CINEMA | Você sabia que os filmes ruins, são bons?

SHARKNADO É BOM SIM!

Falar mal de um filme ruim é muito fácil, mas e falar bem? Também não sei dizer o motivo de alguém querer falar qual o lado bom dos filmes ruins, mas estamos aqui para descobrir. Vem comigo, pois hoje vou mostrar qual o lado bom de um filme ruim, péssimo, lixo, horroroso… Acho que deu para entender.

TEORIAS | NEM TODAS AS TEORIAS SÃO TÃO BOAS ASSIM!

DESENHOS ANIMADOS | ISSO É TUDO COISA DE CRIANÇA?

Para começar precisamos saber o que faz uma obra ser efetivamente ruim. Mas então vem a pergunta do dia: o que faz um filme bom ser considerado bom? Isso depende muito do que será analisado. Minha maneira favorita de dar nota e analisar é a partir do quesito da diversão. Eu me diverti durante o filme? Até porque a maior parte dos filmes tem como entreter a sua única função real. Depois de ver se me diverti é que começo a pensar nos quesitos técnicos, como efeitos visuais e roteiro.

Vamos fazer algumas comparações para deixar tudo mais claro. De um lado temos ele, pesando mais que um lutador de sumô grávido, King Kong! Do outro lado temos não apenas um, mas um grupo enorme, de tubarões de Sharknado! “Mas caramba, um dos filmes tem um orçamento muito maior e é muito melhor que o outro. Comparação injusta”. Duas coisas: primeiro, a ideia é mostrar porque que o filme ruim é ruim. Segundo, o texto é meu. Se eu quiser eu comparo Vingadores com Carrinhos 2. E sim, isso soou mais grosseiro do que eu esperava.

Kong e a Ilha do Macaco, da Caveira, da Escuridão… Não sei. O filme mais recente sobre o macaco gigante que agora não pode escalar o Empire State, pois a altura dele já passou o arranha-céu. Ele só foi feito desse tamanho para poder lutar com o Godzilla no futuro. Mesmo que eles só se lembrem disso na cena pós créditos, em teoria, ainda é um universo compartilhado.
Quem foi que me deixou fugir do assunto? (Foi você Joffrey? Tô de olho em você rapaz!). Mesmo com várias críticas, Kong é um filme, tecnicamente bom. Os efeitos são convincentes, o roteiro é verossímil e os atores são competentes. Ainda mais tendo o Loki, a Capitã Marvel e o Nick Fury na equipe. Quero deixar claro que eu achei o filme bem mais ou menos, mas precisava de algo mais recente pra bater de frente com o oponente.

Do outro lado desse ringue imaginário que pode ser comparado a uma luta de WWE onde, “sem ensaiar nada”, um cara aleatório da plateia sobe lá e mete a porrada em todo mundo. Temos um sucesso da SYFY, amado pelo fãs, aclamado pela crítica e que conta com a participação até do Jovem Nerd. Isso mesmo, Sharknado! E calma, eu também acho que ele merecia o Oscar, mas vou ter que superar meus sentimentos e fazer uma análise crítica sobre o assunto!

Mesmo sendo difícil dizer, temos que admitir que Sharknado é péssimo. E eu estou falando apenas do primeiro filme, pois sei que só vai piorando. Tanto que, no mais recente, o Jovem Nerd aparece segurando uma ‘cabeça atômica’ criada por uma viagem no tempo, ou algo assim. Eu não sei, parei de tentar entender depois do segundo.

Mas porque que ele é ruim? Acho que o mais difícil é dizer porque é bom, mas tudo bem. Ele tem efeitos péssimos, uma história que não faz sentido nenhum e que se perde dentro dela mesma direto, isso sem falar do elenco que, carambolas, tá pior do que aquela peça de escola sobre o peixinho que nada por aí descobrindo o oceano. Não sei se vocês conhecem, mas é ruim.

Até aí eu só falei mal do filme ruim, justamente o que falei que todo mundo faz. Mas agora é a hora de falar bem. Seria daora se, na verdade, eu só queria falar mal mesmo e o vídeo acabasse aqui. Enfim, Sharknado é bom sim, mas depende de muita coisa. Pensa comigo: você gosta de rir? Você gosta de ver sangue mal feito respingando por aí? Então pronto, você gosta sim de Sharknado. Mas pelo mesmo motivo que eu. A maior parte dos críticos ignora o quesito diversão dos filmes. E na minha cabeça se eu me diverti bastante, até que valeu a pena ver.

E eu sou uma pessoa que gosta muito de zuar filmes. Lógico que no cinema eu não faço isso, porque cinema é feito para ficar calado e assistir ao que está passando. Mas em casa é uma das coisas que eu adoro fazer. Colocar um filme péssimo e ficar zuando é o melhor passatempo do mundo! E os longas que mais abrem espaço para isso são os ruins. Sharknado é divertido se colocado dentro desse aspecto. Ou vai me falar que você é tão cinéfilo que não curte ver um tubarão sendo serrado ao meio com uma serra elétrica? Se você for assim, favor me exclua da sua lista de contatos.

Em resumo: nem tudo que é ruim precisa te trazer uma experiência final ruim. Tudo acaba sendo relativo.

CINEMA | COMO FAZER UMA CRÍTICA BOA AO INVÉS DE SÓ RECLAMAR?

Inscreva-se em nosso canal do Youtube, postamos vídeos todos os dias de diversos temas como filmes, séries, tecnologia, eventos, viagens e muito papo divertido! Além, claro, das lives que rolam toda semana por lá! Venha fazer parte da nossa galera Coxuda do youtube: youtube.com/coxinhanerd

ENTRE NOS NOSSOS CLUBINHOS  http://bit.ly/nossosclubinhos

APOIE O COXINHA NERD http://coxinhanerd.com.br/apoia-se

COMPRE SUA COXINHA http://desejonerd.com.br

JÁ ASSISTIU NOSSO ÚLTIMO VÍDEO DO CANAL?

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

NETFLIX | Confira as informações da empresa na E3!

Obrigada Netflix Na última quarta-feira, a Netflix realizou um painel no E3 Coliseum. O objetivo foi discutir o trabalho companhia com alguns dos desenvolvedores de games mais talentosos do mundo. Com isso, o streaming busca construir jogos que darão aos fãs a...

O ESCOLHIDO | Série estreia em junho na Netflix!

Série estreia dia 28 Mais um sucesso está chegando à Netflix. O streaming lançou hoje o pôster e o trailer oficiais de O Escolhido, primeiro suspense sobrenatural brasileiro da plataforma. https://www.youtube.com/watch?v=MDjQ_N4lYok No vídeo podemos ver a identidade...

VELOZES E FURIOSOS: SPY RACERS | Série animada ganha trailer!

  A Dreamworks e a Netflix estão juntas novamente em alta velocidade para o lançamento de Fast & Furious: Spy Racers! A série animada baseada no universo dos filmes. Ainda não temos muitas informações, sabemos apenas que o protagonista será Tony Toretto,...

Compartilhe:

Quem escreveu?

Lucas M. Mertens

Escritor, roteirista e editor. Um cinéfilo maldito que adora reclamar de diálogo expositivo nos filmes, mas no fim das contas se diverte. Um filme nunca é ruim até que se prove o contrário. Querendo um dia acordar e estar no meio de Hogwarts estudando poções.