Entendendo o final de ÁGUAS PROFUNDAS do Prime Video

Águas profundas (Deep Water), filme que adapta o livro de mesmo nome de Patricia Highsmith de 1957, publicado no Brasil pela Intrínseca, já está disponível no Prime Video e dividiu as opiniões dos espectadores por seu enredo morno e um final pouco satisfatório para a grande maioria.

Eu particularmente gostei, e achei bem interessante a mensagem que a produção quis nos passar, mesmo que de forma pouco objetiva e abstrata.

Abaixo, tento trazer a minha reflexão para a história e o que entendi do final de Águas Profundas:

                  ************* O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS **************

CONTEXTUALIZANDO

No filme, acompanhamos o casal manipulador, Vic e Melinda; cujo o relacionamento é embasado em um acordo nada convencional. Melinda poderia ter o “amigo” que quisesse, contanto que nunca abandonasse sua família.

Eles vivem em uma comunidade unida, onde as fofocas se espalham como fogo e quando Vic “brinca” com um dos amigos de Melinda dizendo que matou um dos amigos anteriores [Martin], sua reputação começa a ficar abalada… inclusive com a própria Melinda. [vale lembrar que posteriormente é confirmado que Vic não teve absolutamente nada a ver com o dito assassinato e que o culpado acabou sendo preso]

Vic parece -de fato- ser apaixonado por Melinda e quando esta começa a se mostrar apaixonada pelos seus amantes, a ponto de pensar em largar o lar, coisas misteriosas passam a acontecer com estes “amigos”. 

O FINAL

Na reta final do filme, vemos Melinda indignada com Vic e convicta de que o mesmo matara Charlie, um dos amantes que ela realmente se sentia envolvida.

Melinda se junta ao seu vizinho Don a fim de investigar Vic, no entanto Vic percebe e confronta Don… E logo tudo parece cair no esquecimento, até que… Melinda acaba se reconectando com um antigo amigo, o Tony… Um cara inteligente com o qual tinha planos secretos de ir embora.

Sabendo disso, Vic o intercepta e o mata em um riacho. Com o passar dos dias, tudo parece estar bem entre Vic e Melinda. Eles parecem ter se reconectado e a intimidade entre os dois voltado ao normal.

Depois de um piquenique agradável com Melinda e Trixie, Vic retorna ao rio para esconder melhor o corpo de Tony, em paralelo Melinda acaba encontrando a carteira de Tony no meio dos caramujos que Vic cultiva. Melinda liga para Don, e o mesmo vai ao encontro de Vic no riacho. Don acaba perdendo o controle do carro que voa do penhasco, quando Vic cai na estrada quase que em frente se sua picape.

Ao chegar em casa, Vic encontra uma Melinda melancólica sentada na escada dizendo que viu Tony…

EXPLICAÇÃO

Claramente Melinda é infeliz com seu casamento. ela não se sente amada por Vic por mais que ele diga a todo tempo, a prova disso é o abuso do álcool. Melinda se embebeda não somente para se sentir livre da prisão infeliz que é o acordo entre ela e Vic, mas também para que tenha coragem de se envolver com tantas pessoas diferentes que em alguns casos não serão capazes de mudar seu destino.

Quando Melinda tem a certeza que Vic fez algo com Tony, quando sua filha a impede de fugir, ela entende que -de fato- está “presa” e precisa manter a família unida. Melinda passou a maior parte do filme sustentando que Vic não tinha paixão nem a amava em virtude de sua frieza, mas no momento que ela se da conta de que ele é capaz de matar por ela, por ciúme à ela, Melinda entende que vale a pena continuar, mesmo que seja um relacionamento doentio.

Vic e Melinda são um casal que, ao tentar resolver os problemas do casamento, abre a relação para ter casos com outras pessoas. Mas, quando os amantes de Melinda passam a aparecer mortos, Vic se torna o principal suspeito dessa série de assassinatos.

O filme já está disponível no Prime Video.

LEIA MAIS SOBRE FILMES