que minha mente demore a distinguir realidade de ficção!

No Oscar 2021, TENET está indicado a duas categorias: ‘Melhores Efeitos Visuais’, sabemos bem como Nolan é louco nessa área e investe tudo o que pode para se destacar em suas produções; e ‘Melhor Direção de Arte’… que é, digamos, uma especialidade dele também com sua equipe sensacional e super visionária. Acho que tem chance real do Nolan levar esses prêmios e estou na torcida por isso!

Você pode assistir TENET, na data de publicação do artigo, no catálogo do NET Now, Looke, Google Play e Microsoft.