Escolha uma Página

UMA VIAGEM POR RESPOSTAS PARA A HUMANIDADE!

Por que algumas pessoas tem sucesso e outras não? Por que nos apaixonamos por nossos parceiros, por amigos e mesmo por estranhos? De onde vem a nossa necessidade de compartilhar convicções que criou a cultura humana? Continuação de “The Story of God com Morgan Freeman”,  a nova série da National Geografic – “The Story of Us com Morgan Freeman” –  busca respostas a essas grandes questões e muitas outras. Vem comigo?

Tive a oportunidade de conferir o episódio “A Luta Pela Paz”. Fiquei impressionada não só pela belíssima fotografia, mas também pela forma progressiva com a qual somos apresentados ao tema. Eu sou uma pessoa naturalmente curiosa, e aprender sobre costumes de guerra e paz de diferentes povos, assim como as vantagens e desvantagens que o avanço da tecnologia e seu uso nas guerras podem trazer, foi uma experiência agradável. Tudo me levou a olhar para dentro de mim mesma e me perguntar o quanto eu tive atitudes “bélicas” na minha vida. O ser humano é mesmo uma espécie fadada ao conflito? Existem outros caminhos para resolver as coisas, mas nós apenas seguiremos o que parece ser mais fácil? Onde iremos parar se a escassez de recursos é o nosso principal gatilho de conflito e, o nosso “estoque” no planeta parece estar cada vez mais  se esgotando? Impossível não sentir o peso dessas perguntas…

Em uma época em que os acontecimentos mundiais parecem dividir culturas, “The Story of Us” pretende revelar a humanidade em comum nas pessoas. Cada um dos seis episódios explora uma única força ou tema fundamental: liberdade, paz, amor, divisão social, poder e rebelião. Ao longo da viagem, Freeman conhece e fala com poderosos líderes mundiais, pessoas comuns com histórias extraordinárias e muito mais. Segundo ele, “Falar com três presidentes e dois vencedores do Prêmio Nobel da Paz, além de viajar para regiões remotas da África e da América Central foi uma experiência inesquecível para mim. Foi uma viagem incrível ao redor do mundo para entender como a cultura humana tomou tantas formas diferentes”.

Freeman viaja para entrevistar diferentes personagens que incluem:

  • Bill Clinton: o ex-presidente americano fala sobre o que significa suportar o peso de exercer um grande poder, tanto nos Estados Unidos como no resto do mundo.
  • Evo Morales: primeiro Presidente indígena da Bolívia e da América Latina.
  • Paul Kagame: o presidente de Ruanda, cujo povo conseguiu estabelecer a paz após a guerra civil.
  • Joshua Coombes: cabeleireiro londrino que iniciou o #DoSomethingForNothing, ação que encoraja atos diários de bondade. Ele corta o cabelo de sem-teto para ajudá-los a recuperar a dignidade.
  • Rigoberta Menchú: ativista político ganhador do Prêmio Nobel que dedicou sua vida à defesa dos direitos indígenas, gravado na Guatemala.
  • Albert Woodfox: preso que ficou em prisão solitária por 43 anos nos EUA. Sua condenação foi anulada em 2014 e ele foi libertado em 2016.
  • Megan Phelps-Roper: membro proeminente da Igreja Batista de Westboro, antes de abandoná-la em 2012. Desde então, tornou-se defensora das pessoas e ideias que costumava desprezar, especialmente o valor de ter empatia pelas pessoas que têm diferentes ideologias.

The Story of Us com Morgan Freeman“, estreia hoje,  dia 20 de janeiro, às 22h30.

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: