A segunda temporada da Umbrella Academy está absolutamente cheia de easter eggs. Além de ser a mais próxima aos quadrinhos, faz referência a inúmeros eventos históricos reais. Infinitamente melhor que a primeira, o novo ano do show tem um enredo empolgante, com os Hargreeves transportados para Dallas nos anos 60, onde devem descobrir como impedir um novo Apocalipse que parece ter os seguido.

Decidimos listar aqui as referências históricas e dos quadrinhos que encontramos ao longo dos 10 episódios da série. Vem conferir:

KLAUS LEVITANDO
Assim como nos quadrinhos, vemos que os fantasmas podem possui-lo. Um vislumbre disso é Ben usando seu corpo para poder “ver o mundo”. Nos quadrinhos, Klaus possui uns poderes um pouco mais diferenciados que os presentados na série, inclusive levitar é um deles. E essa cena, pode sim, ter sido uma grande referência ao Seance das páginas.

LUTHER DEPRESSIVO
Em Dallas, segundo quadrinho da série de Gerard Way, Luther vive sentado no sofá, vendo TV e comendo e engordando, pois está em um looping eterno de sofrimento e depressão. Na série isso começou a ser abordado, quando em diversas cenas vemos, o personagem comendo compulsivamente após descobrir que Allison estava casada.

SERPENTE
Se vocês assistiram, certamente lembram o momento onde Cinco pediu para os irmãos se juntarem em um determinado horário, onde eles não cumpriram o prazo.“Era uma tarefa simples”, Cinco brada no beco. “Bem aqui! Não tínhamos que matar uma serpente marinha gigante, combater um exército de mutantes!” Esta frase é provavelmente uma referência aos quadrinhos onde a Umbrella Academy lutou contra uma serpente marinha no Japão.

SPARROW ACADEMY
O vislumbre da Sparrow é possível ver no terceiro quadrinho da série criada por Gerard Way. Eles ainda não foram desenvolvidos, mas assim como na série vemos que é formada por seis super poderosos e um cubo flutuante.

CARMICHAEL
Nos quadrinhos, a personagem de Kate Walsh (A Gestora) não existe, nas páginas, temos Carmichael como chefe da Comissão. O personagem apareceu pela primeira vez no segundo quadrinho da série, intitulado Dallas, onde abordou o jovem Cinco para falar sobre sua missão inacabada: o assassinato de John F. Kennedy. Essa missão é dada na base da chantagem, onde o peixe dourado ameaça matar sua mãe biológica. Carmichael é um peixe dourado shubunkin que ganhou a capacidade de falar, inteligência de gênio e, conforme descrito por Cinco, “os instintos estratégicos de Nathan Bedford Forrest”.

TELEVATOR
Se você já leu os quadrinhos, certamente conhece o Televator, que é uma forma de locomoção entre os locais e o espaço. Inclusive, é dessa forma que Luther e Diego chegam até o Hotel Oblivion que fica em algum planeta no espaço. Mesmo o apetrecho não sendo exibido na série, é possível ver, dentro do escritório de Reginald que a ideia já existe e já existe um projeto para o mesmo.

REFERÊNCIAS À CULTURA POP
Em diversos momentos da série, vemos referências aos clássicos da cultura pop, entre eles: Batman, Star Wars, Rocky Balboa… além de clássicos musicais dos anos 80 e 90, um exemplo é o nome que leva o culto de Klaus: “Destiny’s Children” que faz referência ao grupo de grupo de R&B, inclusive ele cita a canção Waterfalls da TLC como ensinamento.

POGO
A segunda temporada da Umbrella Academy apresenta a história de origem de Pogo associando ela à uma uma história real. Ao que tudo indica Baby Pogo foi um dos primeiros hominídeos lançados no espaço, e sua história é baseada em Ham – um macaco que na verdade foi enviado ao espaço em um foguete. Ao contrário de Pogo, Ham sobreviveu à missão com apenas um nariz machucado e viveu 17 anos no Zoológico Nacional de Washington DC antes de ingressar no Zoológico da Carolina do Norte. Aparentemente, Pogo era famoso, tanto que vemos um chocolate que leva seu nome “Pogos-Gogos”.

THE MAJESTIC 12
No mundo da segunda temporada da The Umbrella Academy, Kennedy foi morto porque havia atravessado um grupo misterioso conhecido como “Majestic 12.” Essa é uma teoria da conspiração “real”, supostamente criada pelo presidente Harry S. Truman e composta por cientistas, oficiais militares e funcionários do governo. Os defensores dessa teoria acreditam que foram fundados depois que uma nave espacial caiu em Roswell, Novo México, em 1947, e foram responsáveis ​​por disseminar a tecnologia alienígena na sociedade americana.

JACK RUBY
O chefe de Luther, Jack Ruby, é uma figura histórica real, ele era um dono de boate local em Dallas que também era conhecido por estar envolvido em negócios muito obscuros. Ruby matou Lee Harvey Oswald dois dias após o assassinato de JFK. Ruby afirmou que a tristeza pelo assassinato o levou a um estado de “epilepsia psicomotora “, justificando que atirou em Oswald inconscientemente. Vale lembrar que quando Luther liga para Ruby no final da temporada, o mesmo está pegando sua arma, levando a entender que repetirá o mesmo feito.

O HOMEM DE GUARDA-CHUVA
Assim como em The Umbrella Academy, na história real do assassinato de JFK as fotografias da época mostram -de fato- um misterioso “Guarda-chuva”. Em 1978, um homem chamado Louie Steven Witt se apresentou como o guarda-chuva, alegando que era um protesto político.

O elenco conta com: Ellen Page, Tom Hopper, David Castañeda, Robert Sheehan, Emmy Raver-Lampman e Justin H. Min. Blackman.

As temporadas de Umbrella Academy já estão disponíveis na Netflix.

Umbrella Academy Volume 1: Suíte do Apocalipse – aqui
Umbrella Academy Volume 2: Dallas – aqui
Umbrella Academy Volume 3: Hotel Oblivion – aqui

VEJA MAIS SOBRE SÉRIES