Escolha uma Página

A Plataforma Gente reuniu um time de destaque para debater a presença feminina na esfera audiovisual. “Mulheres brasileiras fazem cinema” é o primeiro episódio das séries de podcasts de “Decodificando”. O conteúdo faz parte da segunda temporada do projeto “Travessia”, que celebra o mês das mulheres.

Participam Simone Zuccolotto, crítica de cinema e apresentadora do “Cinejornal” no Canal Brasil, que é a responsável por comandar este episódio. Ela vai receber a atriz Andréia Horta, a diretora Mariana Jaspe da Globo e a roteirista Bruna Scot do Telecine. O quarteto vai debater a atual presença as mulheres no mercado cinematográfico, além de propor melhorias para o futuro.

Andréia acredita que há muitas mulheres capazes e que estão em busca de uma oportunidade.

“Nós mulheres precisamos sempre nos esforçar mais para seguir adiante no mercado de trabalho, e não é diferente no meio audiovisual. Ainda assim,temos muitas roteiristas, diretores, técnicas e pessoas capazes de ocupar todos os outros setores. A grande questão é que precisamos criar condições para que as pessoas possam realizar seus trabalhos e que esses resultados cheguem ao público”, explica a atriz.

O grupo também destaca melhorias no sistema e boas perspectivas para o futuro.

“Eu percebo uma mudança nos sets de cinema. Quando eu visito, por exemplo, vejo um incremento da participação da mulher. Em paralelo, a pauta da inclusão precisa sim passar por política pública e privada. Não podemos só falar, temos que abrir para todo mundo, todos os mercados e profissões”, esclarece Simone.

E afinal, qual o caminho a seguir? Ouça o podcast completo aqui.