‘FREE GUY’: Tudo que você precisa saber sobre o filme

Free Guy: Assumindo o Controle, chega no próximo dia 19 aos cinemas de todo o Brasil, e tivemos a oportunidade de participar da coletiva de imprensa com o diretor Shawn Levy, e os atores Ryan Reynolds, Jodi Comer , Lil Rel Howery, Joe Keery, Utkarsh Ambudkar e Taika Waititi que falaram mais da produção.

Levy deixou clara que o filme retratará a energia do set: “…este filme foi uma delícia de fazer, e a produção do filme foi muito alegre e divertida. E estamos muito animados para finalmente começar a compartilhar e esperamos que tenha essa mesma diversão e alegria e calor que estava no set.”

Desde quando este longa foi anunciado, ainda em 2019, confesso que minha curiosidade se aflorou, principalmente pela temática; afinal não é sempre que vemos um cara comum virar um herói, não é mesmo?! A questão é que tudo não passa de um videogame.

E quem vive esse icônico personagem é Ryan Reynolds, que contou mais sobre Guy “…há algo realmente maravilhoso em interpretar um personagem que é meio ingênuo e inocente… ele é um adulto com um ano de idade…” E continua “… há algo, eu acho, muito divertido em explorar, você sabe, tudo com novos olhos, que é o que esse personagem consegue fazer, e meio que filtrar isso através do prisma de, você sabe, comédia e ocasionalmente cinismo e todo tipo de outras coisas.”

Joe Kerry falou sobre sua preparação para viver o Keys: “Uh, sim, é isso que eu sinto que, ao me preparar para fazer o papel, só queria ter certeza de que as coisas seriam compreendidas . Quer dizer, não sou um programador profissional. Se você me dissesse para, você sabe, criar um videogame, eu não acho que seria capaz de fazer isso… essa é uma das melhores partes desse trabalho é, obviamente, você sabe, trabalhar com todas essas pessoas talentosas. … E, sim, isso fez, uh, tornou aparecer para o trabalho tão divertido todos os dias.”

Jodi será Millie, uma designer de Games, que de certa forma vai acabar se envolvendo com Guy. A atriz explicou que se surpreendeu ao ler o projeto: “…eu lembro de ter lido isso e pensar, oh meu Deus, como é que isto vai funcionar na tela. Você sabe, você tem o mundo real misturado com o videogame… Na verdade, há tanta emoção e, você sabe, isso provoca muita emoção em você.”

A atriz ainda completou contando sobre a força de Millie e como sua luta se assemelha com a de todas as mulheres na vida real: “Foi incrível… mesmo olhando como essa indústria é dominada pelos homens, que é meio parecida com a minha, e aquele tipo de luta que ela provavelmente teria, bem, definitivamente, claramente estava lutando. Hum, e o tipo de resiliência que isso criou nela. Hum, havia muito para eu brincar… E eu sinto que isso sempre esteve realmente presente e pensado. E, você sabe, a partir do momento que eu cheguei o primeiro rascunho e, em seguida, para o momento em que nós estávamos no set brincando, e fomos mudando as coisas, você sabe, Ryan e Shawn seria sempre pedindo minha opinião do que eu pensei. Então, foi uma experiência ótima poder trazer minhas próprias, você sabe, minhas próprias ideias para tocar.”

Infelizmente ainda não pude conferir ao longa, mas algo que absolutamente toda a crítica especializada vem destacando é da originalidade do longa, e como é uma história de fato diferenciada, em meio a tantos projetos que já vimos.

“… eu enviei para Shawn, e a próxima coisa que eu sei, Shawn estava na minha sala de estar em Nova York. E estávamos conversando sobre este mundo e como poderíamos construí-lo, e como podemos fazer mudanças que o tornariam relevante e falariam para o mundo em que vivemos agora. E, uh, e – e meio que foi a partir daí…” – Explica Ryan dizendo que adaptar algo, é bem mais complexo.

Outro ponto que vem sendo destacado é a grande quantidade de Easter Eggs existentes em Free Guy; entre eles: Star Wars, Marvel e Games em geral.

“Hum, é muito divertido. Tem tanta coisa legal. E então é só, quero dizer, eu não posso revelar nada, exceto que se eu não estivesse no filme, eu ficaria muito feliz. É como se, para todas as pessoas lá fora como eu, eu te vejo e estamos sendo vistos por este filme. [RISOS] E é muito divertido.” – conta Utkarsh Ambudkar.

E em meio a tantos filmes sendo lançados no streaming, Levy explicou sobre a importancia de Free Guy ir para os cinemas “Bem, como cineasta, todo cineasta quer que as histórias que contam sejam vistas nos cinemas. E vivemos em um novo mundo de streaming, e eu também tenho alguns pés nesse mundo. Mas, Free Guy, eu tinha feito com um objetivo em mente, o que é o prazer coletivo… ele se torna essa energia coletiva nesse deleite coletivo que, eu acho, faz justiça na tela grande e nos cinemas… E, você sabe, como gastamos nosso tempo e vivemos nossas vidas é uma decisão muito individual. E, você sabe, como deveria ser… são realmente mais experimentadas naquela tela grande.”

E por mais que Free Guy se passe no universo dos games, Ryan não acredita que seja um filme sobre games, e que iremos nos surpreender. Eu mal posso esperar, e você?

Free Guy: Assumindo o Controle conta a história de Guy, um caixa de banco que descobre ser um jogador secundário de um jogo de videogame de mundo aberto e então, decide se tornar o herói de sua própria história. Agora, em um mundo onde não há limites, ele está determinado a ser o cara que salva seu mundo… antes que seja tarde demais.

Estrelado por Ryan Reynolds, Jodie Comer, Lil Rel Howery, Joe Keery, Utkarsh Ambudkar e Taika Waititi, Free Guy: Assumindo o Controle é dirigido por Shawn Levy a partir de um roteiro de Matt Lieberman e Zak Penn e uma história de Lieberman. O filme é produzido por Ryan Reynolds, p.g.a., Shawn Levy, p.g.a., Sarah Schechter, Greg Berlanti e Adam Kolbrenner com Mary McLaglen, Josh McLaglen, George Dewey, Dan Levine e Michael Riley McGrath atuando como produtores executivos.

Free Guy chega aos cinemas em 19 de agosto.