Escolha uma Página

ATENÇÃO, ESSA MATÉRIA CONTÉM SPOILERS DO 7º EPISÓDIO DE WANDAVISION

O último episódio da série trouxe, finalmente, a revelação de que Agnes era a feiticeira Agatha Harkness o tempo todo. Wanda faz sua descoberta ao descer para o porão da vizinha em busca dos filhos, onde acaba encontrando algo sombrio e macabro. Um objeto em particular chama a atenção de Wanda e do público, principalmente por estar rodeado de uma energia alaranjada. O poder de Agnes é de coloração roxa, indicando que o que quer que seja, aquele livro não está encantado por Harkness. 

Muitos fãs apontaram que o livro em questão poderia ser o Darkhold, também conhecido como Livro dos Pecados ou Livro dos Feitiços. Ele é um livro antigo e contém uma gama de poder imensurável. O livro é feito de matéria negra e foi criado na Dimensão Sombria. É dito que ele contém conhecimento infinito e foi procurado por muitos ao longo das histórias, como o Caveira Vermelha e o próprio Nick Fury. No século 21,  Lucy e Joseph Bauer encontraram o livro no porão de seu dono e o abriram. Quando Lucy tocou suas páginas, descobriu que o texto se transformou para o inglês, enquanto Joseph fez o mesmo e as palavras se transformaram no mais puro alemão. Não demorou para o casal ficar obcecado pelo livro. 

Em uma de suas localizações, o livro foi usado pelo engenheiro Eli Morrow dentro de um prédio abandonado da Roxxon Corporation. Não devemos esquecer que o trailer de Loki nos leva para um prédio da Roxxon, indicando que uma possível relação pode ter sido estabelecida. O prédio acabou sendo invadido pela SHIELD e o livro foi encontrado por Phil Coulson. 

O Darkhold chegou a ser usado até mesmo por Morgana le Fay, a famosa feiticeira das Brumas de Avalon. Ela pretendia usar o livro e seu conhecimento para conquistar a Terra. 

A origem

Anos atrás, o Deus Ancestral conhecido como Chthon escreveu seus feitiços em um lugar impossível de ser destruído. Originalmente escrito em carne e depois sendo transferido para pedra, os feitiços viajaram até serem escritos em um pedaço de papel, mais especificamente em páginas. As mesmas acabaram sendo reunidas  e encapadas, recebendo o nome de Darkhold logo em seguida. Ele serviu de fonte para muitos outros livros de feitiçaria, como o Necronomicon.  

 

Chthon deixou o livro na Terra para que sempre houvesse uma porta para sua dimensão, permitindo que ele fosse convocado a qualquer momento. O livro passou pelas mãos dos egícpios, gregos, babilônios e muitos outros povos antigos. Na era medieval, Mephisto usou o Darkhold para aprisionar um demônio chamado Darklove. 

Quando estava em posse do livro, Morgana tentou convocar Chthon, mas ele se mostrou muito poderoso para ela. Ao tentar manda-lo de volta para sua dimensão, Morgana conseguiu aprisiona-lo embaixo do Monte Wundagore, o mesmo lugar onde Wanda e Pietro teriam sido concebidos. 

Assine o streaming do Disney Plus e ganhe 7 dias grátis na plataforma para assistir seus filmes e séries favoritas do universo Marvel, Star Wars, Pixar, Disney Animation e muito mais.

WandaVision é exibida semanalmente no Disney+.