Escolha uma Página

Enfim conhecemos a origem de Wanda, nossa querida Feiticeira Escarlate. Embora a personagem seja mundialmente conhecida sob esta alcunha, foi apenas no oitavo episódio da série que Wanda é chamada pelo nome da heroína dos quadrinhos. E agora sabemos o porquê.

Uma Feiticeira Escarlate é alguém que consegue manipular a energia e a magia do caos, originárias de tempos muitos antigos. Agnes afirma que Wanda é um mito e que não tem noção do quão poderosa é. Ela é um resultado da Magia do Caos, que até então sabíamos ser uma energia vermelha muito poderosa. 

O que é, afinal, a Magia do Caos?

Como mencionado por Agatha, Magia do Caos é algo muito antigo, que remete ao tempo dos Deuses. É por isso que a feiticeira aponta que Wanda não deveria existir, tão longe no tempo seu poder viajou. Os princípios básicos da Magia do Caos são a manipulação, deformação e reconstrução do tecido da existência e da realidade. Um ser que consegue manipular essa magia pode destruir todo o Cosmos, o que explicaria a preocupação de Agatha com Wanda. 

Para falarmos de Magia do Caos precisamos falar de Chthon, também conhecido como o Deus do Caos. Chthon era também um demônio (alô Mephisto!), que buscou usar a magia para governar a Terra. Seu plano não deu certo, pois ele foi derrotado pelos Magos da Terra, que cometeram o maior erro dos “mocinhos” ao não serem humildes.Eles afirmaram não existir Magia do Caos para todo o Mundo, que obviamente acreditou em sua afirmação.

O maior problema dos Magos foi o fato de estarem errados. Chthon acabou sendo invocado anos depois no Monte Wundagore, local onde Wanda e Pietro nasceriam no futuro. O demônio foi invocado pela feiticeira Morgana le Fay, que ao perceber o quão poderoso Chthon era, tentou envia-lo de volta para sua dimensão. Ela acabou aprisionando ele na base do Monte, que se tornou um lugar mágico e perigoso. 

Quando Wanda e Pietro nasceram, ela absorveu um pouco do poder de Chthon, que a “tocou” com a Energia do Caos. Essa é a razão pela qual Pietro e Wanda são tão diferentes. Ele não foi tocado por Chthon e só veio a se tornar poderoso anos depois, após os experimentos da Hydra com a Joia da Mente. Wanda passou a conseguir alterar a realidade e com o tempo, a Magia do Caos passou a fazer parte dela.

Quando criança, como vimos na série, a menina ainda tinha pouca noção do que estava acontecendo consigo. Na série, temos a mulher que ficou anos lidando com os poderes que possui e que mesmo assim ainda não consegue controla-los. É por isso que nos quadrinhos Wanda é auxiliada por Agatha Harkness, que a ensina a aproveitar a Energia do Caos para criar a Magia do Caos. Caso dê errado, Wanda pode ser a responsável pela destruição de todo o universo. 

Corre Doutor Estranho! 

WandaVision é exibida no Disney+.