Escolha uma Página

Durante a San Diego Comic-Con 2019, a Marvel lançou uma tonelada de notícias sobre a Fase 4 do Universo Cinematográfico para os anos seguintes. Na época, ainda não imaginávamos que o mundo seria assolado por uma pandemia e nem que todas as produções que Kevin Feige exibiu no painel do Hall H sofreriam adiamentos. Mesmo com as mudanças, a Fase 4 finalmente começou com Viúva Negra nos cinemas e com WandaVision nas telas do Disney+. Estamos chegando perto de ver um mundo totalmente novo entrar no MCU com Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.

Shang-Chi pode não ser um nome familiar como Homem de Ferro ou Thor, mas a introdução do mestre chinês de Kung Fu no MCU representa o compromisso da Marvel com uma maior diversidade nas próximas fases cinematográficas. Falta pouco tempo para conhecermos o filme, que chega aos cinemas em setembro deste ano. Com tantas informações lançadas até agora, resolvemos reunir tudo o que sabemos sobre o filme.

Confira:

Direção e elenco

Daniel Cretton foi convidado para enfrentar o desafio de ser o diretor do filme, enquanto David Callaham assume como roteirista. O elenco de apoio inclui Awkwafina (Katy), Meng’er Zhang (Xialing), Ronny Chieng, Fala Chen (Jiang Li), Michelle Yeoh (Jiang Nan), Florian Munteanu (Razor Fist), e Tony Leung (Wenwu, o Mandarin). O protagonista será vivido por Simu Liu, que contará com o retorno de Benedict Wong como o Wong dos filmes do Doutor Estranho. 

A trama

Não sabemos muito sobre a trama exata de Shang-Chi, exceto pelo que é sugerido no trailer e nos quadrinhos. Sabemos que Shang-Chi descobre que é o filho de Wenwu, que deu a ele 10 anos para “viver sua vida” em São Francisco. Terminado o prazo, Shang deveria assumir o posto de Wenwu como líder da misteriosa organização dos Dez Anéis. O trailer indica que o filme provavelmente segue as tentativas de Wenwu de trazer Shang-Chi de volta à mitologia dos Dez Anéis. O teaser mostra que Shang-Chi vai se enfrentar com Razor Fist durante um ataque em um ônibus, no qual Katy e Jon Jon aprendem sobre as extraordinárias habilidades de combate corpo a corpo de seu amigo. Além disso, o Death Dealer faz uma aparição como possível antagonista da produção. 

O Mandarim

Embora o último vilão seja provavelmente o pai de Shang-Chi, O Mandarim, ele terá que trabalhar com alguns vilões menores antes que tudo seja dito e feito. Se você está pensando que o nome soa familiar, sim, já vimos o Mandarim no MCU anteriormente, ou pelo menos uma versão dele. Em Homem de Ferro 3, o Mandarim foi o mestre por trás de uma campanha de terror destinada a desencadear o programa Extremis no mundo. No entanto, Tony Stark logo descobriu que este era apenas uma figura interpretada pelo ator britânico Trevor Slattery (Ben Kingsley), a mando de Killian Aldrich (Guy Pearce), para encobrir seu grande plano. Obviamente, esse não era o verdadeiro Mandarin. Real ou não, porém, Ben Kingsley confirmou à Entertainment Tonight que Slattery retorna em Shang-Chi, ainda que de forma não revelada.

Os quadrinhos

Shang-Chi foi criado por Steve Englehart e Jim Starlin e estreou na Special Marvel Edition #15 em dezembro de 1973. Como a loucura das artes marciais varreu os Estados Unidos nos anos 70, Shang-Chi trouxe em uma história em quadrinhos solo de 1974 até o final de 1983 e desfrutou de cruzamentos com outros artistas marciais da Marvel como o Tigre Branco, o Punho de Ferro e as Filhas do Dragão. E sim, ele foi originalmente modelado depois de Bruce Lee.

Em 1972, a Marvel Comics esperava adquirir os direitos para adaptar o programa de TV Kung Fu da Warner Communications, mas foram negados. Em vez disso, eles adquiriram os direitos da história em quadrinhos para polir o vilão Dr. Fu Manchu e desenvolveram Shang-Chi como seu protagonista. Notadamente, a Marvel decidiu retrabalhar o enredo original para substituir Fu Manchu – considerado uma relíquia ofensiva do “perigo amarelo” racista da América.

Os poderes

Embora não esteja claro exatamente quão extensas são as habilidades de luta de Shang-Chi, ele é proficiente em inúmeros estilos wushu desarmados e baseados em armas, incluindo o gùn, nunchaku, e jian. Ele é um dos mais fortes não-super-humanos da Marvel Comics, dedicando sua vida às artes marciais e se tornando o melhor atleta e lutador que ele pode ser. Muitas de suas habilidades físicas são amplificadas por seu domínio do chi, o que lhe permite aproveitar uma força interior e superar suas limitações físicas humanas comuns. Ele pode esquivar-se de balas e desviar as armas com seu aparelho.

Nos quadrinhos, Shang-Chi tem sido procurado por muitos personagens sobre-humanos, incluindo o Capitão América, Homem-Aranha e Wolverine, para ajudá-los a fortalecer suas próprias habilidades de combate corpo-a-corpo e força interior.

Shang-Chi e a Lenda dos 10 Anéis chega aos cinemas em 3 de setembro. 

LEIA MAIS SOBRE FILMES