Escolha uma Página

No último dia 07 de abril chegou na Globoplay e nas plataformas de áudio, a quinta temporada do Projeto Humanos, ALTAMIRA. Atualmente com 6 episódios lançados!

Depois do Caso Evandro, Ivan Mizanzuk embarca nessa nova “investigação” que assolou o Pará no final da década de 80, onde meninos entre 8 e 14 anos foram sequestrados, mutilados e mortos brutalmente.

Se você assim como eu é fã de poscasts de True Crime, e quer saber mais. Listei aqui 05 motivos para dar play, agora!

1. SUCESSO

O Ivan é conceituadíssimo no meio do storyteling, chegando até mesmo lecionar acerca do tema.  Ele criou o Projeto Humanos no intuito de contar histórias sobre um Brasil que era pouco visto. No entanto, foi somente com a quarta temporada, intitulada ‘O CASO EVANDRO’ que o podcast explodiu, ganhando proporções avassaladoras, para os envolvidos e até mesmo para o próprio Ivan, que chegou a publicar um livro sobre os anos de pesquisa do caso.

2. DO AUDIO PARA O VISUAL

O sucesso foi tamanho, como dito acima que virou série documental do Globoplay!

3. CONEXÃO

Altamira funciona quase como uma segunda temporada do Caso Evandro no entanto eles possuem ainda mais diferenças do que semelhanças: “Primeiro que a gente tem que lembrar que o caso Evandro ocorre em Guaratuba, litoral do Paraná. E quando a gente está falando de Altamira, interior do Pará, já é um outro Brasil”, explica Ivan em entrevista “É um outro contexto, é um outro País.”

4. BRASIL QUE NINGUÉM VÊ

Ivan tem como proposta trazer à tona um Brasil pouco visto. Aqui vemos a perspectiva judicial e de políticas públicas de um lugar onde predominava quase que uma política de feudalismo. Onde os grandes políticos, e fazendeiros eram a lei.

Até o momento fomos apresentadas à uma Altamira rica em extensão territorial, e exploração, que sofreu diversos booms populacionais, que resultaram em um local que hoje tem o maior índice de violência do país: “Vamos ter desdobramentos que vão explicar, mais profundamente, algumas dificuldades que temos nas investigações policiais no Brasil, especialmente em outras regiões fora do eixo Rio-São Paulo, como no Norte do País.” – nos prepara Ivan.

5. DESDOBRAMENTOS

O  trabalho de Ivan visa trazer para o público os detalhes mais escondidos de cada um destes casos, em O CASO EVANDRO, a pesquisa de Ivan trouxe justiça para os que foram acusados injustamente de um crime que permanece sem solução; Em Altamira podemos esperar -ou não- alguns desdobramentos inesperados, mas certamente relatos nunca antes mencionados, o que sem dúvida faz desse podcast um serviço para a sociedade.

‘Altamira’ viaja no tempo para outubro de 1992, quando um menino de 13 anos é encontrado morto e com uma marca em comum com várias outras vítimas que se acumulavam em Altamira desde 1989. O que estaria acontecendo na cidade? Com episódios semanais, ‘Altamira’, a nova temporada do podcast Projeto Humanos, segue o formato de storytelling – um dos marcos da trajetória de Mizanzuk impulsionando e inspirando o mercado brasileiro de podcasts.

Os capitulos vão ao ar às quintas!

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES