Falando em nostalgia e assuntos retrô, alguém aí lembra dos primórdios da web, quando os blogs dominavam a Terra? Na verdade, os blogs não estão em extinção, pois eles ainda continuam sendo um bom suporte para os mais variados tipos de assuntos. 

O mais legal ainda é que se você contar com uma boa hospedagem de site e um registro de domínio, pode profissionalizar esse blog. Com isso, aquela teoria de que é possível ganhar dinheiro na internet fazendo o que gosta pode se tornar algo real na prática. 

Pense em um canal que suporta em um mesmo lugar textos, vídeos, infográficos e fotos. Pois então, um blog é tudo isso. Agora pense em criar um blog para depositar conteúdos sobre um assunto que você aprecia e ainda sair no lucro.

O projeto talvez não seja lucrativo inicialmente, mas com um bom planejamento e seguindo os passos certos, ele poderá gradativamente se tornar uma boa fonte de renda. Em tempos de Home Office, ganhar dinheiro com um blog não é uma má ideia.

Por isso, nesse artigo você vai encontrar os seguintes tópicos:

  • Cultura pop – Um tema marcado pela nostalgia
  • A plataforma certa para o seu blog
  • Como monetizar o seu blog
  • Dicas práticas para lucrar com o seu blog

Cultura pop – Um tema marcado pela nostalgia

Filmes, música, séries de TV, quadrinhos e demais expressões culturais sempre renderam assuntos diversos. A partir do momento que os “nerds” e “geeks” ganharam protagonismo e voz, a cultura pop em geral se tornou pauta de sites, vídeos e comunidades em redes sociais.

Hoje em dia, há um público sedento pelo mais recente filme com super herói e a inédita temporada da série do momento. 

Nesse contexto, não dá para esquecer do fator retrô que também faz parte de quem aprecia cultura pop. Muitas vezes, aqueles fãs que viveram na era pré-Youtube gostam de lembrar das séries favoritas da infância, das músicas e dos programas de TV. 

Assim como a nova geração talvez tenha curiosidade em saber quais foram os games, as revistas e os personagens que nossos ancestrais tanto gostavam. 

Por isso, na hora de investir em um blog com conteúdo sobre cultura pop, a nostalgia é um bom conceito a ser trabalhado.

Os filmes do tempo do VHS

Antes da era dos downloads, antes da Netflix, o formato VHS era um dos suportes para quem curtia filmes. Sendo assim, uma dica interessante para o seu blog é postar conteúdo sobre filmes que marcaram aqueles tempos.

É interessante trazer curiosidade sobres as produções. Graças a uma boa pesquisa, você pode trazer detalhes sobre os atores, efeitos especiais, trilha sonora e mais uma série de detalhes que podem enriquecer o seu conteúdo.

Nessa onda de filmes protagonizados por super heróis que saíram recentemente, que tal uma postagem comparando, por exemplo, as antigas produções com as atuais? Que tal também uma matéria sobre filmes antigos baseado em games?

 Games – Do tempo dos 16 bit

Falando em games, ainda que a franquias como League of Legends tenha uma legião de fãs, um blog com conteúdo retrô não pode esquecer de jogos do passado. 

Houve um tempo em que 16 bits era o ápice da tecnologia em games. Os fãs se lembram de Street Fighter II, Mortal Kombat, Mario, Sonic e outros clássicos do período.

Nesse contexto, assuntos não faltam. É possível falar sobre personagens que ficaram famosos e até pesquisar algumas curiosidades sobre a história da produção dos jogos. Se quiser também ir mais fundo dá até para falar sobre consoles específicos.

Inclusive, é possível trazer algumas postagens com informações e curiosidades sobre consoles da época, como o Master System e o Mega Drive. Quer uma dica? Leia o livro A Guerra dos Consoles, que mostra os bastidores da “épica batalha” entre as duas concorrentes.

Televisão – As séries que se tornaram hit

E você aí já se perguntou como as pessoas sobreviviam nos anos 90, sem smartphone, WhatsApp e a possibilidade de tirar selfies? Então dê uma olhada em séries como Seinfeld e Friends. 

Essas séries, assim como outras do período, se tornaram ícones daquela década e até hoje possuem alguns fãs espalhados por aí. Eles vão apreciar saber mais sobre o elenco, episódios e curiosidades acerca dos bastidores.

Assuntos não faltam quando se trata de séries nostálgicas. E pode incluir aí na lista a presença dos animes como Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco que foram apenas algumas dessas atrações que abriram a porta para a invasão oriental no ocidente.

A plataforma certa para o seu blog

Além da versatilidade, uma das principais vantagens que os blogs apresentam é a facilidade de criação e gerenciamento. Quem quer administrar um blog não tem a necessidade de ser um perito em linguagem de programação, pois todos os procedimentos são intuitivos.

Isso se deve à popularização das ferramentas de desenvolvimento web e a internet em si. Hoje em dia, quando se fala em blog, existem várias plataformas de criação como o Joomla!, o Wix e também a mais conhecida e recomendada delas, que é o WordPress

 As vantagens do WordPress

Para você criar e administrar o seu blog sobre cultura pop e retrô, o WordPress traz alguns benefícios bem interessantes. Confira alguns a seguir. 

Templates variados

Os temas são bem diversificados e com certeza vai ter algum que se encaixa perfeitamente com o tema cultura pop, nerd e nostalgia. Além do mais, há templates gratuitos, mas para quem quer um blog profissional, vale investir em um pago, que apresenta mais recursos.

Plugins variados

Plugins são softwares que trazem mais funções para o seu blog. Há plugins que servem para comprimir imagens nas postagens, outros para identificar links no seu blog que não funcionam, enfim, há uma variedade deles.

Mas lembre-se: instale plugins com moderação e utilize apenas aqueles que serão essenciais. O excesso deles poderá dificultar o carregamento das páginas em seu blog.

Dicas fáceis de encontrar

O WordPress conta com uma vasta comunidade de usuários. Diante de qualquer dúvida sobre usabilidade, plugins e outros recursos, é fácil encontrar tutoriais, artigos e vídeos explicativos sobre o assunto.

É interessante salientar também que, por ser uma plataforma bastante utilizada hoje em dia, já existe até mesmo hospedagem de site baseada nas características e funcionalidades dela. 

Então, para você que quer ganhar dinheiro com um blog sobre cultura pop, está aí a dica de uma plataforma profissional e com vários recursos importantes.

Como monetizar o seu blog

Além de uma boa plataforma, de uma hospedagem de site e também de um registro de domínio, é importante adotar uma série de estratégias capazes de tornar o seu projeto online lucrativo.

Divulgação bem feita e conteúdo de qualidade ajudam muito. E podemos até afirmar que eles são a base para o seu blog se tornar rentável. No entanto, é fundamental levar em consideração outros detalhes igualmente relevantes.

Com eles, o seu blog sobre nostalgia e cultura pop terá a relevância e o alcance que você espera, dialogando com o público certo.

As técnicas de SEO

Não dá para falar em relevância online sem falar nas indispensáveis técnicas de SEO. Tais técnicas são um conjunto de práticas simples, que possibilitam que o seu blog consiga conquistar posições de destaque nas páginas de resultado do Google.

Sabe quando você pesquisa algo no Google e na página seguinte ele mostra o link de vários sites e blogs? Pois bem, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) auxiliam que o seu blog encontre um lugar ao sol, nos primeiros resultados.

As técnicas de otimização de busca não vão tornar o seu blog famoso de imediato. É importante destacar isso, pois elas sozinhas não fazem milagre e devem ser trabalhadas constantemente com um bom esforço de divulgação.

Mas ainda assim, na atual era dos algoritmos, elas são aliadas importantes para tornar o seu blog amigável aos olhos do Google. Algumas das principais técnicas de SEO envolvem o uso adequado dos termos de busca. 

Nesse caso, entra a utilização bem feita das palavras-chaves no texto. Para encontrar os termos de busca ideais é necessário levar em conta o conteúdo que você vai apresentar no seu blog. 

Nesse caso, “desenhos animados antigos”, “hits dos anos 90”, “séries clássicas” podem ser alguns dos termos de busca mais adequados para o seu blog. 

Inclusive, diante de um bom estudo de técnicas de SEO, você perceberá que elas devem ser trabalhadas em locais estratégicos do texto, incluindo aí títulos, subtítulos e legendas de fotos e vídeos.

Falando em técnicas de SEO, instale no seu blog o Yoast SEO. A gente já falou que excesso de plugins deixam o seu blog lento e isso atrapalha a Experiência do Usuário, mas se há um plugin que você deve evitar descartá-lo na hora da faxina, esse é o Yoast SEO.

Ele analisa nas postagens aquilo que funciona e aquilo que deve ser melhorado em termos de técnicas de SEO.

Por outro lado, o link building, ou construção de links, é uma das mais poderosas estratégias de SEO. Ao ser mencionado em outros sites, você diz para o Google que o seu blog é relevante e merece estar nas primeiras posições das páginas de resultado.

Os links podem levar para outras páginas do seu blog ou até mesmo para outros blogs e sites, desde que tenham alguma relevância com o conteúdo que você trabalha.

Porém, como tudo em SEO, é importante usar links com moderação. O Google e os seus algoritmos são exigentes quanto a Experiência do Usuário e não levam em consideração um festival de links criados a esmo.

Dicas práticas para lucrar com o seu blog 

Ao adotar as técnicas de SEO, aos poucos você vai tornando o seu blog cada vez mais relevante, com mais acessos e visitantes. A partir disso já pense em algumas ideias práticas para monetizar o seu conteúdo. Veja alguns exemplos abaixo!  

Espaços pagos

Como o assunto do seu blog é cultura pop e nostalgia, a ideia é fazer parcerias com serviços relacionados ao assunto, como, por exemplo, livrarias, lojas de HQs, de games, enfim, de empresas que atendem o público interessado pelo seu conteúdo.

Nesse caso, você pode fazer postagens divulgando os produtos e os serviços de tais empresas e ainda lucrar com isso.

Venda de produtos

Action figures, que são as famosas miniaturas de personagens da cultura pop, fazem muito sucesso não apenas entre crianças, mas também entre o público adulto e colecionador

Além desses, há outros produtos que podem interessar ao seu público, como, por exemplo, chaveiros, copos e demais adereços baseados em personagens e obras conhecidas da cultura pop.

A venda desses produtos é uma iniciativa interessante para o seu blog gerar receita.

Programa de afiliados

Consiste na divulgação de produtos de terceiros. Nesse caso, o seu blog anuncia o produto e ainda é remunerado quando a venda é efetuada a partir do seu link. 

O Google Adsense é um dos mais famosos programas de afiliados. No entanto, há outros, como o Hotmart, o Afilio e o Lomadee. 

Conteúdo Premium

Digamos que além de falar sobre histórias em quadrinhos no seu blog, você também produz esse tipo de arte. Nesse caso, você pode vender a sua obra no formato digital por meio de e-books, que nada mais são do que infoprodutos.

O fato é que cultura pop abrange vários conhecimentos. Se você entende de cinema, por exemplo, pode vender pelo seu blog cursos online sobre esse assunto. Os formatos, além do e-book, podem ser podcast ou videoaula.

Ganhar dinheiro com um blog não é fácil, mas está longe de ser impossível

Além do mais, na era dos geeks e nerds, a cultura pop conta com seguidores cada vez mais sedentos de informação. 

Por isso, seguindo os passos certos, utilizando as redes sociais, com uma hospedgem de site, registro de domínio e canais adequados, é possível criar um público interessado no que você tem para falar.

Por fim, e indo mais além, se interessando em comprar o que você tem para oferecer. É aí que o que era um simples hobby, aos poucos vai se tornar o jeito de ganhar dinheiro fazendo o que gosta.

LEIA MAIS SOBRE MUNDO