Escolha uma Página

A quinta temporada do Projeto Humanos chega hoje (07) no Globoplay e nas principais plataformas digitais de audio. No projeto intitulado ALTAMIRA, é parte de uma minuciosa pesquisa, repleta de desafios, onde Ivan Mizanzuk aponta todo o complexo contexto político, social e econômico da região que influenciou diretamente as investigações e os rumos do caso na época.

À convite do Globoplay tivemos a oportunidade de conversar com Ivan e obter maiores informações acerca desse projeto que teve início em 2018.

“Começo a me interessar em 2018… Mas somente em 2020 pego os autos do processo… Entrego para alguém da equipe trabalhar em cima dele… E já chego nele com tudo mais sintetizado” – Explica Ivan, que define esta temporada como “diferente do caso Evandro” por ser mais direta e objetiva, “será uma outra experiência, espero que todos gostem.”

Na época em que produzia ‘O Caso Evandro’, Mizanzuk se deparou com outros crimes envolvendo crianças em Altamira, com suspeitas de rituais macabros em circunstâncias parecidas e em períodos muito próximos ao que ocorrera em Guaratuba. “Enquanto pesquisava a história de Guaratuba, me surpreendi ao identificar uma suspeita envolvida no caso de Altamira e que estava sendo relacionada à eventuais rituais religiosos para matar
meninos no Norte do país. Eu, claro, quis verificar como era realmente essa história”, completa.

Para o autor da obra, responsável também pelo sucesso ‘O Caso Evandro’, o processo de construção de ‘Altamira’ é extremamente complexo, somando, até o momento, três anos de estudo e pesquisa criteriosos e exaustivos. “Estamos falando de uma cidade historicamente prejudicada e de um caso envolvendo muitas vítimas. A falta de informações, registros e até mesmo a precariedade e dificuldade no acesso aos materiais de arquivo sobre o caso dificultam bastante apuração, pois eles nunca estão completos”, explica o jornalista, escritor e professor Ivan Mizanzuk – que atualmente faz parte do time de criação da Globo e tem na bagagem mais de 10 anos de experiência como podcaster. 

Para os fãs do podcast, Ivan afirma que entre ‘O caso Evandro” e “Altamira” existem similaridades, mas as diferenças são muito maiores.
E para quem acreditava que o caso de Altamira, e dos meninos emasculados, que inclusive é citado no capitulo 35 da quarta temporada tivesse vindo antes; Mizanzuki deixa claro que “Na verdade Guaratuba vem antes dos acontecimentos de Altamira.”

Ivan explicou também que atualmente os episódios estão sendo produzidos,e não é possível precisar quantos serão no total, ou se haverão desdobramentos como no caso Evandro. Inclusive Mizanzuki diz que espera que o público “… aprenda mais sobre um Brasil que não aparece tanto.”

‘Altamira’ viaja no tempo para outubro de 1992, quando um menino de 13 anos é encontrado morto e com uma marca em comum com várias outras vítimas que se acumulavam em Altamira desde 1989. O que estaria acontecendo na cidade? Com episódios semanais, ‘Altamira’, a nova temporada do podcast Projeto Humanos, segue o formato de storytelling – um dos marcos da trajetória de Mizanzuk impulsionando e inspirando o mercado brasileiro de podcasts.

Os capitulos vão ao ar às quintas!

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES