Escolha uma Página

Estreou recentemente no Globoplay, a série de terror original brasileira ‘Desalma‘. E em meio a tantas produções que caem no esquecimento, esta certamente será lembrada por muito tempo.

Com um enredo surpreendente e mesclando muita coisa boa de clássicos já vistos , Desalma acompanha a chegada de Giovana (Maria Ribeiro) e suas duas filhas a Brígida, cidade de descendentes de uma grande onda de imigração ucraniana. Ela decidiu se estabelecer lá e reconstruir sua vida após o suicídio repentino de seu marido, que tinha ligações profundas com a cidade. À medida que Ivana Kupala, uma celebração folclórica eslava se aproxima, ela é confrontada por mistérios que cercam um crime do passado e rituais sombrios relativos à transmigração da alma começam.

A produção de 10 episódios consegue com maestria se distanciar totalmente da narrativa das telenovelas que estamos acostumados a ver, e explorar as nuances narrativas do gênero terror sem perder a linha dramática tão enraizado nas produções nacionais.

Desde o primeiro episódio fica claro que os criadores do show, tentaram ao máximo se aproximar das produções internacionais. Seja na narrativa, na filmografia, paleta de cores e fotografia… Cada detalhe e até mesmo as referências ao Iluminado, Poltergeist e A Profecia, se aproximam muito de conteúdos estrangeiros que vemos com frequência. Contudo as paisagens e elementos culturais, deixam claro a origem do programa.

É fato que a mitologia pagã, já trás consigo uma atmosfera de misticismo e vê-la retratada em uma produção nacional é no mínimo interessante. O que torna essa atmosfera ainda mais envolvente é o choque de realidade entre os personagens com as mudanças e a necessidade de se inserir em uma cultura, até então desconhecida.

O elenco é honesto e entrega com precisão as camadas necessárias para cada um de seus personagens. João Pedro Azevedo, Cássia Kiss e Cláudia Abreu estão impecáveis.

Desalma é aquela produção para se consumir com moderação, para se apreciar cada reviravolta. O ritmo é lento, mas ideal para que sintamos o peso de cada mistério que nos é apresentado.

A nova série original brasileira, merece destaque e mesclando os melhores elementos do gênero chamado ‘Folk Horror’, assim como a recente produção da HBO ‘The Third Day’, Desalma chega mostrando que ainda tem muito para nos contar, e que o que aconteceu em Brígida pode ficar ainda pior. Que venha a segunda temporada!

Desalma já está disponível no Globoplay.