No Brasil o Dia dos Pais é comemorado, sempre no segundo domingo do mês de agosto, mas nem sempre foi assim. Você sabe como o dia dos Pais se originou?

Nos Estados Unidos a data surgiu no início do Século XX, tendo sido comemorada pela primeira vez em 1910. A data em questão foi 19 de junho (Dia do aniversário de seu pai), como sugestão de uma menina chamada Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart que era um veterano de guerra, e precisou cuidar da menina e de seus irmãos após morte de sua esposa. A Homenagem acabou mobilizando outras pessoas da cidade, e a prática acabou se alastrando para outros lugares dos EUA. Em 1966 a comemoração sofreu alteração e finalmente em 1972 Nikxon, o presidente da época, declarou o terceiro domingo de junho como dia oficial da comemoração.

Já no Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez em 1953, mais precisamente em 16 de agosto. Diferenteente dos EUA, no Brasil, a data não foi pensada como forma de homanagear alguém, e sim através de uma estratégia publicitária, do diretor do jornal O GLOBO, Sylvio Bhering.

A intenção de Bhering era associar a data ao dia de São Joaquim (pai de Maria que é mãe de Jesus Cristo), data esta que é comemorada em 16 de agosto, no entanto, a data acabou sendo deslocada posteriormente para o segundo domingo de agosto e assim permanece até hoje.

Feliz dia dos Pais!

LEIA MAIS SOBRE CURIOSIDADES