HQ de super-herói brasileiro LGBTQIA+ está no Catarse

A obra em financiamento coletivo pela plataforma Catarse é realizada 100% por profissionais da comunidade LGBTQIA+

Christian Gozatti, doutor em comunicação e fundador do Diversidade Nerd, criou a HQ “Boy Magya Contra o Monstro do Armário” em parceria com Guilherme Smee, publicitário e roteirista de quadrinhos, e Danverdura, ilustrador. A HQ, que faz uma crítica a governos autoritários e leva representatividade para o meio nerd, está em projeto de financiamento coletivo pela plataforma Catarse e conta com diversas recompensas para os apoiadores, que vão de pôsteres e edições digitais e físicas do quadrinho até outros livros escritos e ilustrados pelos autores. A campanha começou em abril e busca alcançar trinta mil reais para viabilizar a publicação do projeto que acontecerá em junho deste ano.

“A HQ é um projeto que visa divertir, ser representativa e, ao mesmo tempo, servir como reflexão sobre a política e a diversidade no contexto brasileiro. É um projeto idealizado por pessoas LGBTQIA+ e 100% desenvolvido por profissionais LGBTQIA+”, conta Chris. A obra traz também várias referências à cultura pop e críticas ao ex-presidente do país.

O pesquisador e influencer lançou em 2022 o livro “Pode Um LGBTQIA+ ser super-herói no brasil?” que já trabalha a temática da representatividade nos quadrinhos e a censura da comunidade no meio. A nova HQ é uma forma de dar continuidade a essa pauta defendida em suas redes sociais, e mudar o cenário brasileiro.

SINOPSE

Boy Magya é o nome do alterego (essa coisa de ter um nome pra combater o crime na noite é tão drag) do jovem Mario, um doutorando em arqueologia na UFPE que ganhou superpoderes ao encontrar o cristal mágico da Deusa Íris.

Os poderes do cristal são ativados quando Mario tá de bem com a vida, soltando a franga e se sentindo muito feliz. Ele pode, então, materializar qualquer coisa que imaginar. Como uma criança viada que cresceu nos anos 1990 e anos 2000, ele utiliza várias referências de desenhos, animes e séries que marcaram o coração de gerações pra enfrentar o seu pior inimigo: o fascismo materializado nos movimentos políticos de apoio ao ex-presidente, General Ostra.

Embora Mario tenha ajudado a atual presidenta, Erika, eleita democraticamente a vencer a tentativa de golpe de Ostra, o militar político recorreu ao último monstro do seu armário das trevas para tentar voltar ao poder, Gatilho. Dessa vez, Boy Magya se vê diante de uma ameaça aterrorizante que vai mudar a sua vida para sempre.

O projeto, considerado destaque na plataforma do catarse, deve ser lançado em junho deste ano. Os interessados podem apoiar a HQ “Boy Magya Contra o Monstro do Armário” pela página oficial do financiamento do catarse.

LEIA MAIS SOBRE LIVROS

Acompanhe a gente também no Youtube no Instagram e no Tiktok! Tem conteúdos por lá todos os dias! Para apoiar nosso trabalho, acesse catarse/crisepanda 😉 Obrigada!!