Escolha uma Página

Não é preciso ser muito antenado em redes sociais para lembrar do polêmico relacionamento entre Taylor Swift e Kanye West. Tudo começou em setembro de 2009, quando Taylor recebeu o primeiro VMA de “Melhor Vídeo do ano” da sua carreira, com o videoclipe country de You Belong With Me. Quando subiu ao palco para recebê-lo e fazer seu discurso, o cantor Kanye West a interrompeu subindo ao palco abruptamente.

Ele tirou o microfone de sua mão, disse que deixaria Taylor “terminar seu discurso”, mas que teria de dizer que “Beyoncé havia feito o melhor vídeo de todos os tempos” com Single Ladies (Put a Ring On It). Taylor deixou o palco sem terminar de agradecer, deixando a todos embasbacados. Ela ainda não sabia, mas aquilo se tornou um momento histórico na premiação.

A repercussão

O assunto chegou até mesmo a Barack Obama, atual presidente na época. Ele disse que West não deveria ter feito aquilo, minutos antes de dar uma entrevista a um programa de televisão na TV aberta. Para finalizar sua opinião sobre o assunto, Obama declarou: “Ele é um imbecil”.

West se recusou a pedir desculpas e Taylor comentou estar bastante abalada com a situação. O assunto só viria a tomar novas proporções em 2010, quando Kanye, por meio da sua conta no twitter escreveu: 

“Me desculpe Taylor. Ela não tem nenhuma culpa nos meus erros durante a premiação. Ela não tinha ideia do que iria acontecer. Ela é apenas uma pequena garota com sonhos como todos nós. Eu escrevi uma música para Taylor Swift e é tão bonita, eu espero que ela receba.  E se ela não receber, então eu irei performar para ela. Quando eu acordei daquele pesadelo maluco. Olhei no espelho e disse CRESÇA KANYE… Eu tenho que tomar responsabilidade pelos meus atos. Nós dois somos artistas e a midia e os empresários estão tentando ficar entre nós dois. Ela merece desculpas, mais do que qualquer outro.  Obrigado a Biz Stone and Evan Williams (Criadores do Twitter) por criar uma plataforma em que possamos nos comunicar diretamente.”

Continua

A resposta de Taylor veio com o lançamento de seu terceiro álbum, “Speak Now”, lançado em Outubro de 2010. A resposta foi a canção intitulada Innocent. Na premiação de 2015, Swift e West resolveram suas diferenças e se reconciliaram no palco do VMA, um grande marco já que foi ali naquela premiação que tudo começou. Mas não durou muito.

Durante a divulgação de seu novo álbum, “The Life of Pablo”, o rapper divulgou a faixa “Famous”, em que ele afirma na letra que “sente como se ele e Taylor ainda fossem transar, pois ele fez a vadia famosa”. No videoclipe da música, West usou bonecos de cera de famosos nus dormindo lado a lado. Ele pôs a boneca deitada ao lado de West, uma exposição já mais vista da cantora, até o momento.

A resposta de Taylor veio durante seu discurso em uma premiação:

“Quero dizer a todas as mulheres por aí: haverá pessoas no caminho que tentarão desprezar o seu sucesso ou levar todos os créditos pelos seus êxitos ou pela sua fama. Mas se você focar no trabalho e não permitir que essas pessoas a menosprezem, um dia chegará ao seu destino, olhará à sua volta e saberá que foi você e aqueles que gostam de você que a colocaram no topo, e essa será a melhor sensação do mundo”.

Taylor foi alvo de inúmeros ataques pela imprensa e o público. A cantora passou quase um ano sem aparecer em suas redes sociais e na mídia. Em 2020, a gravação inteira de Kanye vazou na internet, provando que Taylor estava certa o tempo todo e a gravação foi manipulada.

LEIA MAIS SOBRE MÚSICA