Escolha uma Página

Uma vitória da Cultura Pop Nacional. Esse é o legado que a primeira edição da CCXP Awards deixou em premiação realizada nesta sexta-feira (15 de julho) em São Paulo. Logo na estreia, a maior premiação do Brasil reuniu influenciadores, famosos e artistas na icônica Sala São Paulo, na região central da cidade. No palco, o grande vencedor da noite, com dois prêmios, foi o filme ‘A Última Floresta’, que levou o grande prêmio da noite, o Grand Prix, e a subcategoria Melhor Filme Nacional. A hashtag #CCXPAwards ficou presente por mais de duas horas nos trending topics do Twitter. O alcance potencial da premiação chegou a mais de 15 milhões de pessoas.

Foram entregues 32 troféus durante a noite em seis vertentes da cultura pop: Filmes, Séries, Literatura, Games & eSports, Quadrinhos e Creators. Todos os vencedores levaram para casa a ‘Glória’, nome do troféu inspirado em um dos principais símbolos da cultura pop, o dragão. A escolha foi feita devido a presença dessa figura mitológica em todos os universos de cultura pop e da CCXP Awards.

Com uma abertura ‘épica’, a CCXP AWARDS trouxe a Orquestra Santa Marcelina tocando o tema da CCXP, acompanhada de diversos bailarinos em figurinos de personagens famosos dos quadrinhos, literatura e do audiovisual. A apresentação da noite foi do host  Tiago Leifert que abriu o evento com a frase “Hoje, nós nerds dominamos o mundo!”. Ainda em clima festivo de um red carpet repleto de estrelas, a CCXP exibiu um vídeo contendo o manifesto do evento que afirma: “A CCXP Awards veio para dar o respeito merecido a todas as categorias”.

A banda Fresno foi a primeira atração musical a se apresentar abrindo o bloco que homenageou os cosplayers com um vídeo especial, mostrando toda a rotina, preparação e a importância deles para a comunidade. 

O melhor do cinema foi o tema do quarto bloco da premiação. Em espetáculo musical, a orquestra executou com perfeição a trilha sonora de E.T, do premiado John Williams, que comemorou 40 anos de seu legado em 2022. O ator Rodrigo Santoro surgiu em vídeo e fez questão de valorizar a produção de audiovisual nacional. Ele ressaltou a importância mundial do Brasil no setor.

Caminhando para o fim, em tom saudoso, o evento fez uma emocionante homenagem póstuma aos artistas. Entre os nomes lembrados estavam os atores Paulo Gustavo, Eva Wilma, Tarcísio Meira, o escritor Artur Xexéu, o autor Gilberto Braga, as cantoras Marília Mendonça e Elza Soares, ao lado de outras personalidades.

Nesta primeira edição o Hall da Fama da Cultura Pop começou a ser construída pela CCXP Awards. Os primeiros nomes homenageados foram: Renato Aragão, Fernanda Montenegro, Laerte, Cao Hamburguer e Mauricio de Sousa.

Para finalizar, Tiago Leifert convidou todos os premiados para subirem ao palco e receberem um longo aplauso do público.