The Third Day: 2º episódio do Inverno é marcado por nascimento e reencontro

Foi ao ar ontem, 12 de outubro, na HBO, o segundo episódio do arco inverno em The Third Day. Intitulado ‘Tuesday – The Daughter‘ o quinto episódio de The Third Day é marcado pelo nascimento de um novo membro de Osea e um inesperado reencontro.

Como falamos no episódio anterior, o arco inverno teve uma mudança geral na parte técnica, principalmente de direção. E fica clara essa mudança. Se em verão víamos episódios sempre muito escuros e psicodélicos, baseados na mente confusa de Sam; em inverno a trama linear e objetiva fica muito evidente, e conseguimos compreender para onde a história está caminhando desde seu início.

Este episódio, começa bem onde o anterior termina. Helen e as meninas estão no quarto dormindo; quando ouvem os gritos de uma mulher em trabalho de parto.

O Pub parece dividido, enquanto pessoas se preocupam com Jess prestes a dar a Luz, outros procuram não se envolver; e é neste momento que Helen interfere e coloca o bebê na posição correta para o nascimento.

Enquanto Helen procura compreender tudo que está acontecendo ali, os ilhéus a orientam sobre a passagem aberta e que ela pode ir embora se quiser; mas Helen quer respostas, será que eles conhecem Sam? 

Jess foge, e começa uma busca pela ilha para encontrá-la. Enquanto as crianças ficam em casa, Helen ajuda e enquanto procura, confidencia a seu parceiro de busca, que Nathan não era o anjo que as pessoas acham. Ele era uma criança difícil e violenta, e que a última coisa que havia dito à ele antes de seu sumiço era que desejava que ele nunca tivesse nascido. Após explanação, o velho bêbado reaparece, e enquanto divaga ela começa a entender que existe uma divisão atual em Osea. Parte acredita que a ilha precisa ser reaberta, enquanto parte acredita que ela precisa permanecer fechada. E isso esta acontecendo por causa de Sam, onde alguns acreditam que a escuridão resida nele.

Helen confronta quem mentiu para ela, e com mais mentiras na mente decide ir embora com as meninas, e nesse momento ela encontra Jess se jogando ao mar (Ela queria ou não essa criança, afinal?). Helen ajuda Jess e finalmente realiza o parto, e é nesse momento que a personagem de Naomi Harris, Helen, descobre que o bebê que ela acabou de ajudar a dar à luz, é filho de seu marido desaparecido Sam – que ainda está vivo, bem e morando em Osea, apesar de tudo o que ouviu ao contrário.

Precisamos enaltecer a atuação de Harris, pois o sutil limiar entre a alegria de ver uma criança vir ao mundo, com o choque da notícia é impactante. Mas Helen tem que se controlar, ela tem que manter a face serena e pacífica. Mesmo quando Jess, pede à Helen que vá até a “casa grande” para avisar Sam sobre o nascimento de sua filha. Com esse misto de sentimentos, visível em seu rosto, ela aceita a incumbência.

E por mais que os elementos mais sinistros de The Third Day estejam fora deste episódio, já valeu a pena só pela entrega de Naomi Harris.

Não sabemos como era essa família antes. Tivemos algumas sutis informações sobre o passado de Sam que vieram da boca de Helen, além de revelações sobre como Nathan era uma criança difícil. Mas qual é o grau de desespero de Helen, ao ponto de deixar suas filhas sozinhas com pessoas que claramente não as querem ali, tendo perdido outro filho anteriormente?! Será que Helen está em surto assim como Sam parecia estar? Não sabemos, mas sabemos que as meninas, filhas de Helen correm risco, enquanto ela fica de cara com Sam.

A filha mais velha, curiosa por religião, Ellie, é levada embora pelo filha mais velha de Jess, sim se você ainda não tinha percebido, as meninas de Jess apareceram no último episódio do arco verão, uma adolescente assustadora chamada Kail. Ela leva Ellie para uma caverna subterrânea onde ilhéus perseguidos costumavam vir para realizar seus ritos religiosos, uma mistura de cristianismo e paganismo. Ela relaciona várias atrocidades cometidas na ilha com mazelas sofridas no mundo. Osea é o coração do mundo e precisa estar em equilíbrio para que o mundo esteja também. ouvimos isso muitas vezes e é constantemente repetido à Ellie, por Kail. Para Ellie, uma garota que se sente excluída e abandonada, de repente descobrir que você está no centro do universo é algo bem atraente.

A situação de Lu, é bem mais assustadora. Deixada a sós com Jess, ela se parece bem confortável com a mulher, até que menciona Nathan, seu irmão que acredita estar morto. Jess então percebe que ela é uma das filhas de Sam, e obviamente uma ameaça à linha de sucessão que poderia teria o novo bebê de Jess como o líder legítimo da ilha. Jess puxa uma faca e Lu corre para salvar sua vida. Nesses momentos, a transformação dentro de Jess é assustadora de se ver, e a atriz Katherine Waterston realiza a mudança definitivamente surpreendente.

E claramente, nesse ponto da história percebemos que Helen, Lu e Ellie correm riscos se confiarem nos ilheus errados, lembre-se a ilha está dividida e pessoas querem -de fato- Sam fora de lá. O que vai acontecer? Não sabemos, mas sabemos que The Third Day, até o momento tem se mostrado uma das melhores produções de 2020.

The Third Day‘ tem novos episódios toda segunda-feira, às 22h, na HBO e na HBO GO.