Por que a reviravolta do Falcão em ‘Cobra Kai’ faz sentido?

No terceiro ano de Cobra Kai, a série -agora- original Netflix, vimos Falcão se livrando -finalmente- da lavagem cerebral John Kreese.

Após inúmeros indícios de desconforto com atitudes tomadas pelo atual sensei do Dojo Cobra Kai, Falcão troca de lado.

Muitos fãs questionaram a repentina mudança, mas na verdade é que a mesma faz todo sentido se pararmos para analisar a trajetória do personagem.

Interpretado por Jacob Bertrand, o personagem era inicialmente conhecido como Eli Moskowitz. Inspirado pelas proezas do caratê de Miguel Diaz, ele também se inscreveu para a tutela de Johnny Lawrence e sua versão condenada de Cobra Kai. Lá, Eli foi encorajado a subverter seus padrões e decidiu reformular completamente sua imagem, se tornando então Falcão.

À medida que suas habilidades de caratê aumentavam, também aumentavam sua arrogância e agressividade. Ele se distanciou de seu melhor amigo, Demetri, e de paixões que o faziam parecer nerd. Eventualmente, esses esforços o tornaram um agressor,  com o intuito de parecer cada vez mais descolado para àqueles que o cercavam.

Após a briga no final da 2ª temporada de Cobra Kai, ele se comprometeu totalmente com os ensinamentos extremistas de John Kreese. No entanto, no episódio 10 da temporada 3 de Cobra Kai, ele parece ter tido uma catarse emocional e decide Salvar Demetri, e se junta ao dojo recém-combinado de Johnny e Daniel LaRusso.

A Verdade é que ao longo da terceira temporada, e a cada episódio, Falcão se mostrava desconfortável com as atitudes que a ele eram impostas, na maioria das vezes. Seu ‘Eu Nerd’ e seu ‘Eu Hardcore’ estavam em constante conflito; e após quebrar o braço do Demtri e ser enaltecido por isso, esse sentimento parece ter se intensificado.

Na mente de Falcão, esse momento, representava o que aconteceu com Miguel, no momento em que ele relutou e teve compaixão por Robby, e acabou sendo jogado da escada. Entretanto, ele conseguiu ver por que Miguel poderia estar certo.

Falcão precisava ter certeza de que sua lealdade ao Dojo, era recíproca, para que tais atitudes pudessem ser validadas em sua consciência, e quando percebeu que não, que não havia lealdade no Cobra kai, principalmente em Kreese, essa chave virou.

A lição principal que havia aprendido “Não deixe ninguém pra trás”, que seguia a risca não existia mais, quando alunos de longa data como Bert e Mitch foram expulsos sem cerimônia. E principalmente que por mais duro que Johnny Lawrence fosse, era feito de coração e para o melhor de cada um.

Momentaneamente percebeu, que o lugar onde se sentia seguro, estava repleto de pessoas que um dia lhe fizeram mal (Principalmente Kyler), e que o espaço que ele tinha, estava lhe sendo tirado aos poucos.

Ele começou a aceitar pra si que Kreese só se importava com a vitória e poderia facilmente se voltar contra ele também; e decidiu voltar para os que eram seus amigos de fato.

E ai, concordam?

 

Todas as temporadas de Cobra Kai estão disponíveis na Netflix .