Como Archie e Betty ganharam superpoderes na sexta temporada de Riverdale?

Logo após os eventos do quinto episódio de Riverdale apresentarem um universo paralelo chamado Rivervale, o sexto episódio de Riverdale seguiu a história exatamente onde a quinta temporada parou.

Archie e Betty finalmente decidiram dar uma chance e antes de dormirem juntos, Betty recebeu uma ligação de que havia uma bomba plantada por Hiram embaixo da cama. Eles desceram até a área da cozinha e ficaram juntos, com Archie a protegendo, como um escudo. Devemos lembrar também que na mesma hora Jughead estava descendo as escadas e indo até à cozinha e em um lugar não tão distante Cheryl lançava a maldição de sua antepassada Abigail Blossom, em Archie, Betty e Jughead.

Mesmo que pareça impossível e como nós sabemos que a bomba acabou gerando um universo paralelo, nossos personagens saíram vivos e tiveram consequências um tanto paranormais.  

Com apenas com machucados leves, Archie percebeu estar aparentando estar mais denso e invulnerável quando notou que não se machucou com um prego em seu braço. Já Betty começou a ver algum tipo de luz vermelha em volta de um enfermeiro quando foi fazer exames no hospital, ela começou a ver que de alguma forma ela podia observar a força vital das pessoas, como a aura dela e perceber quando as pessoas estão prestes a fazer algo ruim.

 Em entrevista ao ao TV Guide,  o criador da série Roberto Aguirre-Sacasa, falou um pouco sobre a escolha dos “poderes”:  É engraçado. Quando estávamos falando sobre isso, queríamos pegar habilidades que os personagens já haviam exibido ou manifestado. Sempre brincamos que Archie é invencível e, com Betty, fizemos um grande negócio no passado que ela conseguiu identificar assassinos em série olhando em seus olhos e tendo esse tipo de sexto sentido sobre isso. Então foi assim que começamos a falar sobre esses presentes, se são presentes, ou maldições, se são maldições.

Jughead não demonstrou nenhuma habilidade, apenas que com o tempo,  depois da explosão sua audição havia sido prejudicada e é claro, não podemos esquecer de Bingo, o cachorro de Archie, que estava na cozinha na hora da explosão que em menos de dez horas que havia sido levado ao veterinário com todas as patas quebradas, milagrosamente elas estavam ótimas.

Mas como Riverdale agora está criando inumanos?

Isso não seria nada de mais se Riverdale fosse uma série da Marvel ou até da DC. Na Archie Comics em 1965, de fato a turma do Archie tem poderes e eles são super-heróis. O que não surpreende é que o criador da série já planejava desde a primeira temporada incluir o sobrenatural na cidade.

Em uma entrevista ao EW ele disse “Durante a primeira temporada de Riverdale – antes de Riverdale explodir e se estabelecer como uma espécie de show noir, crime e pulp – dissemos:‘ Talvez a 2ª temporada seja como Afterlife With Archie. Faremos uma grande mudança de gênero e será horror, e será Afterlife e Sabrina pode vir e ser a antagonista “, explicou RAS. “Houve até um momento em que falamos sobre o momento final da 1ª temporada ser a chegada de Sabrina.”

Então com essa entrevista fica bem claro que houve sempre uma vontade do criador de estar mudando o gênero da série e o especial foi o momento exato de começar tudo e dar um novo gás as histórias. 

Voltando para a série, tentando seguir um raciocino lógico, a única explicação para  isso tudo na ligação entre a maldição de Cheryl e como isso trouxe a “magia” de volta para Riverdale.

Vamos relembrar que:

No último episódio da quinta temporada descobrimos que Cheryl é descendente de Abigail Blossom, queimada na fogueira em 1890, acusada de ser uma bruxa pelos descendentes diretos de Archie, Juhead e Betty. Mas, na verdade, eles queriam apenas as terras dos Blossom para explorarem a procura do mineral chamado palladium – o  mesmo que Hiram passou a vida inteira procurando e era por isso que fazia de tudo para acabar com a cidade.

Antes de morrer, Abigail lançou uma maldição sobre seus inimigos e basicamente é isso que explica como sendo o pecado original da cidade e por que durante tantos anos a cidade sofre com muitas mortes. A temporada termina com Cheryl repetindo a maldição, já que Archie, Betty e Jughead ignoraram o que seus antepassados fizeram e não se retrataram pedindo perdão a ruiva. 

Então… No final do episódio 6×06 percebemos (por intermeio de Nana Rose) que Cheryl agora está sendo usada como receptáculo de Abigail. A nova Blossom quer vingar daqueles que a jogaram na fogueira a muitos anos atrás. Antes disso, Cheryl ao saber da explosão tentou retirar a maldição, mas como a garota é iniciante na magia, ela muito bem de alguma forma pode ter meio que feito com que eles de alguma forma adquirissem poderes.

É estranho a forma em que tudo está sendo feito, mas como Veronica disse uma vez: “É Riverdale!”. Coisas estranhas são normais, principalmente mortes, muitas mortes!

 Acredito que Jughead vai ter alguma habilidade a ser explorada ainda e está demorando pelo fato de que estava um pouco mais longe da explosão. Se fosse chutar ele poderia muito bem ler mentes ou até mesmo ter uma super audição.

Mesmo seguindo um caminho arriscado, as pessoas estão interessadas em ver onde a história vai acabar, principalmente pela promessa de um grande arco para Veronica (que carrega a morte de seu pai), Cheryl com sua antepassada bruxa Abigail, Betty ter que lidar com um serial killer, Toni tendo que reerguer a cidade e os (Serpentes), Archie tendo que impedir que novos vilões apareçam para comprar terrenos na cidade e Jughead aprendendo a lidar com sua possível perda de audição.

Fora é claro a relação dos novos casais que se formaram no final da quinta temporada.

É bizarro, porém de alguma forma deixou muita gente curiosa, até mesmo pessoas que deixaram de assistir à série após as primeiras temporadas!

Os roteiristas da série chamaram a atenção e mesmo que a pessoa nem curta tanto assim, muitos vai acabar assistindo aos próximos episódios só para entender de fato o que irá acontecer com os moradores de Riverdale.

Novos episódios de Riverdale vão  ao ar aos domingos às 22:30 na Warner Channel.

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES