Muitas informações foram reveladas com os trailers de WandaVision, como a presença de Monica Rambeau no seriado. A introdução de Rambeau nos vídeos trouxe também uma velha sigla conhecida dos fãs da Marvel, que promete ter grande importância dentro do cenário da série. Estamos falando da S.W.O.R.D. (E.S.P.A.D.A.), uma das agências de inteligência mais importantes da Marvel. Há quem a considere como uma agência irmã da S.H.I.E.L.D., enquanto outros a tratam como parte dessa organização.

Mas afinal, o que é a S.W.O.R.D. ?

A sigla significa Sentient World Observation and Response Department, que em tradição livre seria o Departamento de Observação e Resposta a Mundos Sencientes. Em palavras mais claras, a agência funciona como uma organização contraterrorismo, voltada para ameaças que vem do espaço, ou seja, ameaças extraterrestres. A agência é responsável por observar e enfrentar forças espaciais que podem representar perigo à Terra. Ela pode ser considerada uma subdivisão da S.H.I.E.L.D., mas tem suas próprias regras e filosofias, além de uma autonomia enorme. 

As relações da agência com a S.H.I.E.L.D. teriam ficado estremecidas após Nick Fury sair do comando. A sede da  S.W.O.R.D. fica em uma estação orbital conhecida como Peak. A agência foi introduzida em uma HQ dos X-Men lançada em 2004, criada por Joss Whedon e John Cassaday. Na HQ em questão ficamos descobrindo que o dragão Lockheed é um agente infiltrado da  S.W.O.R.D. dentro da escola do Professor Xavier. 

Invasão Secreta

O grande destaque da agência veio na história Invasão Secreta, quando o quartel general é destruído por um impostor Skrull, disfarçado de Dum Dum Dugan. Muitos agentes foram mortos, inclusive a líder da  S.W.O.R.D., Abigail Brand. 

WandaVision

Embora a sigla já tenha um significado definido nos quadrinhos, na nova série da Marvel teremos algo diferente. Em imagens divulgadas em cartões colecionados comercializados nos Estados Unidos, descobrimos que S.W.O.R.D. irá significar Sentient Weapon Observation Response Division, que em tradução livre significa “Divisão Senciente de Respostas e Observação de Armas”. Quando pensamos no cenário da série, faz muito mais sentido termos essa nova versão da agência do que a anterior dos quadrinhos, afinal, Wanda e Visão não seriam ameaças extraterrestes. 

Essa nova versão da agência monitora qualquer objeto ou ser que pode ser considerado uma arma. Quando pensamos nos poderes que Wanda e Visão tem, é bem provável que a agência esteja atrás dos dois, principalmente de Wanda, que ainda não tem muito controle de seus poderes.

Ainda não sabemos exatamente qual será a participação da S.W.O.R.D. em WandaVision, mas estamos ansiosos!