Música | O que é o estilo Indie?

Música | O que é o estilo Indie?

QUE ESTILO É ESSE? LEIA, ESCUTE A MÚSICA E DE DESCUBRA!

Olá coxinhos e coxinhas! Como boa amante de música e que adora exibir o que está ouvindo para as pessoas, eu tive a brilhante ideia de misturar a indicação de artistas com informações sobre o estilo musical em que ele se encaixa.

Hmm, mas isso é importante porquê mesmo? Bom, você está ouvindo uma música que algum amigo indicou e nota uma diferença em relação às que você já havia ouvido, mas pela batida acha que é pop. Aí é que você se engana!

Por exemplo, não sei se você sabe, mas a cantora Rihanna é R&B, não pop como todo mundo diz. Ok, pop é abreviação de popular, ou seja, o que está na mídia, mas o estilo musical da barbadiana é rhythm and blues.

Direto ao ponto, apresento à vocês o novo quadro do Coxinha Nerd: “Que estilo é esse?” que irá ao ar toda penúltima sexta-feira do mês (meio aleatório, eu sei). O primeiro estilo que irei comentar não será o R&B da Rihanna, mas sim o Indie. O que é? Com que se sustenta? Como identifica? Eu sou indie? Segue o post e vamos descobrir.

Indie é uma abreviação do termo em inglês independent (independente em português) e remete ao produto ou estilo cultural que foge às grandes massas, produções, empresas ou distribuições. O produto, cultura ou arte indie é um projeto independente; esses conteúdos não são produzidos “para a mídia”, mas sim para pequenos e seletos grupos de apreciadores de determinado tema ou assunto, por exemplo.

O estilo indie surgiu em meados da década de 1990, impulsionado pelo movimento do indie rock, que é um gênero musical que surgiu em meados da década de 1980 no Reino Unido e Estados Unidos e caracteriza-se pelas bandas de punk rock, rock e pop que não possuem produtores ou meios de entrar para a indústria comercial e tem como aliada a internet, que desde que surgiu facilitou e muito a divulgação dos trabalhos. Apesar de um vestuário parecido, o estereótipo do estilo não se volta à um visual, mas sim remete às atitudes, preferências e comportamentos.

Dentre os artistas indie mais conhecidos temos The Killers, Radiohead e Arctic Monkeys. Abaixo trago uma playlist do youtube com vários sucessos do movimento indie:

E aí, gostaram do post? Não deixem de comentar e compartilhar. Até a próxima penúltima sexta do mês de fevereiro!

Leia mais sobre Música

Vitória Corrêa
por

Vitória Corrêa

A louca dos esportes, música e livros, faço dos meus hobbies uma projeção do meu futuro profissional. Embora formada em técnico em informática, anseio por me tornar uma jornalista esportiva.

Recomendamos para você