Em tempos de pandemia, a criatividade precisa exercer uma força ainda maior. E dessa vez ela realmente foi longe. Uma teoria começou a circular pela internet relacionando nada menos do que a franquia animada da Disney, Frozen, e o terror de Stanley Kubrick, O Iluminado. Não, você não leu errado e nem entendeu errado os filmes aos quais essa teoria se refere. De acordo com ela, inclusive, Elsa apresenta grandes similaridades com Jack Torrance, enquanto outros personagens da Disney também tem sua versão no filme de Kubrick.

As semelhanças

A primeira semelhança se refere ao ambiente congelado no qual os dois filmes se passam. Apesar de Frozen ser um filme infantil, que foi lançado 33 anos depois de O Iluminado, ambas as produções se passam em lugares isolados e congelantes. Mas não para por aí.

Frozen e O Iluminado falam sobre um protagonista, que começa a se isolar após sentir culpa por machucar um parente. Elsa acaba ferindo a irmã por acidente, enquanto Jack machuca o filho, Dany, enquanto está bêbado. Elsa se isola dentro de seu próprio quarto, ao passo que Jack tenta se livrar da bebida e de seu lado psicótico interior. Ambos os personagens começam a ter suas histórias desemaranhadas ao longo do período de isolamento e por ficarem em um lugar “escuro” e cavernoso, se tornam os vilões de seus filmes.

Os personagens

Elsa e Jack não são os únicos personagens semelhantes entre Frozen e O Iluminado. A irmã de Elsa, Anna, se parece muito com o filho de Jack, Danny. Ambos são obrigados a brincar sozinhos, dentro de um prédio enorme, com corredores gigantescos, e são proibidos de entrar em um quarto específico. Anna e Danny são rodeados pelo sobrenatural e sofrem uma ferida profunda causada por um ente querido. O coração de Anna é congelado pela irmã e ela quase morre. Danny por sua vez, é forçado a fugir de seu pai, enquanto esse empunha um machado.

De acordo com a teoria, Olaf é baseado em Wendy. Ambos os personagens são abobalhados e estão dispostos a qualquer coisa para salvar as pessoas que amam, até mesmo se sacrificarem. Kristoff seria baseado em Dick Hallorann, o cozinheiro do Overlook Hotel. Assim como Dick consegue se comunicar com Danny, devido a sua relação com o sobrenatural, Kristoff consegue ver e falar com os Trolls, aumentando seu vínculo com Anna. Ao final, Kristoff aparece montado em Sven para resgatar as meninas, enquanto Hallorann chega no Snowcat. 7

Por fim, Hans seria Delbert Grady. Ele consegue manipular Elsa, assim como Grady manipula Jack a se voltar contra sua família. E como se já não fosse o suficiente, ao final de cada filme, os protagonistas acabam literalmente congelados. É aqui que a teoria destaca o diferencial de cada filme, afinal, Frozen é da Disney e O Iluminado é do gênero do horror.

O que você acha sobre a teoria comparando Frozen com O Iluminado?

LEIA MAIS SOBRE FILMES