Telecine celebra o audiovisual nacional no Dia do Cinema Brasileiro

O Dia do Cinema Brasileiro é celebrado em 19 de junho e, para homenagear a data, o streaming do Telecine reúne alguns títulos. Desde as comédias, com as maiores bilheterias da história, passando por documentários, inclusive com produção indicada ao Oscar, até os dramas responsáveis por projetar a cultura e o cinema nacional mundo afora.

Sucesso de bilheteria, a comédia Minha Mãe É Uma Peça 2, quedá continuidade ao primeiro filme da saga originária da peça de teatro de mesmo nome, foi o filme mais assistido de 2013. Já Minha Vida Em Marte figura na lista de maiores arrecadações do cinema em 2018. O documentário Lixo Extraordinário mostra o trabalho do artista plástico Vik Muniz com catadores de material reciclável no Jardim Gramacho, o maior lixão da América Latina. A produção foi indicada ao Oscar de Melhor Documentário.

Com direção de Walter Salles, Central do Brasil foi sucesso de público e crítica e recebeu duas indicações ao Oscar e venceu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Já Tropa de Elite, estrelado por Wagner Moura e dirigido por José Padilha, levou o Urso de Ouro no Festival de Berlim.

Cidade de Deus recebeu quatro indicações ao Oscar: Melhor Direção para Fernando Meirelles e Kátia Lund, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ediçao e Melhor Fotografia. O mais recente Bacurau, dirigido por Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes com uma mistura de drama, faroeste e ficção científica.

Confira a programação completa do Telecine aqui.

LEIA MAIS SOBRE FILMES