Escolha uma Página

Programado para chegar aos cinemas ainda esse ano, Morte no Nilo é apenas mais uma das muitas obras de sucesso de Agatha Christie a ganhar uma adaptação. O filme contará com nomes de sucesso em seu elenco como Gal Gadot, Letitia Wright, Armie Hammer e Emma Mackie. A chegada do filme trouxe de volta o grande sucesso do livro, publicado originalmente em 1937. Embora não seja tão conhecido como Assassinato no Expresso do Oriente, o livro precisa ganhar seu destaque, pois traz o melhor da autora em suas páginas. 

Sinopse

Bela, rica e inteligente, a jovem herdeira Linnet Ridgeway (Gadot) parece conseguir tudo o que quer. No entanto, quando rouba o noivo de sua melhor amiga e se casa com ele sem pensar duas vezes, talvez Linnet esteja indo longe demais…Em sua viagem de lua de mel num cruzeiro pelo rio Nilo, no Egito, o casal apaixonado se depara com uma série de antagonistas interessados em sua fortuna e em provocar sua infelicidade. Então Linnet é encontrada morta, com um tiro na cabeça. O detetive Hercule Poirot, que por acaso também estava no navio, entra em ação para tentar montar mais esse quebra-cabeça.

O livro

Quem já leu Agatha Christie, conhece o formato de história que a autora gosta de contar. Em Morte do Nilo não foi diferente. Ela começa introduzindo seus personagens, um a um, apresentado-lhes ao público e dando a certeza de que alguém ali vai morrer. Como o título já diz, Christie nos leva ao Egito, mais especificamente a bordo de um navio que está navegando pelo Rio Nilo. Antes disso, a autora nos apresenta a Linnet, Simon e Jaqueline, seu trio de protagonistas. Como a sinopse já diz, Linnet é encontrada morta em sua cabine no navio, com um tiro na cabeça e a letra J na parede, pintada em sangue. Parece óbvio demais não é? Logo de cara já sabemos que o crime não pode simplesmente ser fácil assim e precisa da inteligência de nosso querido e amado detetive Hercule Poirot.

Poirot estava buscando férias, principalmente após o que aconteceu em Assassinato no Expresso do Oriente. O crime procura o sábio e ele logo é apontado como o responsável por resolver o assassinato. Linnet é milionária e uma das jovens mais conhecidas do mundo. Sua morte pegará a todos de surpresa e antes que o barco atraque, Poirot precisa resolver o crime. 

Assim como todos os livros de Agatha Christie, é impossível para a leitura até descobrirmos o culpado. É provável que você imagine diversas possibilidades e que nenhuma delas seja realmente a solução do crime. A cada capítulo Christie nos entrega provas, culpados e inocentes, todos relacionados com o cenário do livro de uma forma geral. A autora possibilita ao leitor a tentativa de criar cenários inimagináveis para o crime e ao final, quando descobrimos o que aconteceu, entendemos a genialidade de Hercule Poirot. Assim como Expresso do Oriente, os leitores de Morte no Nilo chegarão aos cinemas já sabendo o desfecho, mas a oportunidade de ver Gal Gadot como Linnet certamente não será mal aproveitada. 

Morte no Nilo pode ser adquirido em capa dura, pela Editora Harper Collins.