TODAS as referências ao clássicos do cinema em ‘A Mulher na Janela’

Chegou recentemente na Netflix a adaptação de ‘A MULHER NA JANELA‘, livro de AJ FINN, na história a protagonista Anna Fox, além de possuir agorafobia e ser viciada em vinho; encontra seu refúgio em clássicos do cinema, principalmente obras em preto e branco.

Tais obras foram também foram a inspiração de Joe Wright para reproduzir na tela o que as páginas nos diziam.

Veja abaixo todas as referências usadas no filme:

O primeiro é REAR WINDOW (1954), de Alfred Hitchcock, do qual o filme de Wright toma emprestado sua premissa central, bem como pistas estilísticas.

Anna também assiste LAURA (1944) de Otto Preminger. Um dos noirs mais amados de todos os tempos, o filme de Preminger sobre um detetive ferrenho prenuncia o mistério do assassinato que virá em A MULHER NA JANELA.

O título do filme de Wright, é claro, é em si uma referência ao seminal film noir de Fritz Lang de 1944, A MULHER NA JANELA, que segue um psicólogo envolvido em uma investigação de assassinato.

Anna conhece uma mulher chamada Jane Russell, que compartilha o mesmo nome do ícone e atriz de Hollywood mais conhecida por GENTLEMEN PREFER BLONDES (1953) e THE OUTLAW de Howard Hughes (1943).

Anna adormece ao som de SPELLBOUND (1945) de Hitchcock – a sequência do sonho dentro do filme desenhado por Salvador Dalí. O mistério de Hitchcock segue um médico que se revela um impostor e suspeito de ser assassino com amnésia e um psicanalista que busca desenterrar o passado do homem.

Em outra cena, Anna é acordada assustada enquanto interpreta DARK PASSAGE (1947), de Delmer Daves, em que um homem acusado de assassinar sua esposa foge da prisão e passa por uma cirurgia plástica para assumir uma nova identidade física enquanto procura o verdadeiro assassino.

Veja a thread completa abaixo:

‘A Mulher na Janela’ é um thriller psicológico que acompanha Anna Fox, uma psicóloga infantil agorafóbica que vive sozinha em um subúrbio de Nova York. Ela está presa no arenito e seu medo de sair de casa lhe custou uma separação do marido e da filha. Ela passa o dia assistindo filmes clássicos noir e sua interação é principalmente online. Ela espia seus vizinhos como eles fazem nos filmes que ela ama. As coisas ficam interessantes para ela quando o clã Russell se muda para a casa ao lado e ela observa o vínculo entre os pais e o filho adolescente que a anseia por uma reunião com sua própria família. Leva uma reviravolta quando ela testemunha um ato de violência em casa. Ela deveria ligar para a polícia ou ficou desorientada?

A Mulher na Janela já está disponível na Netflix.

LEIA MAIS SOBRE FILMES