RAGNAROK | O que queremos na 2ª temporada da série?

A Netflix confirmou a segunda temporada de Ragnarok. O seriado estreou em 2020 e agradou aos fãs de mitologia nórdica, que já esperam por mais. Embora tenha decepcionado um pouco, por contar com apenas 6 episódios, a possibilidade de um futuro deixou os fãs ansiosos por mais. As informações da segunda temporada foram confirmadas pela plataforma no dia 04 de março. Os novos episódios devem ser lançados em algum momento durante 2021.

O começo

Ainda na primeira temporada, Magne encontrava forças para conseguir superar a perda da melhor amiga. Sendo um adolescente novo e tímido na pequena cidade de Edda, ele apenas tentou seguir sua vida. Mas não conseguiu. Enquanto o irmão Laurits só se preocupou em fazer amizade com os jovens populares, Magne percebeu mudanças acontecendo em seu corpo. Em paralelo, a morte da amiga o despertou para antigos mistérios na cidade, governada pela família Jutul. 

Magne descobre seus poderes e começa a investigar os ricassos. A empresa corrupta da família vem contaminando a água há tempos e estranhos acontecimentos foram ignorados. A trama começa a tomar forma e seguir os rumos da mitologia, mas infelizmente acaba na melhor parte. O final ficou inexplicado e em aberto, o que abriu as portas para novos episódios. Pensando nisso, fãs começaram a criar teorias sobre Ragnarok e o que vem por aí. 

O Ragnarok

Na mitologia nórdica, o Ragnarok é dito como sendo o fim do mundo, marcado pela batalha final entre deuses e gigantes. Nele, o gigantesco lobo Fenrir irá engolir o sol, enquanto a serpente Jörmungandr espalhará seu veneno por todos os mares. O início do fim do mundo começa com catástrofes naturais e na série percebemos o derretimento das geleiras. A morte de Balder, filho de Odin e amigo de Thor, é tida como o catalisador do Ragnarok. Uma morte importante aconteceu na série e perder Isolde certamente irritou Magne. 

A batalha entre Vidar e Magne ao final do último episódio é fundamental para decretar que o jovem ainda não está pronto. Enfrentar o gigante é mais difícil do que ele pensava e isso fica muito claro. Embora tentasse não se render aos poderes, estender os braços para o céu quando quase estava sendo morto foi o que a mitologia precisava. Magne recebe os poderes de Thor e seu destino está traçado.  

Odin

Essa referência foi fácil de ser entendida desde o início. O homem na cadeira de rodas com um tapa olho representa Odin, conhecido como Pai de Todos. Na mitologia, ele tem apenas um olho e possui a capacidade de se transformar em qualquer figura.

O homem está frequentemente acompanhado de uma senhora, que revela o destino de Magne logo no início. Ela também tem um nome nas lendas e é Völva, a vidente. É ela que revela a Odin sobre o Ragnarok, de acordo com o poema Völuspá, do livro Edda poética (o mesmo nome da cidade).

Laurits

Uma das maiores teorias envolve a filiação do irmão de Magne. Tido por muitos como Loki, fãs acreditam que ele pode ser, na verdade, filho de Vitar. Mas de onde isso vem? Dela mesma, a mitologia. Loki não é filho de Odin, mas sim dos gigantes (ou Jötunn). Na série, eles são representados pela família que governa Edda. 

Ele sempre busca reconhecimento e ser superior aos outros, mas nunca esquecendo seu irmão. Na série, entretanto, há sugestões de um possível romance entre a mãe de Magne e o pai dos Jutul no ensino médio. Juntando as peças, pode ser que Laurits seja, assim como Loki, filho de um gigante. 

O pai de Magne

Sabemos pouco sobre o patriarca da família, apenas que faleceu quando os meninos ainda eram crianças. Sua morte abalou a cidade de Edda e o assunto ainda é falado de vez em quando. Uma teoria sugere que o pai de Magne morreu enquanto tentava enfrentar os gigantes. Evidências surgiram quando, no último capítulo, Vitar Jutul menciona o pai do menino:

“Eu estava enganado. Você não é o deus Thor. Você não é o velho arqui-inimigo dos gigantes. Você é só um rapaz. Um rapazinho assustado. Assim como seu pai.”

A ameaça parece clara. O pai de Magne enfrentou os gigantes em algum momento de sua vida e pode ter perdido-a por causa disso. 

Magne é Magni

Na mitologia nórdica, Magni era o filho de Thor. Além da semelhança óbvia pelo nome, a frase citada por Vitar anteriormente pode ter significado literal. O menino carrega os poderes do Deus do Trovão e não há motivo melhor para isso do que ser seu filho. Isso explicaria tudo o que acontece com Magne ao longo da série, desde a reação da idosa quando o vê, até ele se enxergar como Thor no espelho dos Jutuls. Quando é testado por eles com o hidromel, isso é uma clara referência ao teste feito na mitologia com o Deus do Trovão. 

O que você achou das teorias? Pensou em alguma outra?

 

 

A 2ª temporada de Ragnarok ainda não tem data confirmada. 

 

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES